segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mitos mais comuns da musculação (Parte IV)...

A musculação, ao longo dos últimos 15 anos, vem sendo a atividade física mais procurada nas academias, ainda que seja uma atividade cercada por muitos mitos.

Para quem ainda não leu os MITOS MAIS COMUNS DA MUSCULAÇÃO PARTE I - http://ligadasaude.blogspot.com/2013/05/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-i.html,


PARTE III - http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/06/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte.html , leia e continue acompanhando este assunto a cada semana, todas as 2as feiras.

Hoje, vamos abordar um mito muito comum em relação as mulheres:


4- MULHERES QUE TREINAM PEITORAL, SOFREM REDUÇÃO DOS SEIOS

Frequentemente nas academias, nos deparamos com as mulheres treinando pesado coxas, glúteos, abdômen... mas ao treinarem peitoral, utilizam menos carga ou simplesmente nem treinam. Por falta de conhecimento, a maioria delas tem o receio de diminuir os seios como acontece com as culturistas profissionais ou por mulheres que fazem o uso de hormônios masculinos.

Para esclarecer melhor, as culturistas reduzem nao somente a gordura dos seios, mas sim o percentual de gordura de todo o corpo, e MUITO (atingem em torno de 6% de gordura), através das dietas em razão das competições, enquanto as mulheres ativas, não profissionais, para ficarem definidas e saudáveis, atingem entre 15 e 19%. Esta é a grande diferença!

Os seios são formados por glândulas mamárias e uma camada de gordura. Quanto maior esta camada, maiores os seios e isto é influenciado principalmente pela genética, e depois pelos hábitos de vida. Mulheres acima do peso, tendem a ter os seios maiores e para diminuí-los, a “regra” deverá ser a mesma para reduzir a gordura corporal: dieta e exercícios físicos.

Exercícios localizados para cada músculo não são capazes de reduzirem a gordura local. Se fosse possível, abdominais por exemplo, reduziriam a gordura abdominal, exercícios com caneleira reduziriam os temidos “culotes”, mas infelizmente não é assim!

Agora que ficou claro que treinar peitoral não oferece riscos para diminuir os seios, vamos aos benefícios de treinar esta musculatura:

1-     Fortalecer peitorais em harmonia com os músculos das costas melhoram a postura significativamente, e por consequência, os seios tornam-se mais eretos,

2-     Não há exercícios contra-indicados nem para quem tem prótese de silicone. Todos devem ser feitos, e de preferência variando os movimentos: supino inclinado (ênfase na parte superior), supino reto (ênfase na parte do meio) e principalmente o supino declinado (ênfase na parte inferior) que é o mais indicado para evitar a queda dos seios.

3-     E todos os supinos fortalecem braços (tríceps e ombro anterior).

Espero que tenham gostado! E na próxima 2a feira, abordaremos mais um mito da musculação!!! 


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.