Nos dias de hoje onde a tecnologia é cada
vez mais crescente, (televisão, computadores, redes sociais, vídeo games,
etc...) é notório como nossas crianças não precisam se esforçar fisicamente com
nada. Devido a violência urbana, as crianças ficam dentro de casa com
atividades que não as estimulam fazer atividades físicas, como correr, jogar
bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma
tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou
um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o
desenvolvimento da obesidade infantil. Atualmente, cerca de 15% das
crianças e 8% dos adolescentes são obesos. (Fonte: www.fiocruz.com.br)
Até nas escolas os professores fazem de
tudo para que suas aulas sejam mais atrativas para elas, porém, o que vemos,
infelizmente, são jovens desmotivados e com maus hábitos de vida, por vezes reflexo
dos seus pais, muitas vezes sedentários.
Atualmente diversas doenças crônicas,
tais como diabetes e osteoporose, que eram comuns apenas em adultos e idosos,
estão a cada dia mais freqüentes em crianças e podem ser evitadas com
estratégias saudáveis e exercícios físicos (DANEMAN et al., 2009; MAGGIO et
al., 2012; ARAB AMERI et al., 2012). É fato que o sobrepeso e obesidade são os
grandes responsáveis pelo aparecimento de tais doenças, tanto por suas
características inflamatórias, como também por sua relação com a falta de
exercícios físicos adequados e má alimentação. Há relatos de que quanto maior a
exposição à TV e computador, maior o risco para o ganho de peso, e isso se dá
não apenas pela falta de exercícios, mas, principalmente, pela influência para
o consumo de alimentos não saudáveis (KYRIAZIS et al., 2012). Além disso, é
importante buscar outros determinantes para a motivação aos bons hábitos,
facilitando o combate à falta de exercício e má alimentação, assim como causas
de estresse excessivo, seja ele físico ou emocional (NIEMAN e LEBLANC, 2012). É
importante ressaltar que esses determinantes relacionados a exercícios e dieta
parecem não ser influenciados por fatores de acessibilidade, visto que crianças
pobres exercitam-se melhor que crianças de classe média e alta (VOSS et al.,
2008).
Podemos utilizar o treinamento funcional
como uma forte estratégia para combater esse grande mal, que é uma realidade
nos dias atuais, além de ser uma atividade lúdica, proporciona melhora na motricidade e suas
valências como lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, etc.
O principal objetivo é conscientizar a
criança do movimento humano. Elas sabem correr, agachar, saltar, rastejar,
fazem isso com freqüência, mas não têm consciência ao fazer. Assim, vão criar
hábitos saudáveis e gosto pela atividade física.
Com jogos
simples podemos realizar essas atividades e iniciar novos hábitos de vida
saudável mesclando movimentos do treinamento
funcional e diversão, para animar e ajudar a desenvolver a turminha. Por
exemplo: criar situações com dois pontos, um verde e outro amarelo e estimular
a criança para quando falar o nome da cor ela tenha que correr, tocar o ponto e
voltar. Vale falar outra cor como vermelho, e ela tem que correr de frente e
voltar de costas.
É possível propor uma conta e, se o resultado dela for par, a criança corre de frente para o ponto colorido. Se o orientador da brincadeira bater uma palma, ela salta para frente; com duas palmas ela pula para trás.
É possível propor uma conta e, se o resultado dela for par, a criança corre de frente para o ponto colorido. Se o orientador da brincadeira bater uma palma, ela salta para frente; com duas palmas ela pula para trás.
O profissional
de educação física que atua com crianças e adolescentes, deve estar atento a
várias ciências, dentre elas, principalmente, a fisiologia, a bioquímica, a
psicologia e a didática, que devem ser utilizadas de forma integrada, pois o
treinamento funcional desse grupo é complexo, uma vez que mantê-lo motivado
torna o treinamento ainda mais difícil, tendo estreita relação com a forma com
que o profissional irá conduzi-lo. Utilizar atividades lúdicas como meio de
buscar exercícios pré-desportivos, treinamento com característica intervalada e
com duração de curtos períodos de tempo são possibilidades de opções para este
grupo, que tem tendência a ser disperso.
Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Criador do Sistema de emagrecimento NOIVAS EM FORMA BSB
Cross Fit Funcional
Wladimir
Luna