sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Ano Novo – um ano inteiro para adquirir novos hábitos alimentares


Mais um ano se inicia e com ele vem a chance de mudarmos os hábitos alimentares para termos mais saúde. Mas para que esta mudança seja efetiva é importante que tenhamos paciência e persistência, afinal, a maioria dos hábitos que já temos são adquiridos na infância. O ideal é iniciarmos estas mudanças com um grupo de metas fáceis a serem alcançadas e somente após isto traçarmos novas metas. Vá um passo de cada vez, afinal, você tem 365 dias para consolidar cada um dos novos hábitos que planejou. Sucesso e um ano repleto de saúde!


Seguem algumas pequenas grandes mudanças que podem ser feitas à partir de hoje:

▪ Aumente o consumo de água
Ao acordar, tome um copo de água (sempre natural). Beba pequenos goles de água durante o dia todo. Isto ajuda a eliminar as toxinas armazenadas. Reserve uma garrafinha de água para levar consigo sempre que sair de casa.

Faça todas as refeições
Inclusive os pequenos lanches entre as refeições principais. Eles ajudam a manter o corpo funcionando, aumentando o metabolismo e o gasto de energia. Lembre-se que a disposição que precisamos também vem dos alimentos.

Varie os alimentos
Quanto mais colorida e variada as refeições, mais chances de você estar recebendo todos os nutrientes necessários.

▪ Coma devagar
Com tranqüilidade, mastigando muito bem os alimentos; isto aumenta a salivação e melhora a digestão.

Antes de comprar qualquer alimento verifique a lista de ingredientes
Prefira os alimentos naturais, magros e com cereais integrais. Evite os industrializados, que possuem alta concentração de aditivos químicos (geralmente terminados em ante ou caracterizado por letras): acidulantes (H), antiespumante (AT), antioxidante (A), antiumectante (AU), aromatizante ou flavorizante (F), conservante (P), corante (C), estabilizante (ET), edulcorante (D), espessante (EP), umectante (U). Estes aditivos são ricos em sódio, que quando em excesso, podem causar, retenção líquida, aumento da pressão arterial e sobrecarga renal.

▪ Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras
Eles melhoram o funcionamento intestinal, controlam os níveis sanguíneos de glicemia, colesterol e triglicerídeos e prolongam a sensação de saciedade. Além disto, são ricos em minerais e vitaminas.
Arroz integral cateto ou agulinha, sete cereais, cevadinha, trigo em grão, aveia em grão, arroz selvagem. Leguminosas, frutas e verduras cruas também são ótimas fontes de fibras.

▪ Consuma sementes oleaginosas
Castanha do Pará, castanha de barú, castanha de caju, nozes, amêndoa, pistache, avelã, gergelim, linhaça. São fontes de minerais e gorduras saudáveis. Comer 1 castanha doPará por dia supre a quantidade necessária de selênio, um poderoso mineral anti-oxidante.

Prefira o sal marinho   
Seu processo de refinamento é mais natural, possuindo assim menos aditivos e mais minerais. Não use saleiro à mesa, afinal a comida já é temperada durante o preparo.

▪ Use azeite de oliva extra-virgem
Ele controla os níveis de HDL, o colesterol bom. Uma colher de sopa sobre a salada é o suficiente.



▪ Use óleo de coco extra-virgem
Ele tem ação antioxidante, auxilia na redução de LDL, o colesterol ruim e aumenta os níveis de HDL, melhora o sistema imunológico, regula a função intestinal, melhora o funcionamento da tireóide e não é armazenada como gordura no nosso organismo.

Sucos ou líquidos pelo menos 1 hora antes ou depois do almoço e jantar
Eles dilatam o estômago e causam fermentação da refeição ingerida. Caso sinta sede durante as refeições, ingira apenas uma pequena quantidade de água (aproximadamente 100 ml ou 2 dedos).

Elimine a sobremesa
Assim como os líquidos (sucos, água e refrigerantes), os doces ou frutas quando ingeridos junto ou logo após as refeições, causam fermentação no aparelho digestivo, o que impede que  os alimentos sejam bem absorvidos pelo organismo. O açúcar ainda aumenta a eliminação de cálcio e outros minerais presentes no nosso organismo.

Melancia e melão devem ser comidos sozinhos
Quando ingeridos com outros alimentos, eles causam fermentação no aparelho digestivo, prejudicam a digestão e absorção dos nutrientes.

▪ Reduza o consumo de carne vermelha
Intercale seu consumo com frango e peixe. Experimente ainda, 1x/ semana, substituir a carne por cereal + leguminosa. Esta combinação é rica em proteínas assim como as carnes.
Ex: arroz integral + feijão, quinoa + lentilha, sete cereais + grão de bico.

Use limão para temperar vegetais verde escuros
Por ser rico em vitamina C, o limão ajuda a absorver o cálcio e o ferro presentes nos vegetais folhosos verde escuro como couve, agrião, espinafre, rúcula, brócolis...

Reduza o consumo do café após as refeições
A cafeína presente no café impede a boa utilização de minerais como ferro e cálcio pelo nosso organismo. Evite principalmente o cafezinho após as refeições que contenham carne.