quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SEIS métodos de auxílio-diagnóstico em saúde que você deve conhecer




(Estão em ordem alfabética e não de prioridade)

Frutos diretos dos avanços tecnológicos aliados ao estudo avançado da Fisiologia Humana, estes métodos podem ser muito úteis não só em casos de difíceis diagnósticos e acompanhamento mas também para conferirem mais exatidão a eles; benefícios extras seriam a possibilidade de diagnósticos precoces e mesmo melhoria nas estratégias de prevenção de doenças: você os conhece? Então informe-se melhor e forme sua opinião:

Dosagem salivar de hormônios
É a forma mais confiável (e simples e sem necessidade de “furar” ninguém para tirar sangue) de dosar a maioria dos hormônios esteroidais. Entenda mais aqui:

ES Teck
Combinação de tecnologias que permite o auxílio no diagnóstico e acompanhamento de pacientes e distúrbios antes mesmo que estes apresentem sintomas ou agrupem-se em doenças conhecidas:


Estronex
Dosagem (urinária) que permite estimar a chance de uma mulher desenvolver câncer estrógeno-dependente:

Mineralograma capilar
Permite avaliar intoxicação por metais pesados e auxiliar na avaliação de suficiência ou toxicidade nos “estoques” da maioria dos minerais importantes para o funcionamento do organismo:

Termografia
Através do registro e análise das temperaturas de diferentes regiões do corpo por equipamento especial, é possível prever o risco de adoecimento (e locais mais prováveis para isto) ou detectá-lo precocemente:

Teste de Intolerância Alimentar por IgG
Alimentos podem causar ou agravar sintomas/doenças, mesmo aqueles aparentemente “longe” do estômago e intestinos (de depressão/ansiedade a obesidade e até mesmo doenças autoimunes, alergias e distúrbios hormonais):

Espero que este conhecimento seja útil!

Um abraço

Dr. Ícaro Alves Alcântara
www.icaro.med.br

* Este texto, apesar de refletir minha opinião (embasada, como sempre) sobre estes métodos, tem caráter INFORMATIVO, ou seja, as informações prestadas NÃO objetivam substituir a avaliação MÉDICA (consulta ou acompanhamento) ou por profissional de Saúde capacitado e devem ser cogitadas somente sob aprovação e orientação destes. A prestação destas informações em Saúde, portanto, não se caracteriza de forma alguma como atendimento médico ou indicação afim; dúvidas e perguntas sobre indicações de tratamentos deverão ser feitas diretamente ao seu médico.


Cientistas criam hambúrguer rico em ômega-3...



Todo o mundo sabe que peixes e azeite são ricos em ômega-3, que traz enormes benefícios à saúde.
Mas metade do mundo continua comendo hambúrgueres e bifes de carne vermelha.
Ora, se você não pode ir contra eles, junte-se a eles.
Foi o que pensaram Jim Drouillard e seus colegas da Universidade do Estado do Kansas (EUA).
A equipe acaba de criar o primeiro hambúrguer rico em ômega-3.
Dose diária de ômega-3
A equipe desenvolveu uma técnica que enriquece a carne vermelha com os ácidos graxos capazes de reduzir o colesterol, ajudar a controlar a pressão sanguínea e diminuir o risco de doenças cardíacas.
Recomenda-se que cada pessoa ingira entre 1.200 e 1.600 miligramas diárias de ômega-3.
Cada hambúrguer enriquecido produzido pela equipe possui cerca de 200 miligramas de ômega-3.
O mais importante, segundo os pesquisadores, é que a carne continua tendo sabor de hambúrguer, e não de peixe.
Na verdade, o ômega-3 acrescentado à carne é extraído de sementes de linhaça, e não de peixe.
Caminhos mais saudáveis
Agora será necessário aguardar uma avaliação independente do hambúrguer enriquecido para verificar se o ômega-3 é suficiente para contrabalançar os outros compostos danosos presentes na carne grelhada.
Enquanto isso, quem estiver interessado em ingerir uma comida mais saudável, pode continuar contando com os peixes, azeite e outras oleaginosas, que possuem os ácidos graxos saudáveis ao natural, sem qualquer contraindicação.
Ou, quem sabe, adotar uma dieta mediterrânea.
Fonte: Diário da Saúde

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Medicina Tradicional Chinesa pode ser a solução para a obesidade?



