segunda-feira, 24 de março de 2014

Todos querem a "famosa dica"


§  

QUEM NÃO GOSTARIA DE RECEBER AQUELA DICA QUE VAI MUDAR O SEU CORPO EM POUCO TEMPO E OBVIAMENTE COM POUCO OU NENHUM ESFORÇO?

§  QUEM NÃO GOSTARIA DE RECEBER UMA MENSAGEM COM O NOME DA PÍLULA MILAGROSA QUE SECA AS GORDURAS DEIXANDO OS “GOMOS” DO ABDÔMEN APARENTES OU O NOME DA PÍLULA QUE DESENVOLVE OS MÚSCULOS RAPIDAMENTE?

§  QUEM NÃO GOSTARIA DE NÃO NECESSITAR DE DIETA E/OU TREINAR INTENSAMENTE?
Bem meus amigos, eu também gostaria de saber o nome da tal pílula...
Assim como muitos profissionais da área da saúde, também recebo e-mails, mensagens via facebook e instagram abordando o mesmo tema: A FAMOSA “DICA”, que poderia também ser chamada de “MILAGRE”, resumidamente para 2 objetivos:
1-     Diminuir o % de gordura, em especial da região abdominal e,
2-     Aumentar a massa muscular.
E baseando-me neste fato, esclarecerei abaixo os principais pontos para que tal “MILAGRE” venha se tornar realidade.
Leiam e reflitam:
1-     Todos os resultados estéticos dependem de uma boa saúde física e mental, e esta depende de hábitos de vida saudáveis:
Falando em hábitos, como vão os seus?
Que tal ir trabalhar de bicicleta ou caminhar por todo ou metade do percurso? Seria excelente para queimar gorduras, ativar o coração, e para o meio ambiente, além de ser mais econômico...

Mas a realidade costuma ser mais ou menos assim:
O indivíduo acordar cedo (forçadamente), sair para trabalhar de ônibus, metrô, trem ou carro e, durante o expediente, comer lanches nada saudáveis (salgados, biscoitos, sanduíches, doces...),  almoçar em restaurantes, e ao final do dia, chegar em casa cansado, dar atenção a família (nem todos cumprem este quesito, rs) e dormir. Alguns, felizmente, conseguem encaixar a atividade física antes, durante (no horário de almoço) ou depois do trabalho. Mas que “combustíveis” (alimentos) foram dados ao seu corpo para serem utilizados como energia? Fora a desidratação das células provocada pela quantidade inadequada de água....

E o final de semana? Estes 2 dias para muitos se resumem em dormir, passear (sair para comer e tomar cerveja ou outras bebidas alcoólicas, sem contar os que ainda fumam...) e ficar em casa conectado a internet. E os programas de família ativos como andar de bicicleta, passear nos parques, jogar bola com os filhos por exemplo? O lazer (de preferência ativo), ajuda e MUITO na saúde física e mental, pois alivia o estresse do dia a dia, ativa as articulações, músculos e sistema cardiovascular.

Sobre a alimentação desregrada, que tal levar para o trabalho as próprias refeições feitas em casa de forma saudável? Melhor para a saúde e para o bolso!!!

2-     Treinamento sem dieta adequada ao objetivo leva a manutenção ou regressão dos resultados:
Com exceção dos geneticamente privilegiados, a maioria das pessoas depende de treinamentos e alimentação adequados para atingir seus resultados. Para isso existem profissionais que elaboram treinos de acordo com o objetivo, histórico, condicionamento e capacidade física que são detectados nas avaliações, assim como há aqueles responsáveis pela rotina alimentar elaborada a partir das necessidades exatas (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, suplementos, etc...) de cada indivíduo, detectadas através de avaliações e exames... Por isso, treinos e dietas devem ser INDIVIDUAIS;

3-     Treinar no máximo 60 minutos por dia já é o suficiente, tanto para hipertrofia como para o emagrecimento;
Treinar durante muitas horas, gera catabolismo muscular (utilização da massa muscular como energia) e aumenta o risco de lesões. Perder massa muscular NUNCA É SAUDÁVEL, pois a mesma protege ossos e articulações, prevenindo doenças degenerativas e lesões, e quanto mais massa muscular, maior a utilização de gordura pelo organismo, tanto em repouso como durante a atividade física. Para aumentar a massa muscular ou perder gordura, 60 minutos, se estendendo no máximo até 80, são mais que suficientes, já que o fator principal é a dieta, responsável por 70% dos resultados.

4-     Dormir uma BOA NOITE DE SONO DIARIAMENTE:
Esta é uma das mais preciosas DICAS, pois durante o sono, o corpo e a mente se recuperam dos esforços e estresses provocados pelas tarefas do dia a dia. Uma boa noite de sono previne doenças e lesões, já que as articulações se recuperam (um exemplo é a reidratação dos discos intervertebrais) e, no caso dos praticantes ou atletas de musculação, os músculos se desenvolvem, pois os hormônios anabolizantes são liberados durante este período. Mais um benefício é a utilização da gordura como principal fonte de energia.

Espero que estas DICAS tenham ajudado!
Abraços
Profa. Esp. Paula Fortes
Educadora Física

Pós-graduada em Personal Trainer e Musculação