Perguntas e Respostas

Esta seção foi criada para você leitor da Liga da Saúde esclarecer suas dúvidas e deixar sua opinião sobre nosso blog. Como as informações neste blog tem por finalidade a informação, não responderemos a questionamentos sobre tratamentos, prescrições de medicamentos, etc, devido à proibição de consultas online pelos Conselhos.. Orientamos que seja sempre feita uma consulta a um profissional capacitado.

Obs: No momento esta seção está desativada, não é possível fazer novas perguntas. A Liga da Saúde agradece!

Obrigada a todos pela visita!


A sete meses descobri que tenho uma doença chamada linfangioleiomiomatose pulmão, a medicina acredita que ela tenha relação hormonal. Já tive quatro pneumotórax e só no ultimo foi descobrir que tinha essa doença, graças a Deus a minha capacidade respiratória ainda não forá afetada.  Pratico atividade física no min 4 vezes na semana para manter o pulmão bem ventilado. Gostaria de dicas de alimentos que protejam meu pulmão e controlam meus hormonios. Pergunta enviada por Manu @rumoaos54 (twitter)

Olá Manu!

Os alimentos que você pode utilizar para proteção do seu pulmão, seria o brócolis (lembre-se de cozinhar os legumes no vapor para preservar seus nutrientes), couve, alface, rúcula, agrião, frutas (diversifique sempre as opções). Evite alimentos industrializados, pois o sódio presente nessa classe de alimentos pode interferir na respiração e excesso de carboidratos (principalmente refinados). Utilize alimentos fontes de ômega 3: sardinha, salmão, semente de linhaça, oleaginosas.

Em relação à questão hormonal, é necessário primeiro realizar uma investigação para avaliar seu caso e indicar os alimentos recomendados para seu caso.

Qualquer dúvida, não deixe de escrever!








Fiz uma cirurgia de reconstrução do joelho em janeiro e perdi muita massa muscular da coxa, principalmente do quadriceps, estou com diferença de 4 cm de uma coxa da outra e fraqueza muscular, o que está dificultando minha melhora. gostaria de saber quais alimentos eu poderia utilizar para melhorar a função muscular? e o que devo comer antes e depois da fisioterapia? Pergunta enviada por Rogério.

Rogério…
Seu caso é muito comum em meu consultório, tenho vários jogadores de futebol que fazem cirurgias no joelho e precisam melhorar a força e simetria pós-cirurgia.
Normalmente nesses casos prescrevo: l-glutamina, Bcaa, proteína do soro do leite (Whey Protein), colágeno e outros. O pulo do gato são as quantidades que devem ser sempre individualizadas. Nessa fase costumo trabalhar com uma dieta mais rica em proteínas para auxiliar no reparo e crescimento do tecido “agredido”.
Para antes e depois de sua fisioterapia recomendo ver matéria (refeição pré-treino e refeição pós-treino http://t.co/vpIcSMwassociado aos aminoácidos (citados acima).
Procure um nutricionista do esporte, ele poderá te ajudar a sair dessa situação o mais rápido possível.



