quinta-feira, 13 de março de 2014

O que tenho observado em consultório sobre alguns "convênios" (planos de "doença")



Desde Janeiro/2013 TODOS são obrigados a justificar negativas de autorização de exames, POR ESCRITO, quando são solicitados para isso também POR ESCRITO. Então, alguns têm feito:

- Negam mas recusam-se a justificar por escrito: alguns não justificam e outros só ao telefone ou pessoalmente - Sugiro que para estes você grave as orientações/justificativas ou insista em rê-las por escrito

- Negam por escrito mas em papel não assinado ou timbrado - Sugiro que você exija que o responsável pelo que está no papel identifique-se com o máximo de dados possível e em papel timbrado!

- Não aceitam diagnósticos por extenso, sem CID - Sugiro que você informe que isto é indevido, já que CID nada mais é que um código de um diagnóstico

- Não negam mas autorizam somente em outros laboratórios, assim forçando o paciente a "descobrir" esta conduta e pegar outra solicitação de exames com seu médico, para fazer os exames restantes em outros laboratórios - Aqui a tentativa parece ser de vencer pelo cansaço: ou do paciente, em correr atrás do médico para novo pedido de exames ou cansar o paciente, desta corrida.

- Exigem que o paciente volte ao médico para pegar códigos de tabelas específicas - NENHUM médico é obrigado a saber estes códigos! Aqui a sugestão é exigir do plano que forneça suas solicitações de relatórios e "papelada adicional" por escrito, sempre.

* Minha sugestão final: converse com seu plano de saúde mas denuncie abusos à ANS! E se não for o suficiente, você ainda tem o CRM e Ministério Público do seu estado - Só faça valer os seus direitos ou você continuará sofrendo abusos!

Fica o aviso