quarta-feira, 2 de abril de 2014

Comer peixe aumenta parcela boa do colesterol bom...



Aumentar a ingestão de peixes com alto teor de gordura aumenta o número de grandes partículas de HDL, o chamado colesterol bom.

São as grandes partículas de HDL que protegem contra as doenças cardiovasculares.

Para tirar proveito desse benefício, as pessoas devem consumir peixe em 3 a 4 refeições semanais, segundo pesquisadores da Universidade do Leste da Finlândia.

Há muito sabe que o consumo de peixe é benéfico para a saúde. No entanto, os mecanismos pelos quais as gorduras e outros nutrientes úteis encontrados nos peixes funcionam no corpo humano não são totalmente conhecidos.

Este novo estudo fornece novas informações sobre como o consumo de peixes afeta as concentrações e o tamanho das lipoproteínas que transportam os lipídeos no sangue.

Grandes partículas de HDL

As grandes partículas de HDL têm sido associadas com um risco reduzido de doenças cardiovasculares, ao passo que as pequenas partículas de HDL podem até ter efeitos opostos.

Observou-se que um elevado consumo de peixe aumenta o número de grandes partículas de HDL e moléculas de lipídeos contidas nessas partículas.

Estudos de base populacional têm mostrado que o colesterol HDL e grandes partículas de HDL são eficientes em arrancar o colesterol extra das paredes das artérias.

Os participantes do estudo comeram peixes gordos, como salmão, truta arco-íris, arenque e corégono branco.

Para maior rigor, os peixes foram preparados sem qualquer tipo de manteiga.

O estudo não permite saber se um efeito semelhante poderia ser observado com a ingestão de peixes mais magros.

Mas os peixes com pouca gordura podem ter outros benefícios à saúde, como redução da pressão arterial, o que foi observado em um estudo anterior feito pela mesma equipe.


Fonte: Diário da Saúde

https://www.facebook.com/CristianeSpricigoConsultoriaNutricional

** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.