segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mitos mais comuns da musculação (Parte III)...


Continuando o tema MITOS MAIS COMUNS DA MUSCULAÇÃO (PARTE I - http://ligadasaude.blogspot.com/2013/05/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-i.html e PARTE II - http://ligadasaude.blogspot.com/2013/06/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-ii.html ), vamos desvendar aqui mais um mito:

3 - A QUEIMA DE GORDURA SÓ É INICIADA A PARTIR DE 20 MINUTOS DE EXERCÍCIO AERÓBIO

Esta afirmação não procede (ainda bem!).

A gordura é um combustível utilizado como fonte de energia desde o início do exercício, seja aeróbio (corrida, caminhada, pedalada...) ou de resistência (musculação, aulas coletivas com pesos...), porém, é liberado pelo organismo de forma lenta (nos exercícios moderados e bem tolerados), enquanto os carboidratos são liberados de forma mais rápida (nos exercícios de alta intensidade).

A frequência cardíaca (FC), que é o número de batimentos cardíacos por minuto, é o melhor indicador para determinar a fonte de energia (combustível) utilizada durante o exercício. 

Para utilizar a gordura, o ideal é a FC estar entre 65 e 75% da FC máxima. FC máxima é o maior número de batimentos que o coração consegue efetuar em um minuto e é calculada da seguinte forma: 220-idade.

Por exemplo: uma pessoa de 30 anos, a FC máxima será 220 - 30 = 190 bpm (batimentos cardíacos por minuto). Portanto, a FC durante o exercício para a queima de gordura deverá estar entre 65 e 75% de 190 (190 x 0,65 e 190 x 0,75), ou seja, entre 124 e 143 bpm.

Acima de 75% da FC máxima, o combustível será os carboidratos. Estes exercícios de alta intensidade são utilizados para melhorar o condicionamento físico e são tolerados por menos tempo. Eles também tem um gasto calórico maior devido ao maior esforço exigido.

MINHAS CONSIDERAÇÕES:

Uma ótima opção é alternar os 2 tipos de exercícios durante a semana, de acordo com o objetivo e condicionamento físico de cada um. Um dia na semana deverá ser de descanso para preservar as articulações e o organismo se recompor dos esforços submetidos.

Na musculação, o programa de exercícios poderá ser elaborado para qualquer objetivo. Por exemplo, para a queima de gordura, poderá ser feito 3x por semana, um circuito que trabalhe membros superiores e inferiores alternadamente, com intervalos pequenos a cada 3 exercícios consecutivos. Após a musculação, para melhorar o condicionamento físico e aumentar o gasto calórico, sugiro um exercício aeróbio intervalado (alternando as intensidades) que pode ser feito após a musculação, por 20 a 30 minutos.

Nos outros dias da semana (2 dias), a musculação poderá ter a ênfase em algum grupo muscular. No caso das mulheres, nos membros inferiores e dos homens, membros superiores. E mais 1 dia na semana poderá ser complementado com exercício aeróbio moderado contínuo, por mais tempo, por ser bem tolerado, de 40 a 60 minutos. E um dia na semana deverá ser totalmente off (descanso), e assim, a semana ficará organizada da seguinte forma:

2a
3a
5a
6a
Sábado
Domingo
Circuito membros inferiores    e superiores
+ aeróbio intervalado 20 a 30 minutos

Musculação membros inferiores (mulheres) e superiores (homens)
Circuito membros inferiores e superiores
+ aeróbio intervalado 20 a 30 minutos

Musculação membros inferiores (mulheres) e superiores (homens)
Circuito membros inferiores e superiores
+ aeróbio intervalado 20 a 30 minutos

Aeróbio moderado contínuo
40 a 60 minutos
Off

Isso foi apenas uma sugestão, dentre os diversos métodos de treinamento, que podemos adequar a cada caso.

Além disso, os hábitos alimentares deverão estar em harmonia com o objetivo a ser alcançado e assim, os resultados serão notados mais rapidamente.
Na próxima 2ª feira, darei continuidade com mais um mito da musculação!!! Confiram!!!

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.