sábado, 12 de abril de 2014

TECNICAS PARA EVOLUIR NAS CORRIDAS

           
            Das práticas esportivas que temos nos dias de hoje, com certeza a corrida é uma das mais praticadas, tanto pelos jovens, adultos e até idosos. Para iniciar basta alguns pequenos requisitos: roupas leves, está bem hidratado e alimentado, tênis apropriado para corrida, de preferência com sistema de amortecimento para diminuir os impactos aos joelhos e prevenir lesões. É necessário uma consulta com um cardiologista, para obter um diagnóstico de aptidão à pratica, bem como o acompanhamento de um educador físico, a fim de obter orientações mais corretas sobre: postura, intensidade, forma de respirar, etc. E assim poderá obter resultados mas eficazes e seguros com suas corridas.

            Uma vez realizado essas informações iniciais, vamos às dicas de treinos para que você consiga se tornar um corredor com grandes resultados.

  • Treino de Volume – O corredor trabalha o condicionamento cardiorrespiratório e prepara a musculatura para a corrida. Baseia-se no aumento progressivo do tempo ou quilometragem da corrida e a velocidade é baixa. Com isso, a frequência cardíaca é baixa e é em torno de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima do corredor. O treino é ideal para quem só deseja queimar gordura. Já para quem deseja também uma melhor performance, é necessário associar o treino de volume com o de intensidade.

  • Treino de Ritmo – Adapta o organismo para manter-se em movimento com velocidade maior em médias distâncias, ou seja, menor ou igual a 10km. O treino exige mais dos músculos e a frequência cardíaca fica em torno de 80% a 90%.

  • Treino de Intensidade – É um treino com velocidade alta, que alcança de 85% a 95% da frequência máxima e não deve ser feito todos os dias. Deve corresponder a 10% do volume de corrida na semana. Recomenda-se que seja intercalado com o treino de velocidade. Dentro desse treino existe o Fartlek, que apresenta variação de ritmo e a intensidade da corrida varia de acordo com as distâncias e o tempo dos esforços executados. Nos intervalos desses esforços, deve-se utilizar estímulos mais leves, como trotes. Também há alternância entre corridas rápidas e lentas. O Fartlek deve ser usado para método de treino durante um plano de preparação física e não deve ser adotado como método principal.

  • Treino de Limiar – É feito em ritmo intenso para elevar o limiar anaeróbico. Exemplo: trabalha-se em ritmo crescente durante 20 minutos.

  • Treino Regenerativo – Recupera o organismo dos treinos de grandes exigências e o prepara para novos esforços. O treino é de baixa intensidade e baixa frequência cardíaca, em que são usados 60% da frequência.

Ao contrário do que muitos pensam, a corrida de rua não é um esporte simples, é imporessas diversas maneiras de treinar, de acordo com performance e distância.


Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Personal Trainer
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor do Synergy Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna

Instagram: wladimir Luna