Boa Noite, iniciei um acompanhamento nutricional em setembro de 2010, pois estava muito acima do peso e não fazia atividades fisicas (este ano nao fui mais na nutri, faço dietas baseadas nas q ela passou). Entao perdi 14 kilos ate entao, porem como carboidatros somente nos finais de semana, ou pela manha qdo como torradas, porem gostaria de fazer a dieta das proteinas novamente para perder mais peso ou seja perder gordura, gostaria de saber quais sao os prós e contra da dieta das proteinas, pq qdo faço me sinto melhor em questao de sentir mais leve e aparente representa queimar + gorduras, porém tenho sintomas como dormencias na boca, dores de cabeça e dores no estomago e varias materias na tv diz ser prejudicial a saude esta dieta....agora faço caminhadas na esteira de 01 hra diaria de segunda a sexta.um abraço ... obrigada Pergunta enviada por Anônimo
Olá, restringir muito os carboidratos da dieta praticando atividades físicas pode ocasionar perda de massa muscular, portanto cuidado! Esta redução provoca uma queda no seu metabolismo, gerando uma menor queima de calorias pelo seu corpo.
A dieta das proteínas já foi e ainda é muito utilizada para acelerar o emagrecimento. Sem carboidratos como fonte de energia, a glicose circulante diminui. Isso faz com que o organismo, que precisa da substância como combustível das células, abra mão das reservas de gordura, para assim produzir a energia de que necessita. Por isso a perda de peso é rápida. Mas é imprescindível que você escolha proteínas magras, alimente-se a cada 3 horas e beba bastante água. Se tiver problemas com colesterol não é recomendável fazer esta dieta.
E por ser muito restritiva não deve ser feita por mais de 30 dias. E como toda dieta restritiva o risco de recuperar os quilos perdidos também é elevado. O ideal é que você procure uma Nutricionista para organizar um Plano Alimentar eficiente e adequado ao seu estilo de vida.
Obrigada pela participação!
Abraços!
Eu aqui de novo!!Troquei 2 garrafas de café (bem forte) por 2 litros de chá que tomo no decorrer do dia. Estou dando preferência pelos que ajudam acelerar o metabolismo como o chá de canela c/ gengibre.Tomo esse chá dia sim, dia não e minha dúvida é: Pode fazer mal? Devo diminuir a quantidade? Eu amei essa mistura. Além desse tomo de capim limão, hortelã, maça, erva cidreira etc... mas sempre 2 litros (s/ açucar) durante o dia, mas não deixo de tomar Àgua pura.Será que posso continuar? Tenho medo de estar exagerando....Não sei se é apenas impressão, mas a ansiedade diminuiu...Beijinhos e uma ótima noite p/ todos!! Pergunta enviada por Laur@

Olá Laur@, tudo bem ? Primeiramente, muito improvável uma pessoa que ingere 2 garrafas de café não ter ansiedade, visto que os níveis máximos recomendados de cafeína por dia são 200mg, ou seja, 2 garrafas extrapolam esse valor. Portanto sua ansiedade pode ter diminuído justamente pela troca do café por chás. Os 2 litros de chá tem a vantagem de ser uma fonte de ingestão de líquido, porém deve-se ter cautela, afinal chás possuem princípios ativos e podem agir em diversos sistemas do seu corpo. Acho que deveria reduzir a quantidade de chá ingerido e trocar por líquido (ÁGUA). Por uma simples questão: chás possuem taninos, que são substâncias que tem ação anti-nutricional, ou seja, eles roubam nutrientes, por exemplo: chá verde possui muitos taninos e isso diminui a absorção de ferro, zinco, magnésio. Então uma dica, continue com seu chá de gengibre com canela pela manhã, no máximo até as 10:30. Evite chás "energéticos" ou psicoestimulantes após o meio dia pois podem alterar o seu sono. Essa questão de alterar o sono, vai de acordo com a individualidade bioquímica de cada pessoa, mas no geral a maioria dos meus pacientes sentem piora de sintomas ansiosos com o consumo de cafeína após as 15:00...Outra dica, se quer acelerar o metabolismo, procure uma nutricionista ou médico para que ele monte um esquema terapêutico para esse fim.



Ola Doutora Cristiane, tudo bem?! gostei do post, e fiquei c/ algumas duvidas: so almoço fora de casa, mas tento sempre comer de forma saudavel e gosto de variar bem. Porem quase sempre (pelo menos duas vez de toda semana) tenho irritaçao intestinal (dor de barriga), a ultima fui parar no Hospital pq durou mais de quatro dias consecutivos e fiquei mt desitratada. Que eu me lembre, nunca tive alergia ou intolerencia a algum tipo de alimento, sera que posso ter adquirido alguma intolerancia? como faço pra saber qual alimento me causa problemas? e o medico nutricionista que pode me ajudar ou tenho que procurar outro especialista? Muito obrigada! Jesus te abençoe, beijos. Pergunta enviada por Aline Oliveira.

