segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como se tornar um Personal Trainer de sucesso?


Dentre as diversas opções de trabalho na área da Educação Física, a carreira de Personal Trainer é uma das opções mais procuradas pelos Educadores Físicos. Mas como "migrar" do trabalho da sala de musculação, cuja remuneração é bem inferior, para o de um Personal Trainer de sucesso? Bem, diria que não dá para desvincular uma função da outra. Vejam abaixo as razões e algumas dicas para se tornar um profissional bem sucedido.:

1- Quem estiver iniciando a faculdade de Educação Física, deverá procurar absorver ao máximo as informações ensinadas na sala de aula, como também pesquisar outras fontes e levar dúvidas para serem debatidas em classe, pois assim, surgirão novas dúvidas e diferentes pontos de vista, aumentando bastante o número de informações. 

2- Quem estiver cursando e estagiando, deverá procurar observar não somente a técnica dos movimentos dos alunos, mas sim perceber as reais necessidades e objetivos do mesmo (objetivos estéticos? Recomendação médica?), e a partir daí, buscar as soluções, através de artigos, outros professores, livros, etc... pois o melhor Personal é aquele que tem a maior capacidade de detectar as necessidades de seus alunos e de solucioná-las e uma das formas de detecção é DURANTE AS AVALIAÇÕES (ANAMNESE, FÍSICA, FUNCIONAL E POSTURAL) QUE MERECEM MUITA ATENÇÃO!!!!

3- Para os recém formados ou na reta final da faculdade já assumindo a sala de musculação, o foco NÃO DEVERÁ SER O RETORNO FINANCEIRO, mas sim o de dar atenção aos alunos, se preocupando com o bem estar geral (inclusive com as condições de conservação e limpeza dos materias, aparelhos e sala de musculação que contribuem imensamente para o bem estar do aluno), saúde, execução dos exercícios, a assiduidade do mesmo, para então fidelizá-los.

4- Estar atualizado e por dentro das novidades sobre tudo ao que se refere a treinamento e saúde é OBRIGAÇÃO!!!

5- Quanto mais tempo o professor tiver trabalhado na sala de musculação, mais alunos terão sido treinados por ele e consequentemente maior será o grau de conhecimento e experiência.

 E agora, a melhor dica de todas: TRABALHAR COM AMOR A PROFISSÃO QUE VOCÊ ESCOLHEU!!! 

Abraços
Profa. Paula Fortes
CREF 014132/G - RJ

Pós-graduada em Personal Trainer e Musculação