terça-feira, 15 de abril de 2014

Clareamento Dental sem orientação apresenta risco para a saúde bucal



Os kits de clareamento vendidos na internet e em lojas especializadas parecem inofensivos, mas quando utilizados da maneira errada e sem acompanhamento, podem resultar em danos para a saúde, causando desde a retração de gengiva inflamações da bochecha e dos lábios até, em casos extremos, lesões cancerígenas, gastrite e úlcera gástricas.

Com o objetivo de evitar o uso abusivo e sem acompanhamento profissional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em discussão uma proposta para que determinados clareadores dentais sejam vendidos somente com prescrição de dentistas. A proposta de consulta pública está aberta a contribuições.

Os principais aspectos da ação são a restrição das propagandas de gel clareador apenas para profissionais e a comercialização de géis com concentrações específicas somente aos profissionais ou mediante receita. Além disso, clareadores desse tipo terão que trazer a expressão “Venda sob prescrição odontológica”.

É importante que todo paciente faça um exame clínico e radiográfico em busca de eventuais problemas locais que possam contraindicar o clareamento ou  que devem ser tratados antes do inicio do tratamento clareador como: cárie, restaurações infiltradas, trincas e lascas em esmalte,  recessões gengivais (raiz dental exposta).  O tipo do gel e posologia devem ser prescritos pelo dentista após uma avaliação  da condição bucal, desta forma  diminui também  o risco de que um dente  tenha a sua vitalidade ameaçada.

Clareamento dental com segurança deve ser feito apenas no consultório odontológico. O dentista deve acompanhar a evolução do tratamento,   os resultados, intervir em caso de  intercorrências.


Taluana Cezar Modesto França
Ortodontia e Ortopedia Facial
Periodontia                                                                       
Ortopedia funcional dos Maxilares