A obesidade pode ser um problema tipicamente moderno, mas uma equipe de cientistas de Taiwan e da China está-se voltando para os princípios milenares da medicina tradicional chinesa para ajudar a combatê-la.
Os resultados, publicados no Journal of Biomolecular Structure Dynamics, indicam que pode haver uma nova direção para os tratamentos da síndrome metabólica.
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco cardiovascular que inclui, além da obesidade, hiperglicemia - com ou sem diabetes -, hipertensão arterial e aumento da circunferência da cintura.
Reguladores PPAR
Nosso organismo possui reguladores do metabolismo lipídico e dos carboidratos, chamados PPAR, sigla em inglês para receptores ativados por proliferador de peroxissomo (Peroxisome proliferator-activated receptors).
Eles estão envolvidos na regulação de muitas funções fisiológicas iniciadas por nutrientes, nutracêuticos e fitoquímicos.
Existem três subtipos de PPAR - alfa, gama e delta -, todos desempenhando papéis importantes.
Devido à importância dessas funções, os três também são alvos de medicamentos importantes para o tratamento da síndrome metabólica.
Beterraba e uva-espim
Os compostos da medicina tradicional chinesa, por sua vez, têm sido reconhecidos como candidatos promissores para a criação de agentes antivirais, antitumorais e anti-inflamatórios.
Para ver se eles poderiam também ser utilizados para alvejar os reguladores PPAR na luta contra a síndrome metabólica, os pesquisadores consultaram mais de 30.000 pequenas moléculas originadas de ervas usadas pela medicina tradicional chinesa.
A equipe realizou uma série de modelagens e simulações para estudar cada molécula, estabelecendo estruturas adequadas para se encaixar em cada tipo da proteína PPAR, a fim de identificar as principais ações dos potenciais medicamentos.
Os princípios ativos identificados são conhecidos como (S)-triptofano-betaxantina, presente na beterraba, e berberrubina, um alcaloide presente na uva-espim.
Agora serão necessárias pesquisas para avaliar os dois compostos, mas os pontos de partida estão estabelecidos rumo à criação de tratamentos mais naturais para a síndrome metabólica e a obesidade.
Fonte: Diário da Saúde

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE MUSCULAÇÃO PARTE II – GRUPOS ESPECIAIS (gestantes, idosos, crianças, hipertensos, diabéticos, obesos e lesionados)


A musculação é uma atividade física muito segura e ampla, que pode ser indicada para qualquer objetivo. Existem inúmeros métodos para atender as necessidades de pessoas saudáveis e grupos especiais. Mas para isso, é muito importante o aluno procurar um professor ou um personal trainer que seja FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, para não colocar em risco a sua saúde.

Os grupos especiais devem sempre ter um acompanhamento médico e apresentar os laudos para o seu professor e caso sintam alguma indisposição durante o exercício, o mesmo deverá ser interrompido e a causa averiguada.

A musculação terapêutica para lesionados é uma excelente opção na qual utiliza-se de exercícios de reabilitação com aparelhos, caneleiras, elásticos e pesos com o objetivo de recuperar os movimentos articulares que foram limitados por alguma lesão.  
Idosos e portadores de Osteoporose por exemplo podem ter uma expectativa de vida maior e melhor, através do fortalecimento de seus ossos e músculos gerando uma maior independência física nas atividades diárias.

A gestante pode ter uma gravidez e um período pós-parto muito melhor com a musculação presente na sua vida, evitando dores articulares, inchaços, flacidez abdominal pela distensão do reto abdominal e pelo excesso de peso corporal, além de prevenir depressão pós-parto.
Diabéticos que aderem a musculação passam a necessitar de menos insulina, além da melhora do estado geral de saúde.

Crianças com tendência a obesidade e ao sedentarismo devem desde cedo aderir aos exercícios para garantir uma vida mais saudável.

Seguem abaixo algumas dúvidas muito comuns:

1-     Quem apresenta DORES NOS JOELHOS pode fazer musculação?
RE: Primeiramente, a dor deverá ser investigada através de exames recomendados por um ortopedista. Após os resultados, o laudo deverá ser apresentado ao professor da academia durante a avaliação, para ser montado um programa de treino com exercícios adequados. Para cada tipo de lesão existem exercícios que devem ser feitos para melhorar (musculação terapêutica) e outros que não devem ser feitos enquanto houver dor.
Um caso muito comum, é a dor pelo excesso de peso corporal. Neste caso, os exames costumam não apresentar lesões e a dor se dá somente pela compressão sofrida pelas estruturas da articulação. Sendo assim, os exercícios permitidos serão os de cadeia cinemática aberta (pés livres - cadeira extensora, mesa flexora, exercícios com caneleiras e elásticos), para fortalecer os músculos sem gerar compressão. Além disso, dieta e exercícios aeróbios sem impacto e pouca sobrecarga deverão fazer parte do programa de treino para a redução do peso corporal e assim, diminuir a sobrecarrega corporal sobre os joelhos.