Olá, Aline

Olha, isso é preocupante porque você pode ter uma intolerância ou até mesmo uma alergia. Pode nunca ter se manifestado e repente aparecer. Tente observar se você passou a incluir algum alimento que não comia ao seu prato, se mudou de restaurante. Tente durante uma semana excluir a cada dia um alimento que você está acostumada a consumir e observe se os sintomas persistem. Se mudou de restaurante por exemplo, verifique se eles utilizam muitos temperos industrializados contendo glutamato, ou se mudou o cozinheiro onde você costuma almoçar também isso faz diferença.

O ideal é que vc procure inicialmente um médico gastroenterologista e relate seus sintomas. Ele vai requisitar alguns exames para avaliar se você está tendo alguma intolerância por deficiência enzimática ou alergia alimentar. Depois do diagnóstico aí sim, você procura uma Nutri para te ajudar com a alimentação.

Espero ter ajudado.Obrigada pela participação!





BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO PARAR DE COMER CARBOITRADO DURANTE 1 MES PARA ACELERAR MEU METABOLISMO, MS EU COMECEI A FAZER ACADEMIA 3 X POR SEMANA PQ PRECISO COM URGENCIA EMAGRECER MORO EM CASCAVEL- PR E JA FOI QUASE EM TUDO E JA TOMEI TUDO ESTOU 15 KG A CIMA DO MEU PESO OBRIGADA. Pergunta enviada por Meire Anne.
Olá querida....
Restringir o carboidrato é bom e não é. Depende sempre do caso....Em alguns casos fazemos essa redução por um curto período de tempo para acelerar a perda de peso. Porém, isso é feito após uma MINUCIOSA avaliação nutricional e clinica, já que o carboidrato exerce importantes funções em nosso organismo como, reposição do glicogênio muscular (perdido principalmente durante a atividade física) e nas funções cerebrais.
A exclusão do carboidrato da dieta pode afetar seu raciocínio e seu humor. O melhor seria você procurar uma nutricionista e através da uma avaliação decidir o que é melhor no seu caso. Nem sempre atitudes radicais irão lhe ajudar, o acompanhamento correto é essencial.

Me coloco a disposição para lhe oferecer um excelente tratamento nutricional á você.
Abraço: Juliana Pansardi (Cascavel P.R)

Quais prós e contra da hidrocortisona bioidêntica, dhea e iodo? Pergunta enviada pela Dalila.


Esta pergunta só pode ser respondida adequadamente no contexto de cada paciente, caso-a-caso, ou seja, minimamente:
1 - Contemplando sinais e sintomas
2 - Contemplando hábitos de vida
3 - Contemplado alterações de exames
4 - Contemplando perfil hormonal
5 - Contemplando demais medicamentos em uso
Isto porque os "prós e contras" variam de acordo com cada caso, entende?
Por EXEMPLO:
- Hidrocortisona bioidêntica é útil e melhor aproveitada pelo corpo, em doses usualmente mais baixas, em falência/fadiga adrenal. Entretanto, seu uso em dose excessiva ou quando o organismo é competente em termos de produção de cortisol pode ser supressivo;
- DHEA: existem inúmeros estudos mostrando ser benéfico (e quase necessário) a partir dos 35-40, quando sua produção endógena costuma estabilizar-se e brevemente entrar em declínio. Contudo, seu uso em dose excessiva pode não só ser supressivo à produção endógena mas, como dá origem a testosterona e estrógenos, causar distúrbios de hormônios sexuais.
- Iodo é fundamental para o bom funcionamento da tireóide (sobretudo) mas, como qualquer mineral, seu excesso leva a intoxicação.
Bom dia ,gostaria q me explicassem o que significa este relatorio e quais as consequencias e o q devo fazer:
desvio do eixo requidiano a nivel lombar inferior ,sem rotação significativa dos corpos vertebrais.desnivel das cristas iliacas ,bem como dos tetos dos acetabulos com cerca de 12mm,respetivamente,apresntando-se os direitos em posiçao mais alta . - Pergunta enviada por Anônimo

Olá "Anônimo"


1 - O CFM proíbe qualquer médico de "dar consultas" pela internet, ou seja, só farei alguns comentários gerais, ok?


2 - Um laudo de exame apenas complementa um quadro clínico completo, ou seja, é impossível opinar com a devida propriedade sem saber o que motivou o exame, os sinais e sintomas do paciente, detalhes sobre o que foi examinado (e que exame é este), etc.


