terça-feira, 25 de junho de 2013

Qual o Melhor Protetor Bucal ?


Na temática Odontologia e Esporte é muito importante a prevenção de traumas durante a realização de atividades esportivas. A utilização de protetores bucais personalizados é imprescindível para proteger dentes de fraturas e avulsões  pois amortece e distribui a força do impacto; assim como para prevenir lesões nos lábios, bochechas e língua  pois mantém esses tecidos moles distantes dos dentes. Muito frequentemente, o trauma pode não causar fratura em nenhuma estrutura, mas ele afeta a polpa do dente que passa a sofrer um processo degenerativo, indolor, que vai destruindo o dente internamente, e muitas vezes só é descoberto tarde demais, resultando em tratamento endodôntico e até mesmo extração.
Um protetor bucal  pode economizar tempo e dinheiro em tratamentos dentários. Existem vários modelos mas para obter  a melhor proteção, você precisa ter o tipo certo.
Estoque
Um protetor de boca de estoque é apenas um plástico que você compra em  uma  loja de artigos esportivos comum e que geralmente se apresentam em três tamanhos: pequeno, médio e grande. Muitas vezes não se encaixam bem e interferem na fala, na respiração e na tensão muscular do atleta, que morde, aperta constantemente para não sair do lugar.
Moldável em Água Quente
É melhor do que o anterior, é o famoso “ferve e morde”. Leva o atleta a riscos de queimaduras na boca, pois é posto na pessoa após ser tirado de imersão na água quente para amolecer e melhor adaptar-se à arcada dentária. Ainda não é a melhor opção pois  é desconfortável e muitos atletas acabam cortando para torná-lo mais confortável. É claro que isto limita severamente a funcionalidade.
Vácuo
Este tipo de protetor tem que ser feito profissionalmente. Para obter um, um dentista faz uma impressão dos dentes que é transformada em um molde. Um vácuo especial é então usado para formar um plástico de alta qualidade em todo do molde. Devido a esse processo, este tipo de protetor bucal se encaixa muito melhor do que qualquer uma das duas versões anteriores.
Laminados por Pressão
Protetores de boca laminados são os melhores disponíveis. Eles são tão bem encaixados como os feitos a vácuo, mas eles são feitos por um processo diferente que os torna extremamente duráveis.  Eles são feitos a partir de múltiplas camadas de plástico de alta qualidade que são fundidos em conjunto sob alta pressão e calor. Este tipo de protetor vai dar a melhor proteção e conforto durante a prática esportiva. 
Assim sendo, os participantes de atividades esportivas devem prestar mais atenção à sua saúde oral.  Lembrem-se que a nossa saúde inicia pela boca que deve ser  igualmente bem cuidada a fim de otimizar o desempenho nas atividades físicas e melhorar a qualidade de vida de uma forma geral. Prevenir é o melhor caminho, pois é mais barato e saudável.

 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.