segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mitos mais comuns da musculação (Parte I)...


Alguns mitos são muito comuns sobre a prática da Musculação, e estes podem gerar idéias erradas sobre a mesma, que cada vez mais apresenta benefícios através de estudos com todos os tipos de populações.

Não é de agora a existência desta modalidade, mas sim de milhares anos, pois já na pré-história, para defender seu território e subsistência, o homem utilizava-se da força. Em combates, precisava ser forte para usar armaduras, escudos e equipamentos de guerra. Mesmo se não fosse inteligente, o indivíduo forte era líder.

- 4500 anos a. C. – Paredes de capelas funerárias do Egito relatam que, naquela época, homens levantavam pesos como forma de exercícios.

- 1896 anos a. C. – Há relatos de jogos de arremesso de pedras.

- 500 a 580 anos a. C. – Na Itália, o grego Milo de Crotona, atleta olímpico e discípulo de Pitágoras, corria com um bezerro nas costas para fortalecer os membros inferiores. Quanto mais o bezerro crescia, mais sua força aumentava. Isso originou a evolução progressiva das cargas.

Crotona foi uma antiga cidade-estado da Grécia e situada no sul da Itália. Há relatos de que Milo tenha nascido nesse local e teria competido em várias edições dos Jogos Olímpicos da antiguidade. O nome da cidade de Milão teria sido em sua homenagem.

- 400 anos a. C. – Há esculturas harmoniosas de mulheres mostrando a preocupação estética da época.

- 1901 d. C. em Londres – 1ª competição oficial de fisiculturismo, idealizada por Eugene Sandow, nascido na Alemanha, e considerado o pai da Musculação. O prêmio foi uma estatueta do próprio Eugene Sandow, esculpida em sua homenagem por ter o físico mais fabuloso do mundo, e o vencedor foi Willian Murray. Tal estatueta é usada até hoje para premiar o Mr Olímpia.

- Após a 2ª Guerra Mundial - O treinamento com pesos passou a ter importância para aumentar a força e hipertrofia, e também para reabilitação de militares.

Até a alguns anos atrás a musculação era restrita a fisiculturistas e levantadores de peso. A imagem era de que servia apenas para aumentar a musculatura. Praticamente não havia a participação de mulheres.

Com o passar dos tempos foram-se descobrindo inúmeros benefícios. Hoje, em todos os clubes e equipes desportivas há salas de musculação. Existem clínicas de fisioterapia que possuem todos os equipamentos de musculação.

É cada vez mais crescente o número de academias, e maior a participação de mulheres, adolescentes e idosos com seus diversos objetivos.

VAMOS AOS MITOS:




1-      MUSCULAÇÃO ATRAPALHA O CRESCIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Este é um mito muito comum que causa certo receio nos pais de adolescentes que desejam iniciar esta prática. Mas estudos recentes comprovam que isto não procede e que promove diversos benefícios. Numa das maiores revisões sobre o tema, especialistas do Institute of Training Science and Sports Informatics, em Colônia, na Alemanha, analisaram dezenas de estudos feitos nas últimas décadas sobre treino de força para meninos e meninas entre 6 e 18 anos.
Conclusão: a musculação traz benefícios quando bem orientada. Especialistas brasileiros já seguem a tendência e algumas academias no Rio têm profissionais especializados e equipamentos específicos para crianças.
Segundo a pesquisa alemã, publicada na revista "Pediatrics", jovens de qualquer idade que fizeram treino de resistência pelo menos duas vezes por semana, durante um mês ou mais, tiveram maior ganho de força que aqueles que se exercitavam apenas uma vez por semana ou por períodos mais curtos. O resultado contraria a afirmação de que crianças e adolescentes devem evitar a musculação porque esse exercício resultaria em baixa estatura e danos físicos, devido, por exemplo, à falta de testosterona, o hormônio que estimula o aumento de massa muscular em adultos.

MINHAS CONSIDERAÇÕES:

O importante para qualquer INICIANTE (criança, adolescente ou adulto), será treinar sob orientação de um professor de educação física, adequadamente e proporcionalmente as suas condições físicas e de saúde, independentemente da idade.
A fase de ADAPTAÇÃO ao treino é e será sempre a principal, pois nela ocorre a preparação dos músculos e articulações para os esforços a serem submetidos.
A sobrecarga proporciona aos músculos e ossos mais força e resistência para suportar o próprio peso corporal com mais facilidade, melhora a composição corporal (pois diminui o % de gordura e aumenta o % de massa magra: ossos e músculos), já que muitas crianças e adolescentes estão acima do peso devido ao sedentarismo provocado pelo estilo de vida moderno (que gira em torno da tecnologia como videogames e tablets), diminuindo os riscos da obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose, lesões e fraturas na fase adulta.
Um outro exemplo que podemos citar, é que muitos pais colocam seus filhos ainda bem pequenos (4, 5 anos) em lutas, como no judô, atividade muito comum nas escolas. Entretanto, os mesmos não se dão conta de que, durante esta atividade, as crianças carregam os coleguinhas nas costas, que muitas vezes são mais pesados e nem por isso, deixaram de atingir a estatura esperada, ou seja, é mais um exemplo que a sobrecarga não é sinônimo de prejudicar o crescimento!!!

Na próxima 2ª feira, continuaremos com MITOS DA MUSCULAÇÃO (PARTE II)!!!


 
*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.