sexta-feira, 23 de maio de 2014

Resveratrol é capaz de barrar vírus da gripe e mostra-se superior à fármacos antivirais!


De acordo com um relatório no Journal of Infectious Diseases o resveratrol é o princípio ativo encontrado em uvas, vinho, amendoim e outras plantas e tem ações que bloqueia o vírus influenza (gripe). Os investigadores acreditam que composto natural tem vantagens sobre as drogas convêncionais porque tem múltiplos efeitos contra os vírus. As infecções virais envolvem muitos passos, cada um dos quais fornecem uma oportunidade para um tratamento eficaz. Além de criar um montoado de proteínas virais a partir do hospedeiro a ação dos vírus também envia sinais de imuno-supressão para o sistema imunitário do hospedeiro, minando a capacidade de responder adequadamente e então realizar a sua aquisição através de sinais que envia para o centro de comando do anfitrião celular. O Resveratrol funciona interceptando os sinais dos vírus, dificultando a capacidade dos vírus realizar o seu plano predeterminado para fabricar, transportar e montar as proteínas virais prejudiciais ao sistema imune humano.
Os pesquisadores italianos testaram a capacidade do resveratrol contra o vírus da gripe por tratamento na células após a infecção. O efeito antiviral foi de 90%! Para o resveratrol ser eficaz, no entanto teve de ser adicionado às células infectadas seis horas após a infecção e continuou durante um período adicional de 24 horas. Este alerta dos cientistas sobre o resveratrol interferir com o vírus, se refere não no ponto em que ele infecta as células ou em que as proteínas virais são fabricados, mas quando as proteínas seriam montados em novos vírus impedindo então a sua replicação. Assim, a replicação viral foi severamente prejudicada. O resveratrol impede a replicação diminuindo o grau de virulência.
Tendo mostrado que o resveratrol trabalhou nas células a favor do hospedeiro, os investigadores procuraram determinar se o efeito poderia ser duplicado em animais. Quando administrado resveratrol a ratinhos infectados com influenza, a taxa de sobrevivência, normalmente que era de 20% duplicou para 40%. No geral, a quantidade de vírus da gripe em pulmões dos animais foi reduzido de 98% em comparação com o de ratos que receberam placebo.
Procure o médico e ou Nutricionista!

(((Terri Mitchell)))


Referência
* Palamara AT, Nencioni L, Aquilano K, et al. A inibição da replicação do vírus influenza A por resveratrol. J Infect Dis. 2005 15 de Maio; 191 (10) :1719-29.

By, Ed. Júlio Caleiro – Nutricionista