2-     Portadores de DIABETES podem praticar musculação?
RE: Sim. Muito importante para o controle da glicose e melhora da qualidade de vida. Veja neste link a importância e recomendações:    http://ligadasaude.blogspot.com.br/2012/07/beneficios-da-musculacao-para.html

3-     GESTANTES podem fazer musculação?
RE: Sim. Muito importante para fortalecer músculos e articulações em geral, evitar o excesso de peso e amenizar os sintomas e possíveis patologias decorrentes da gestação, tais como: dores lombares, diástase dos retos (separação dos retos abdominais gerando flacidez), veias varicosas, fraqueza do assoalho pélvico, frouxidão ligamentar e diabetes gestacional. Veja neste link a importância e recomendações: http://ligadasaude.blogspot.com/2012/05/atividade-fisica-para-gestantes.html?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

4-     HIPERTENSOS podem fazer musculação?
RE: Sim. De 3 a 5 vezes por semana, com a intensidade de 50 a 60% da FC (Frequência cardíaca), e para estimular a circulação periférica, utilizar o método circuito, alternando os grupos musculares, com mais repetições (acima de 15) e menos sobrecarga.

5-     OBESOS podem fazer musculação?
RE: Sim. Muito importante para melhorar e manter a integridade das articulações, na maioria das vezes desgastadas e com patologias devido ao excesso de peso. Veja as recomendações neste link: http://ligadasaude.blogspot.com/2012/07/prescricao-de-exercicios-para-obesos.html

6-     IDOSOS podem fazer musculação?
RE: Sim. É uma excelente opção, não somente para a saúde física como também para a saúde mental. Veja neste link os benefícios: http://ligadasaude.blogspot.com/2012/11/exercicios-para-idosos-minhas.html  http://ligadasaude.blogspot.com/2012/11/exercicio-fisico-e-melhor-do-que.html

7-     Portadores de OSTEOPOROSE podem fazer musculação?
RE: Sim. É a atividade mais segura e indicada. Veja as recomendações neste link:   http://ligadasaude.blogspot.com/2012/06/musculacao-uma-arma-contra-osteoporose.html

8-     Portadores de DESVIOS, HÉRNIAS OU DORES NA COLUNA VERTEBRAL podem praticar musculação ?

9-     Quem sente dores no ombro pode fazer musculação?
RE: Sim, após a realização de exames indicados por um ortopedista, veja aqui os exercícios mais indicados:  http://ligadasaude.blogspot.com/2012/09/musculacao-para-lesoes-no-ombro.html

10-   Criança pode fazer musculação? A partir de quantos anos?
RE: Sim, muito importante na prevenção da obesidade, já que esta nova geração é muito influenciada pela tecnologia, o que estimula ao sedentarismo e suas patologias. Recomendo a partir de 12 anos. Porém, até 16 anos, recomendo priorizar exercícios de cadeia cinemática aberta (pés e braços livres, como cadeira extensora, mesa flexora, e exercícios com pesos livres), e os de cadeia cinemática fechada (agachamentos, leg press e desenvolvimentos) com pouca sobrecarga, para não prejudicar o crescimento.


 *** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Excesso de açúcar eleva risco de câncer...



Os açúcares são necessários para nos dar energia e, em quantidades moderadas, contribuem para nosso bem-estar.
Altos níveis de açúcar, contudo, podem fazer bem mais do que danificar nossas células, levando a condições mais graves, como o diabetes.
Pesquisadores espanhóis acabam de demonstrar que elevados níveis de açúcar no sangue também aumentam o risco de câncer.
Do açúcar ao câncer
Que a obesidade é uma das principais causas do diabetes é algo que tem sido demonstrado em vários estudos.
Níveis elevados de açúcar no sangue são características tanto da obesidade quanto do diabetes.
Por outro lado, pessoas com diabetes têm até duas vezes mais chance de desenvolver cânceres de cólon ou de pâncreas do que a população em geral.
O que ainda necessitava de esclarecimento é a conexão entre obesidade e diabetes, de um lado, e o câncer do outro.
Beta-catenina
Um mecanismo-chave nessa conexão acaba de ser descoberto pela equipe a Dra Custodia Garcia-Jimenez, da Universidade Rei Juan Carlos.
Os elevados níveis de açúcar no sangue aumentam a atividade de um gene conhecido por acelerar a progressão do câncer.
O estudo mostrou que a capacidade das células do intestino para secretar um hormônio chamado GIP - que otimiza a liberação de insulina pelo pâncreas - é controlada por uma proteína chamada β-catenina.
Por sua vez, a atividade da β-catenina é estritamente dependente dos níveis de açúcar no organismo.
O excesso de açúcar pode levar a uma superatividade dessa proteína, que já se sabe estar envolvida no desenvolvimento de vários tipos de câncer, ao tornar as células "imortais", evitando a apoptose, ou morte celular programada - esta é uma etapa-chave nos primeiros estágios do câncer.
Prevenção
"Ficamos surpresos ao verificar que alterações em nosso metabolismo, causadas pelo açúcar que ingerimos, impactam nosso risco de ter câncer," disse a Dra Custodia.
"Nós agora estamos investigando que outros componentes da dieta podem influenciar o nosso risco de câncer. Mudanças de dieta são uma das estratégias de prevenção mais fáceis, que podem potencialmente evitar muito sofrimento," concluiu ela.
Fonte: Diário da Saúde

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Conheça mais sobre o STRESS através da história de Jorge!!!