3 - O melhor profissional para avaliar o exame é quem o solicitou porque este, sim: sabe por que pediu e o que espera ver/detectar (ou não).

Um abraço!



Boa noite!Há dois anos atrás foi detectada uma gastrite crônica e a bactéria.Fiz tratamento com alguns medicamentos mas não me sinto melhor.A gastro solicitou novamente uma endoscopia,o que me deixa muito apreensiva.Qual poderia ser o tratamento?Obrigada - Pergunta enviada por Cláudia
Olá Cláudia


1 - O CFM proíbe qualquer médico de "dar consultas" pela internet, ou seja, só farei alguns comentários gerais, ok?


2 - A presença do H. Pylori não é mais sinônimo de "ter que erradicá-lo" para melhorar; existem até estudos em curso que colocam a hipótese de ser ele algo que até tentaria proteger a mucosa gástrica, mas que vem sendo exterminado equivocadamente...


3 - Se não se sentiu melhor, sua conduta foi acertada: procurar seu médico e avisar isto, para que o diagnóstico e a conduta sejam revistos... Mas lembremo-nos que há vários casos por aí de hipoacidez tratada como hiper e vice-versa, ou seja, nunca vai dar certo...


4 - Óleo de copaíba, babosa, erva doce e espinheira santa são exemplos de produtos naturais muitas vezes utilizados para permitir melhor recuperação da mucosa gástrica.


Um abraço!










Bom dia,

Não sei se me poderão ajudar mas cá vai. Sou Vegan há cerca de 3 meses, efectuei análises clínicas há alguns dias e verifico que tenho o nível de Ferritina extremamente baixo acompanhado de um nível de Ferro Sérico um pouco acima dos valores considerados normais.. Estarei perante uma anemia? Gostaria de esclarecer este assunto antes de apresentar as análises ao médico.. Desde já agradeço a atenção se possível. - pergunta enviada por Blue



Boa noite

PROVAVELMENTE (só daria maior "certeza" após análise detalhada de TODO o seu caso):

Como a ferritina é a principal proteína de armazenamento do ferro no organismo, estaria baixa na carência crônica deste (agudamente, poderia até aumentar) mas tendo-se em vista sua dosagem sérica de ferro acima do normal, penso que seu problema pode ser carência de proteínas (de qualidade) na dieta ou má digestão/absorção destas (hipocloridria, flora intestinal ruim, digestão lenta, ...). Outra hipótese é infecção aguda (por vezes subclínica) em paciente com anemia ferropriva...

Um abraço!

Ícaro 











Gostaria de saber qual deve ser o consumo diário de todas as castanhas abaixo relacionadas para um a pessoa saudável. O consumo seria para ajudar na prevenção de possíveis doenças futuras.Castanha do Pará, castanha de cajú, amêndoas, avelãs, pistache e nozes. Desde já, obrigada. - pergunta enviada por Anônimo.

Normalmente sugiro um mix com 1 castanha do Brasil (Pará), 2 nozes, 2 avelãs, 2 amêndoas. Não indico muito a de cajú, por ser encontrada na maioria das vezes salgada, mas se achar sem sal pode incluir + 2 unidades. Lembrando que este mix pode sofrer alterações de acordo com a pessoa e ele sempre vai substituir um lanche da manhã ou tarde. Para maiores informações sobre as diferenças e benefícios das castanhas, acesse esta postagem do blog http://ligadasaude.blogspot.com/2011/08/descubras-as-diferencas-e-os-beneficios.html

Abraço!









Olá! Tenho hipodireoidismo, minha filha está com 7 meses, e minhas taxas estão normais, porém fiz dieta, massagem, parei de comer doces, carboidratos a noite, e não perdi uma grama. Agora que posso fazer atividade física, mas posso tomar algum termogênico para ajudar? Pois não consegui perder nd só com dieta e o remédio da tireóide.- pergunta enviada por Maria das Graças.

