terça-feira, 20 de maio de 2014

O que é Língua Presa ?


A "língua presa" de fato é aquela que está restrita por um frênulo (freio) lingual curto (membrana embaixo da língua  que prende a lingua ao assoalho da boca)  que impede a emissão principalmente dos sons que necessitam de ponta de língua elevada para serem emitidos, como o /l/ ou o /r/. Não se pode, contudo, generalizar, ou seja, nem sempre a dificuldade na emissão desses sons tem como causa um freio curto e, portanto, uma "língua presa". Nesses casos uma avaliação fonoaudiológica, com encaminhamento a outros profissionais (dentista, ortorrino), quando necessário, pode determinar melhor qual é o problema e qual  conduta seguir.

É possivel com a execução de exercícios fonoaudiólogos tratar a língua presa. O outro procedimento é uma cirurgia que envolve a remoção feita em consultório, com anestesia local. Após a intervenção cirúrgica é recomedado um trabalho com a fonoaudióloga para adequar a mobilidade e fonética na fala.

O frênulo normal deve começar no meio do assoalho da boca e ir até o meio da língua. Mas em alguns casos, a membrana pode ser curta ou longa demais o que impede a mobilidade necessária para falar.

Em bebês, o poblema dificulta a amamentação, pois é mais difícil sugar o leite. Como consequência, pode ocorrer o desmame precoce. Se a criança se desenvolve com a língua presa, pode haver alterações na linguagem oral, na mastigação, no crescimento facial no decorrer de sua vida.

Em frente ao espelho, basta abrir a boca e levantar a língua, sem encostar nos dentes. O que deve ser observado é o formato da ponta da lingua. Quando está tudo normal, a forma é arredondada. Para quem tem o frênulo curto ou na ponta, é possível ver um V”. Em outros casos de frênulo curto, a ponta da lingua fica bifurcada, em forma de coração ou quadrangular.

Para detectar o problema mais cedo, é indicado o teste da linguinha que é mais simples e indolor. O profissional eleva a lingua do bebe  e checa se o tamanho e posição do frênulo estão adequados.
Os testes podem ser feitos em qualquer idade, mas no primeiro mês de vida do bebê, já é possivel detectar a lingua presa e buscar tratamento precoce.

Fonte:
http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/exercicios-ou-cirurgia-simples-curam-lingua-presa,b3cdc54ae72b2410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
http://idmed.terra.com.br/viva-melhor/saude-emocional/lingua-presa-a-dificuldade-na-fala.html

Dra Taluana Cezar Modesto França
Ortodontia  e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Credenciada TopDent Brasília
Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)