domingo, 25 de janeiro de 2015

CONHEÇA MELHOR SUA PISADA E TENHA UM TÊNIS MAIS APROPRIADO PARA SEUS PÉS


Um tênis de corrida é feito para envolver o pé e protegê-lo do impacto, mas também para otimizar os resultados do atleta, que poderá correr por mais tempo e mais rápido, sem ter que se preocupar com eventuais ferimentos. Basicamente, um calçado de corrida é composto por uma parte externa, uma sola do meio e uma palmilha. A parte externa é a base do calçado, que fornece tração durante a corrida. A sola do meio garante amortecimento e estabilidade. Já a palmilha é geralmente feita de couro ou tecidos sintéticos e dá suporte ao pé.
Cada tênis de corrida é desenhado para um tipo específico de corredor. Quando for escolher um calçado, leve em conta a frequência do seu treinamento e o nível de performance. Um tênis deve ser confortável, de modo que não fique muito justo nos dedos. Se você corre muito, é interessante procurar por um tênis que ofereça o sistema de amortecimento no calcanhar e no peito do pé.
A pronação também tem grande peso em sua performance como corredor. A pronação é um movimento natural dos pés que auxilia no impacto de cada pisada.

TIPOS DE PISADA



Pronação:  A pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.

Neutra:  A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.

Supinação:  A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.

 

 

 

 

 

TIPOS DE ARQUEAMENTO

 


PLANO

 

Possui uma curvatura muito pequena e deixa uma faixa quase completa entre o peito do pé e o calcanhar. Os corredores que possuem pés planos – ou chatos – devem selecionar sapatos nas categorias Pronador a Pronador Severo.



NEUTRO


Deixa uma faixa normal ligando o peito do pé e o calcanhar, um pouco mais ampla do que o pé cavo, mas que ainda tem certa curvatura. Os corredores com pés neutros devem selecionar sapatos nas categorias Neutro a Pronador.

 

 

CAVO



Deixa uma marca com uma faixa estreita ligando o peito do pé e o calcanhar. Chamado de pé supinado ou subpronado, o corredor com esse tipo de curvatura deve selecionar um calçado nas categorias Supinador a Neutro.



FONTE: http://www.asics.com.br/tipos-de-pisada/



Prof. Wladimir Luna 
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna