sexta-feira, 9 de maio de 2014

Vitamina D no tratamento de doenças infecciosas e VIROSES

By, Dr. Júlio Caleiro – Nutricionista – MG.

“A existência de receptores de vitamina D nas células imunes explica a influencia da vitamina D em uma variedade de doenças que são consideradas resultantes de infecções específicas. A tuberculose é um exemplo. Na virada do século, foram construídos solários específicos para tratar os pacientes tuberculosos. Sempre reconhecemos que os macrófagos – células do sistema imunológico que matam os germes – ativam a vitamina D. Recentemente, as equipes do Dr. Robert Modlin, na cidade de Los Angeles, revelaram que os macrófagos ativam a vitamina D porque é ela quem estimula a produção de catelicidina – uma proteína que mata, especificamente, agentes infecciosos [vírus, bactérias e fungos] como os da turberculose.” [Essas pequenas proteínas agem como antibióticos naturais contra um amplo espectro de vírus, bactérias e fungos.]
“Só agora começamos a entender a importância da vitamina D na imunidade inata, especialmente contra os agentes infecciosos que contraímos no meio ambiente. Uma pesquisa com mulheres pós-menopausa, que ingeriram uma dose alta de vitamina D por dia, mostrou que elas apresentavam uma redução de 90% nas infecções das vias respiratórias superiores, quando comparadas àquelas que ingeriram uma pequena dose de vitamina D por dia. Essa pesquisa foi confirmada por outros estudos que também observaram redução do risco de infecções das vias respiratórias superiores em adultos com os níveis séricos mais altos de vitamina D circulante. Se aplicarmos essas observações às outras infecções relacionadas, inferimos que a vitamina D pode influenciar a infecção pelo vírus da gripe, que, no momento, circula pelo mundo por meio da nova cepa chamada H1N1, ou gripe suína.”
• Dr. Michael Holick, médico Phd, professor de medicina, fisiologia e nutrição no Centro Médico da Universidade de Boston e na Tufts University; preside o Programa de Pesquisa Humana da NASA; possui título de melhor médico dos EUA 2011/2012; melhor endocrinologista em 2011; autor de mais de 400 artigos científicos sobre fisiologia bioquímica, metabolismo, fotobiologia da vitamina D.


Referências:
1. The Vitamin D Solution: A 3-Step Strategy to Cure Our Most Common Health Problems, Dr. Michael Holick – PhD.
2. Chan TYK. “Vitamin D deficiency and susceptibility to tuberculosis”. Calcified Tissue International 2000; 66 (6): 476-78.
3. Aloia JR, Li-Ng M. “Epidemic influenza and vitamin D”. Epiodemiology and Infection 2007; 12:1-4.
4. Epidemic influenza and vitamin D – Epidemiology and Infection 2006; 134(6): 1129-40.
5. Scientific American Brasil, edição 67, dezembro de 2007.