segunda-feira, 26 de maio de 2014

Quer aparentar juventude? Comece a se mexer


Estudo feito no Canadá mostra que exercícios físicos podem reverter sinais de envelhecimento na pele mesmo em pessoas que começaram a se movimentar tardiamente.

Surgiu um novo estudo – feito na Universidade de McMaster, em Ontário, no Canadá – que pode explicar por que
esses 20 homens parecem ter muito menos idade do que realmente têm. O segredo: exercícios físicos. Ok, até aí não há nenhuma grande novidade. Mas o que os pesquisadores descobriram é que se exercitar pode não somente manter a pele mais jovem, como, mesmo para pessoas mais velhas, reverter os sinais do envelhecimento em três meses.
Os estudos na McMaster começaram com ratos. Os pesquisadores dividiram dois grupos, um deles com acesso a rodas, outro não. Os que não correram ficaram fracos e carecas, enquanto os que se exercitaram mantiveram cérebro, coração, músculos e órgãos reprodutivos mais saudáveis. Os pelos deles ficaram mais longos e não ficaram cinzas.
Os canadenses, então, fizeram um segundo teste, desta vez em humanos. O estudo, publicado no jornal científico American Medical Society for Sports Medicine deste mês de abril, envolveu 29 homens e mulheres com idades de 20 a 84 anos. Metade desses indivíduos fez pelo menos três horas de exercícios físicos moderados por semana, enquanto os demais continuaram sedentários, com menos de uma hora de movimentos semanais. Então os cientistas pediram a todos para mostrar parte das nádegas, porque queriam ver como a pele de uma parte do corpo que raramente fica exposta ao sol reagiria ao experimento.
O resultado foi que, mesmo depois dos 40 anos, aqueles que estiveram ativos tinham uma pele visivelmente mais jovem do que os que tinham 20 ou 30 anos e ficaram parados.
Aí veio a terceira etapa dos testes: os pesquisadores pediram para que os participantes que já tinham mais de 65 anos começassem a se exercitar toda semana por três meses, depois de terem obtido amostras das nádegas deles antes do novo hábito. Eles estudaram as peles antes e depois com microscópios e viram que, depois dos exercícios, elas aparentavam ser muito mais jovens do que realmente eram, como se fossem de alguém com 20 a 40 anos.