quinta-feira, 27 de junho de 2013

PENSAR antes de agir... Mas não "só pensar, pra sempre"!

É fundamental pensar antes de agir (mesmo que o mínimo possível para cada situação) MAS quem fica só no pensamento não sai do lugar, concordam? Ou seja, é a AÇÃO quem traz resultados (sim, sempre pautada na reflexão e planejamento, os mais cuidadosos e detalhados possíveis, previamente), sendo o pensamento etapa lógica necessária antes dela.

E a vida nos traz 3 situações possíveis, basicamente, quando estamos envolvidos nela (não como meros espectadores):

- De resposta rápida: são aquelas onde você precisa agir rapidamente e a etapa de pensamento prévio fica "restrita" à sua bagagem de conhecimentos, sua sabedoria (ou seja, sua habilidade de utilizar efetivamente seus conhecimentos) e suas considerações acerca das circunstâncias atuais em que você precisa agir (é como se você tirasse uma foto mental da situação para rapidamente considerar os fatores envolvidos, pessoas, coisas, lugar, sentimentos, fatos, ações dos demais atores envolvidos) - você junta tudo isto, pensa rapidamente e age (até porque se demorar muito a situação "resolve-se apesar de você" e na maioria das vezes com efeitos indesejáveis para você ou contrários aos seus conceitos e expectativas). O detalhe aqui é que TODA atitude tomada em situação de resposta rápida deve motivar reflexão posterior para que você reavalie sua conduta, veja se foi a melhor possível, reforce pontos positivos, identifique eventuais falhas e por tudo isso aprenda, aprimore e torne-se melhor, até para resolver melhor e mais efetivamente situações similares no futuro - afinal, se você é incapaz de aprender com os seus (e dos outros) acertos e erros, de que valem as experiências na sua vida? O que você tira delas em proveito próprio e para melhoria da coletividade e da vida em si? Só esteja preparado para mudar de opinião já que, se você estiver realmente aberto para refletir e melhorar, várias serão as vezes em que revendo situações com a devida humildade você verá que pensou/agiu errado e seu progresso dependerá de provocar mudanças em si mesmo (as mais difíceis, eu sei... rrs)! Quem aqui está realmente disposto a reconhecer erros (ou "pontos de melhoria, para quem não gosta da palavra "erro") "mudar de idéia" e de condutas para melhorar mesmo, de verdade?

- De resposta lenta: são aquelas em que você tem um prazo para responder (quase sempre temos) mas até lá pode cumprir as etapas citadas para "resposta rápida" com mais detalhe, cuidado e maior reflexão, ponderada, associando a consulta a outras pessoas, fontes gerais (livros, internet, etc), experiências - desnecessário dizer que o ideal é que todas as decisões da nossa vida fossem "de resposta lenta" (assim todas as nossas decisões teriam bem mais chance de ser acertadas, não?) mas:
1 - ou nosso dia-a-dia nos força a encarar bem mais situações de resposta rápida ou
2 - Nós colocamos mais situações que o necessário/ideal como de resposta rápida, assim forçando-nos a uma "urgência-de-decisão" que na verdade não existe para tanta coisa assim: ou seja, quantos de nós, várias vezes, não fabricamos urgências em nossas vidas, inexistentes ou desnecessárias, que além de nos manterem sob stress cada vez maior (com danos progressivos à saúde) ainda provocam decisões equivocadas por falta de dados para decidir corretamente?

Por tudo isto, acredito que boa parte do sucesso (de verdade) venha da arte de aprender a classificar cada vez melhor as situações na sua vida E utilizar os recursos mais adequados em cada uma delas, no seu devido tempo e energia demandados.

E agora? Vai continuar pensando e agindo da mesma forma?

Um abraço

www.icaro.med.br

* É claro, sempre há o fator Deus que pode ser consultado e ajuda a resolver toda e qualquer situação MAS não discutirei "aspectos religiosos" aqui já que cada um tem sua crença e Fé...

** Este post NÃO é especificamente direcionado para ninguém (talvez, para mim mesmo! rrs) mas sim a reflexão que situações recentes me fizeram ter (algo freqüente) e que motivaram estruturação de raciocínio que deve ser utilizado em palestras e artigos em breve - Nestes casos, como sempre, compartilho primeiro aqui com vocês para opiniões, sugestões, críticas construtivas e cia!