domingo, 18 de janeiro de 2015

SAÚDE BUCAL X DESEMPENHO FÍSICO


 Você sabia que a saúde bucal pode influenciar seu desempenho em atividades físicas? Isso mesmo! Inacreditável, não é?
Quando queremos começar uma atividade física e/ou melhorar o nosso físico de forma saudável, sempre marcarmos horário com um bom nutricionista, vamos a um clinico geral, contratamos um personal e nunca nos lembramos de visitar o dentista.
            Mas afinal, há alguma relação?  A resposta é SIM!
            Quando tratamos de saúde, todo o nosso organismo está interligado. Muitas vezes, a diminuição do desempenho de uma pessoa em um esporte pode ter origem em algum problema bucal, como: disfunção e/ou dor na ATM, tratamento de canal infeccionado, falhas ortodônticas, respiração bucal, gengivite, dentre outros.
            Não é difícil de entender que se a pessoa, por exemplo, tem uma higienização precária ela irá acumular uma maior quantidade de bactérias na boca, provocando o aparecimento de problemas na gengiva.  Essa condição permite que o processo bacteriano que está na gengiva invada o sistema circulatório aumentando o risco de problemas no organismo, como o aparecimento de lesões e recuperação dessas (nas articulações do joelho e na musculatura, por exemplo), bem como desencadeando ou dificultando o controle de doenças como diabetes, arritmias, doenças cardíacas.

Outra situação seria de pessoas que apresentam respiração bucal, em que o cérebro não é bem oxigenado e com certeza o rendimento físico será de cerca de 20% menor do que uma pessoa que tem os dentes bem alinhados e respira corretamente pelo nariz.
            Sendo assim, vale lembrar que a prática de exercícios físicos e o controle da alimentação servem, principalmente, para ser saudável, não apenas para estar com o corpo em forma. Todos os cuidados para ter saúde estão associados e são imprescindíveis, pois uma enfermidade acaba provocando outra.
            Prevenir é sempre o melhor caminho, pois é mantém a saúde e ainda evita gastos desnecessários. Portanto, vamos nos cuidar!

Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna