terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Alguns comentários MEUS sobre CÂNCER

Alguns comentários MEUS sobre CÂNCER, visando ajudar você a entender melhor o assunto.

Texto original, na íntegra em:

Atendendo a inúmeros pedidos, segue abaixo uma coletânea de posts meus que acredito serem úteis sobre CÂNCER, como evita-lo e como trata-lo melhor e mais naturalmente:

Breve Introdução ao tema – O que é CÂNCER?

“Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. As células saudáveis se multiplicam quando necessário e morrem quando o organismo não precisa mais delas. O câncer parece surgir quando o aumento de células do corpo está fora de controle, e elas se dividem muito rápido. Também pode ocorrer quando a célula “se esquece” de morrer.
Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Existem diversos tipos de câncer. O câncer pode se desenvolver em qualquer órgão ou tecido, como, por exemplo, o pulmão, o cólon, o peito, a pele, os ossos ou os tecidos nervosos. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases)…
… O câncer é causado por alterações (mutações) no interior das células. O DNA dentro de uma célula contém um conjunto de instruções que dizem à célula como crescer e se dividir. Erros nas instruções podem permitir que uma célula se torne cancerosa”.
(Extraído de http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer – sugiro leitura do texto completo lá)


- – - – - – - – - -

POST 1:

Este link discorre sobre os aspectos fundamentais das estratégias naturais de sucesso no auxílio ao tratamento do câncer, em geral
Basicamente, focar em:
- Melhorar o estilo de vida (Hábitos de Vida realmente saudáveis)
- Buscar nutrição mais natural
- Buscar água mais pura e natural, de melhor qualidade
- Promover desintoxicação contínua dos sistemas do seu corpo
- Construir e manter um bom sistema imunológico
- Melhorar a oxigenação das suas células
- Afastar-se do açúcar (doces) e das suas fontes, mesmo as ocultas (não-doces), a exemplo de: arroz branco, batata inglesa, massas, biscoitos, bolos, pães, salgadinhos, etc.
- Eliminar/controlar inflamação, mesmo que subclínica
- Descobrir os alimentos que funcionam como reais “quimioterápicos naturais”
- Adotar e manter atitude positiva e saúde espiritual
* Em última análise, estes são mais que meros passos para tratar o câncer já instalado: estas são as etapas obrigatórias que TODOS devemos seguir para NÃO termos câncer!


- – - – - – - – - -

POST 2:

Terapias biológicas que podem ajudar muito no tratamento e prevenção do CÂNCER: tão efetivas quanto científicas – Conheça estes métodos como Gerson e Von Ardenne:


- – - – - – - – - -

POST 3

“Quer evitar ‪#‎CANCER?
Então, basicamente:
- Tenha BONS ‪#‎hábitos de vida
‪#‎RESPIRE com qualidade
- Reduza/corte os ‪#‎AÇÚCARes da sua vida
- Alcalinize-se
- Mantenha bom equilíbrio de ‪#‎hormônios e ‪#‎neurotransmissores
- Evite/diminua ‪#‎INFLAMAÇÃO, ou seja, TUDO que possa agredir seu organismo
Resumidamente, o que o oncologista explica, já no início do vídeo:
- Toda célula que é privada de suprimento de ‪#‎OXIGENIO suficiente por muito tempo, se sobrevive, tende a tentar funcionar com menor dependência deste gás para produzir a ‪#‎energia que precisa e para isso começa a modificar-se (transformar-se) para ter ‪#‎metabolismo mais anaeróbio (sem dependência de oxigênio): só que este tipo de metabolismo demanda muito‪#‎açúcar (‪#‎carboidrato)! Por isso uma célula tumoral pode chegar a demandar até 20x mais açúcar que uma célula normal
- Este metabolismo anaeróbio acaba por acidificar o meio ao redor da célula (por exemplo, pela produção do ácido lático) e a agressão à célula só aumenta (já estava inflamada, para tentar sobreviver à falta de oxigênio, lembra-se?) até que ela tenha que modificar-se mais ainda para agora sobreviver a ambiente inflamatório + uso de açúcar + pouco oxigênio + ambiente ácido e tudo isso leva-a a comportamento tumoral.
Entendido? Lógico?

- – - – - – - – - -

POST 4:

Comentários baseados NESTE excelente artigo:

1 – O controle do câncer com quimioterapia, em geral, NÃO tem sido efetivo, já como vários oncologistas pelo mundo têm alertado, além do que, como a quimioterapia lesa e até mata tanto células normais quanto tumorais, seu custo-benefício geral não tem sido encorajador para seu uso (sobretudo os protocolos mais antigos e agressivos mais comumente utilizados) – efeitos/doenças “colaterais” demais associados ao seu uso e, por isso, grandes prejuízos a qualidade de sobrevida dos pacientes submetidos.

2 – Câncer é uma “doença metabólica” onde as usinas energéticas das células tumorais passam por reprogramação de forma a utilizarem bem melhor e mais rapidamente a GLICOSE como fonte de energia (e não o oxigênio, como prioritariamente as células normais o fazem), processo este facilitado pelas ligações entre isoenzimas Hexoquinases 2 e os poros de membranas das mitocôndrias (chamados VDAC); quando é conseguida separação das mitocôndrias destas hexoquinases 2 é induzida a apoptose (morte programada) das células afetadas – portanto, substâncias que facilitem a separação dos VDACs das hexoquinases 2 são naturalmente terapias anticâncer possivelmente efetivas

3 – Compostos naturais que podem ajudar nesta separação (VDACs-Hexoquinases2) incluem:
-       Resveratrol
-       Pterostilbenos
-       Metil-Jasmonato (encontrado na flor do Jasmim)
-       Oroxylin A (encontrada no “Skullcap chinês”: Scutellaria baicalensis Georgi)
-       Curcumina (do açafrão-da-terra)
-       Ácido betulínico (da casca das árvoes bétulas – por exemplo, aveleiras)
-       Berberina (extraída da Ameixieira de espinho e também de outros exemplares da espécie berberis)
-       Artemisinina
-       Vitamina K2



* Crédito pela bela imagem: businessinsider.com