Olá Maria das Graças

Na verdade os medicamentos para tireóide não promovem perda de peso, eles restabelecem os níveis hormonais. O peso adquirido deve ser perdido com dieta e exercícios físicos. Os termogênicos podem ajudar, porém o ideal é que você procure um Nutricionista para equilibrar sua dieta, porque mesmo você fazendo alguns cortes por conta própria, com certeza ainda precisa mudar algo na sua alimentação. Com o início da atividade física este equilíbrio se torna mais importante para que você consiga eliminar a massa gorda durante os exercícios. Este texto sobre hipotireoidismo pode te dar algumas dicas, espero que ajude!

Abraço!








Ola Dr.ha cinco anos fiz uma cirugia da cabeça retirei um tumor osseo,ganhei 9 quilos e não consigo perder tenho meus homonios muito desregulados mas os medicos não conseguem indentificar,aonde esta errado,não faço frituras nao como depois das sete da noite faço exercicios tres vezes por semana e não consigo perder peso,não tenho dinheiro para consultar uma nutricionista e os medicos falam que não posso fazer cortes brusco na minha alimentação pois pode piorar meus hormoniosoque eu faço beijos!!!!! - pergunta enviada pela Cris.

Olá Cris


Se os hormônios estão mesmo desregulados, pode ser que o "erro" não tenha sido identificado, por exemplo por avaliação incompleta do seu perfil hormonal ou baseada em parâmetros não tão adequados. Quanto a nutricionista, o ideal seria mesmo que você tivesse acompanhamento por um: é difícil assim, por exemplo, na rede pública próxima a você? Ademais, você já leu a seção sobre Emagrecimento Saudável no meu site, www.icaro.med.br ? Pode ajudar...


Um abraço


Ícaro







Olá! Gostaria de saber qual melhor suplemento de ômega 3? O ômega 6 e o ômega 9 tb deveriam ser repostos? Minha alimentação é equilibrada mas gostaria de complementar (já utilizo vitamina diariamente). Vi um produto que tem ômega 3, 6 e 9 na mesma cápsula de 1000 mg, Dry-Lin, por acaso este produto teria o ômega de cadeia longa (que teoricamente é o melhor?) Estou cheia de dúvidas, como podem verificar, ficarei contente se puderem me ajudar! Obrigada. Pergunta enviada pela Fernanda

Olá Fernanda


Os principais Ômega-3 de interesse para o consumo humano são ácido alfa-linolênico (linhaça é excelente fonte), ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexanóico (DHA) - ambos presentes, por exemplo, no óleo de peixe, com predomínio do EPA
É recomendável também a reposição do Ômega-9 (azeite de oliva extra-virgem é excelente fonte) mas não dos Ômega-6 (nossa dieta ocidental já é rica até demais neles), ok?
Os 3-6-9 têm sido utilizados por algumas pessoas e são opção "razoável", até porque há predominância habitual de Ômegas-3 e dos "bons" Ômega-6 nas fórmulas... O ideal é avaliar a proporcionalidade de cada fórmula!
Abraço
Ícaro









BOM DIA, EU GOSTARIA DE SABER,PORQUE TODA DE MANHA QUANDO EU ME LEVANTO,OS MEUS OSSOS DODOS DEDOS E AS JUNTAS ME DOE MUITO,EU JA COMPLETEI 50 ANOS E GOSTARIA MUITO DE SABER COMO FAçO PRA FORTALECER,EU NAO SEI O QUE è,MAS EU ACHO QUE è TENDINITE OU OSTOPOROSE,EU QUERO SABER REALMENTE,E SE TEM ALGUMA COISA COMO FRUTAS OU LEGUMES QUE POSSA FORTALECER,TI AGRADEÇO.

Olá


São vários os motivos possíveis, desde deficiência de água e antioxidantes na sua dieta a excesso de pró-inflamatórios e mesmo baixos níveis de cortisol. O que te recomendo é procurar por apoio médico competente e exames completos que possam melhor esclarecer seu caso, já que cada organismo reage de forma diferente às agressões, carências e excessos a que foi e é submetido ao longo de anos ou mesmo décadas!


Entretanto, podem ajudar no seu caso alimentos como açafrão, ômega-3 e chá verde, bem como reposição de vitamina D, todos já discutidos aqui no blog da Liga.


Um abraço


Ícaro