sexta-feira, 8 de junho de 2012

É Sopa!



Com o inverno chegando e o frio tomando conta dos nossos dias, logo pensamos em comida, pois o inverno é a estação mais tentadora para que as pessoas cometam excessos nas refeições, pelo fato de que nos dias de frio ocorre um aumento na nossa necessidade calórica a fim de manter a temperatura corporal e aumentar a resistência orgânica.  Mas nos dias de frio nada melhor que uma sopa para nos aquecer. São diversas opções e sabores para estas delícias.

Além de saciar e aquecer nosso organismo, as sopas podem auxiliar na hidratação corporal e melhorar o funcionamento intestinal. Quando feitas com cereais integrais, verduras e legumes e carnes magras, são de fácil digestão e boas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Porém, quando feitas com queijos, creme de leite, embutidos,tornam-se calóricas e de difícil digestão, ricas em gorduras ruins.

Para quem gosta de sopas industrializadas, deve ficar atento aos rótulos, pois essas sopas são ricas em sódio e gordura. Evite-as!

CURIOSIDADE: o hábito de tomar canja de galinha quando se está gripado não é mito das avós, a carne da galinha quando cozida libera  cisteína, a qual é semelhante a acetilcisteína, utilizada na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões.

Sugestões para sopas saborosas e saudáveis:

Prefira os cereais integrais quando utilizá-los;
- Depois de pronta, regue a sopa com um fio de azeite de oliva extravirgem;
- Evite fritar os alimentos antes, se necessário substitua a manteiga por óleo de coco; 
- Polvilhe gergelim, quinua ou sementes sobre as sopas;
- O caldo de galinha deve ser substituído por caldo de legumes ou caldo de Missô;
- Utilize uma pitada de pimenta vermelha e  gengibre, que possuem efeito ergogênico e oferece sabor;
- Abuse de temperos naturais, como salsinha, cebolinha, alho, orégano, manjericão, são ricos em nutrientes essenciais e pobres em corantes e estabilizantes;
- Para engrossar a sopa utilize um pouco de aveia em flocos. Fonte de fibras que favorece o bom funcionamento intestinal, a absorção de gordura e promove saciedade.;
- Evite o consumo de pães e torradas, eles favorecem o ganho de peso;

 RECEITAS

Sopa de frango com espinafre


Modo de fazer: Aqueça o azeite e doure o frango. Adicione a cebola, o espinafre e a mandioquinha. Acrescente os 2 litros de caldo de galinha, a salsinha e a cebolinha. Tampe e deixe ferver até o frango cozinhar. Desligue o fogo, retire os pedaços de frango da sopa e deixe-os esfriarem. Desfie o frango e acrescente-o novamente à sopa. Ligue o fogo. Deixe cozinhando até amolecer. Sirva quente.

Sopa de Alho Poró


Modo de fazer: Refogue a cebola ralada com o alho. Acrescente o alho poró e deixe dourar mais um pouco; Em seguida coloque o caldo de legumes, a folha de louro e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos. Adicione a noz-moscada e acerte o sal. Retire a folha de louro. Acrescente a salsinha picada no prato e sirva em seguida.

Sopa de agrião 


Modo de Fazer: Refogue a cebola e a cenoura em um pouco de água. Adicione o restante da água e o agrião picado. Tampe e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Bata tudo no liquidificador.

Para ter algo para mastigar, você pode adicionar pedacinhos de brócolis cozido na sopa. A melhor forma de preparo seria no vapor por 3 minutos. Quando passa de 5 minutos no vapor seus efeitos terapêuticos e nutricionais podem ficar comprometidos.

 SUCESSO!!

Fontes:










*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.