segunda-feira, 13 de maio de 2013

ABDÔMEN DEFINIDO: COMO ALCANÇAR DE FORMA SAUDÁVEL...



Reduzir gordura abdominal é um dos objetivos mais almejados pelos alunos nas academias.

Ainda que se fale muito que o excesso de gordura abdominal é um fator de risco para doenças coronarianas, o principal motivo que leva os alunos a esse objetivo, é o estético, é o prazer de colocar a barriga a mostra e a mesma estar sem gordura e definida. Mas como sabemos, este excesso de gordura não foi acumulado da noite para o dia, mas sim durante anos seguindo uma alimentação inadequada rica em doces, gorduras, refrigerantes e bebidas açucaradas, frituras, etc... e portanto, não será a curto prazo que este objetivo será alcançado, mas sim com muita persistência, disciplina e dedicação na rotina alimentar e de exercícios.

O tempo que se leva para adquirir um abdômen definido de FORMA SAUDÁVEL, ou seja, através de EXERCÍCIOS e ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, é de pelo menos 6 meses a 1 ano consecutivos de treino e alimentação adequados. Este período deverá ser de total dedicação, muitas vezes abrindo mão de comer o que se tem vontade nos finais de semana, feriados e festas. Bebidas alcoólicas também são inimigas deste processo pois contribuem com muitas calorias, afetam o rendimento do treino nos dias posteriores, aumentam a retenção de líquidos (inchaços) e em excesso causam diversos males a saúde, principalmente no fígado. Por isso, costumo dizer aos meus alunos, que a PRIMEIRA MUDANÇA deverá ser na CABEÇA, ou seja, o indivíduo com este objetivo, deverá estar preparado para uma alimentação exemplar e bastante exercícios aeróbios.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação contribui com 70% dos resultados. Claro que os exercícios são extremamente benéficos, pois contribuem com o gasto calórico, queima de gordura, melhora o condicionamento físico, reduz a glicose, colesterol, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, evitam a flacidez, fortalecem músculos e ossos, porém, para este objetivo, a alimentação que fará toda a diferença.

Alimentar-se de 3 em 3 horas, diminuir o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e de alimentos que aumentem a retenção de líquidos (que contem lactose e sódio por exemplo) e aumentar a ingestão de proteínas, gorduras boas, fibras, água e alimentos termogênicos (por ex. canela, pimenta, gengibre, chá verde...) são essenciais e, se for o caso, serão indicados suplementos alimentares para otimizar os resultados. Mas tudo sob orientação de um profissional.

Dietas “da moda” (das revistas, do abacaxi, da luz, da lua, etc...) não são recomendadas, pois não podemos generalizar as necessidades nutricionais das pessoas, já que cada organismo é único. Além disso, são propostas impossíveis de serem seguidas ao longo da vida e rapidamente o peso corporal é recuperado após o término da mesma.

Uma observação importante, é que reeducação alimentar não pode ter limite de dias, mas sim se tornar uma rotina!

EXERCÍCIOS

AERÓBIOS
Os aeróbios deverão ser a prioridade, de 45 a 90 minutos por dia e de 4 a 7x por semana. Quem tiver a disponibilidade de dividir em 2 sessões diárias de 40 minutos por exemplo, os resultados serão ainda melhores.

AEROBIOSE EM JEJUM
Diferentemente das recomendações supracitadas, e indicada somente para alunos avançados que treinam intensamente há mais de 2 anos, para quebrar a rotina de exercícios, a aerobiose em jejum poderá ser realizada da seguinte forma: intensidade moderada, em torno de 60 a 70% da FC máxima, como caminhadas, bicicleta ou transport com carga moderada e por no máximo 40 minutos. Logo após o exercício, deverá haver a ingestão de carboidratos e proteínas de rápida absorção. Caso durante o exercício haja indisposição, o mesmo deverá ser interrompido. Um dos motivos para este tipo de exercício gerar uma maior queima de gordura, é pelo fato de ocorrer uma maior liberação de GH quando o organismo se encontra em estado de hipoglicemia e este hormônio promove queima de gordura.

ABDOMINAIS

Deverão ser feitos, porém não serão os principais responsáveis pelo tão sonhado “abdômen de tanquinho”. Os exercícios convencionais para os músculos superiores e inferiores deverão ser priorizados para o fortalecimento e para evitar a flacidez da musculatura abdominal, em torno de 3 a 4 exercícios (por exemplo: deitado na prancha inclinada ou no solo, aparelhos com sobrecarga, elevação de pernas na prancha vertical ou no solo), sempre executando o número máximo suportado de repetições. Os exercícios laterais podem ser feitos, porém sem peso para não hipertrofiar esta região e por consequência gerar um alargamento da cintura.

Seguindo estas dicas, a melhoria não será somente no abdômen, mas sim no estado geral de saúde, reduzindo principalmente os riscos de doenças como as cardiovasculares e diabetes, além da melhora da autoestima e bem estar geral.



 
*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.