terça-feira, 4 de junho de 2013

Cinco mitos sobre saúde bucal...


Cuidar da higiene bucal é muito importante. A boca deve merecer a mesma atenção que você dá à sua saúde  como um todo. Esse cuidado deve ser diariamente.

Fiz uma lista dos cinco maiores mitos que escuto sobre saúde bucal.

Mito 1: creme dental branqueador muda a cor dos seus dentes

Todo mundo quer dentes mais brancos e  muitas vezes parece que o clareamento com o creme dental é a maneira mais rápida de conseguir isso. Mas a verdade é que eles podem remover manchas, mas não branquear os dentes. A única maneira de clarear os dentes é a utilização de um produto para  clareamento que só um dentista pode avaliar o mais indicado para o seu caso.

Mito 2: Enxaguante bucal é necessário

Os produtos com alto teor de álcool podem com o uso diário causar ressecamento da boca e diminuir a sensibilidade das papilas gustativas e os produtos com clorexidina podem amarelar os dentes. A escova e o fio dental são os métodos eficazes para a limpeza dental e os enxaguantes são usados apenas como complementos conforme orientação do dentista. Sozinhos, sem a escovação e o fio, eles não tem utilidade nenhuma.

Mito 3: O chiclete é péssimo para os dentes

É verdade que o chiclete com açúcar pode causar cáries. No entanto, outros tipos de gomas de mascar podem ser benéficas para os dentes. Gomas de clareamento realmente não vão branquear os dentes mas  podem ajudar na remoção das manchas superficiais. Outra ocasião que o chiclete pode ser seu aliado é quando você masca chiclete imediatamente depois das refeições  porque você estimula a produção da saliva que é anticariogênica, ou seja, previne cáries.

Mito 4: Escovação  apenas para os dentes  

A maioria das pessoas negligenciam uma parte muito importante do cuidado bucal, raspar e escovar a língua. A nossa língua tem muitas  bactérias e restos de alimentos. Ela pode causar mau hálito.  Toda vez que você escovar os dentes inclua a escovação da língua; sua boca e seu hálito ficarão muito melhor.

Mito 5: Escovas duras limpam melhor os dentes

As pessoas costumam dizer que as cerdas macias ou extras macias não proporcionam a mesma sensação de limpeza que as duras! Nada disso!  As cerdas duras junto com à força aplicada para realizar a escovação podem além de machucar a   gengiva, causar danos ao esmalte e ainda causar a retração da gengiva o que resulta no aumento da sensibilidade dos dentes. Portanto: cerdas macias ou extras macias e cabeça pequena!

Ficou com alguma dúvida? Entra em contato!!


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.