domingo, 16 de março de 2014

Alongamento: qualidade de vida e bem estar


O alongamento é uma ação muito simples que realizamos desde as nossas primeiras horas de vida, quando nos espreguiçamos quando bebês.

Esta simples ação proporciona as articulações, tendões e músculos a receberem os primeiros estímulos neuromusculares.

O alongamento estimula o cérebro a liberar "hormônios do bem-estar", incluindo a serotonina. Essas substâncias, secretadas por glândulas, espalham-se por todo o corpo e nutrem músculos e órgãos, fazendo com que você se sinta bem e revigorado.

Enquanto o corpo e a mente relaxam, os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea estabilizam-se. 
Essa é uma das razões pelas quais alongar-se é importante: é o momento ideal para recarregar as energias.

Quando você alonga determinadas partes do corpo, o cérebro dispara substâncias específicas para essas áreas, como, por exemplo, o fluido cérebro-espinhal. Ao levar uma vida ativa e cheia de movimento, garantimos a produção freqüente dessas substâncias, pois o cérebro e o corpo são constantemente estimulados pelas atividades cotidianas. No entanto, muitas pessoas não vivem assim, e o alongamento pode ajudar o corpo a funcionar de maneira apropriada.

O alongamento acalma o sistema nervoso ao liberar a tensão comprimida entre as camadas de músculos, ossos e articulações.

Essa tensão, ao tornar-se crônica e manter-se no corpo por longos períodos de tempo, causa envelhecimento precoce e sensação de corpo pesado. Quando o cérebro relaxa por meio do alongamento corporal, reverte esse processo ao enviar sinais para que as células se renovem e faz com que nos sintamos mais vigorosos e joviais.


Confira os principais benefícios do alongamento: - Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue; - Diminui as tensões; - Reduz o risco de lesões; - Facilita a execução de movimentos no dia a dia; - Aumenta a autoestima; - Diminui dores musculares; - Auxilia na reabilitação de problemas estruturais; - Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais; - Aumenta a capacidade de concentração; - Ativa a circulação sanguínea; - Tranqüiliza e relaxa; - Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral; - Combate o stress; - Melhora a qualidade de vida.

Com tantas vantagens que o alongamento pode nos proporcionar, podemos utilizá-lo ao nosso favor nas atividades físicas. É recomendado fazer antes dos exercícios, para desenvolver maior agilidade, mobilidade articular, para melhora do condicionamento físico, e também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. E quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e músculos.


Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Criador do Sistema de emagrecimento NOIVAS EM FORMA BSB
Cross Fit
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: wladimir Luna