terça-feira, 13 de maio de 2014

Estudos comparam o efeito de refrigerantes no esmalte dental com a erosão provocada por drogas


O consumo exagerado de bebidas gaseificadas ácidas, especialmente os refrigerantes, pode provocar erosão do esmalte dental de maneira similar ao abuso de drogas ilícitas, como a metanfetamina, postula o estudo de caso “Erosão Dental Devido a Abuso de Drogas Ilícitas e Bebidas Gaseificadas Ácidas”, publicado na edição de março/abril do General Dentistry.
O estudo menciona que a erosão causada por refrigerante ocorre quando o ácido desgasta o esmalte dental, que é a camada vítrea de proteção que fica do lado externo do dente.
Dr. Mohamed A. Bassiouny,  dentista e autor principal do estudo, comparou o dano na boca de três indivíduos. Um era usuário de metanfetamina, outro era usuário de cocaína e o terceiro consumia refrigerantes em excesso. Todos os participantes relataram má higiene bucal e visitas irregulares ao dentista. Os pesquisadores observaram que os participantes tinham o mesmo tipo e severidade de dano provocado por erosão.
“Todos os indivíduos apresentaram erosão dental severa causada pelos altos níveis de acidez presentes na ‘droga’ consumida. Sabe-se bem que o ácido cítrico presente no refrigerante normal ou diet tem alto potencial de causar erosão dental” , diz Dr. Mohamed.
O indivíduo que consumia refrigerantes em excesso relatou tomar dois litros de refrigerante diet por dia por cinco anos, de acordo com o estudo de caso, e não buscou tratamento dental por duas décadas.
“As incríveis semelhanças encontradas neste estudo devem ser um alerta para consumidores que pensam que os refrigerantes – mesmo sendo diet – não são prejudiciais à sua saúde bucal”, diz dr. Bassiouny.

Fonte: http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Articles/ADA/2013/article/ADA-06-Case-studies-compare-sodas-effect-on-tooth-enamel-to-erosion-by-drugs.cvsp

Dra Taluana Cezar Modesto França
Ortodontia  e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Credenciada TopDent Brasília
Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)