Excelente texto da Dra. Liliane Lemesin que muito bem ilustra como o STRESS irá acabar com sua carreira (e vida) se você não abrir os olhos a tempo...

Originalmente publicado em: http://www.vidavida.com.br/stress-e-suas-complicacoes/129-stress-alarme-resistencia-exaustao

"Para explicar o mecanismo de stress vou contar para vocês uma história com um personagem fictício, num cargo fictício, mas que ilustra muito bem a realidade da grande maioria das pessoas hoje em dia: 
Jorge é jovem, bem sucedido profissionalmente e acaba de ser promovido. Junto com a promoção veio um projeto que ele deve liderar e, portanto esta a mil – vamos fazer uma pausa e explicar o que esta acontecendo fisiologicamente com nosso amigo Jorge. Neste exato momento ele está entrando na fase 1 do processo de stress, também denominado de alerta, sua adrenalina está a toda, além de uma grande porção de endorfina e cortisol porque a ansiedade gerada neste período ,vai gerar pique e criatividade para que nosso jovem siga com o projeto a todo vapor. Seu coração está acelerado, suas pupilas dilatadas, seus sentidos aguçados, seus músculos enrijecidos e ele nem se dá conta que está trabalhando demais, ele não percebe o cansaço.
A promoção trouxe mais responsabilidade e muito mais trabalho para Jorge e com o passar do tempo ele está lotado de tarefas que para o organismo de Jorge é visto como “perigo” constante e portanto para dar conta do serviço, nosso amigo acabou entrando na segunda fase do stress que é denominada adaptativa. Nesta fase o que ocorre é uma hiperatividade da glândula supra-renal que vai liberar cortisol em excesso e começar a causar danos ao organismo do nosso amigo e se ele não tomar cuidado a coisa vai ficar feia, mas como assim?
O corpo do Jorge está a todo tempo se preparando para a batalha do dia a dia e para isso ele tem que captar energia através de glicose para jogar dentro da célula, então ele vai atrás da glicose sanguínea e do depósito de glicose presente no fígado e no músculo e para jogar toda esta glicose dentro da célula ele tem que fazer seu pâncreas trabalhar mais produzindo insulina. Dentro da célula este excesso de glicose não foi utilizado porque diferente dos nossos ancestrais não precisamos lutar ou fugir, sendo assim todo esse excedente de energia vai ser estocado na forma de gordura (Jorge ainda não está percebendo, mas está ganhando um pneuzinho na barriga e suas pernas estão começando a perder massa muscular). Além disso, ocorrerá aumento da sua pressão sanguínea, dos seus batimentos cardíacos além da queda da imunidade. Não podemos esquecer que para o organismo de Jorge é como se ele estivesse em risco permanente e, portanto ele precisa estar preparado para se defender o tempo todo.
Jorge é o tipo de pessoa que não desliga nunca e seu nível de ansiedade é sempre numa escala de zero a dez, mil. Então nestas proporções seu organismo vai chegar à fase final de stress que é a fase de exaustão e porque isso ocorreu? E como está Jorge neste momento?
Cinco anos se passaram desde que Jorge conseguiu a primeira promoção, hoje aos quarenta anos Jorge é um diretor Executivo da sua empresa, mas as perspectivas não são boas: Aquele jovem bem sucedido e elegante hoje está obeso, diabético ,hipertenso e está prestes a fazer três pontes de safena, ele não tem ânimo de levantar da cama, sente dores pelo corpo inteiro, sofre de insônia, explode facilmente, não tem mais relação sexual com sua mulher, alias, está separado e sem amigos, pois não tem tempo para diversão ou para seus familiares virou um workaholic. Sua memória está um fracasso, não consegue mais se concentrar enfim não é nem sombra daquele jovem vigoroso de antes que sonhava conquistar o mundo , ele não é admirado pelo seus colaboradores e o dono da empresa já pensa em demiti-lo pois ele não produz mais bons resultados.
Fisiologicamente Jorge exauriu seu organismo, ele não possui mais energia para queimar, sua supra-renal entrou em exaustão, seus neurotransmissores decaíram, seus hormônios sexuais também e se ele não fizer nada parase recuperar ele vai entrar na terceira idade com vários problemas de saúde podendo até ter um infarto, um AVC ou um câncer.
Agora vamos ao outro lado da história, um outro Jorge como seria?
Jorge apesar de muito atarefado tem um estilo de vida regrado, ele consegue ter uma boa alimentação, faz atividade física regular, tem vários amigos. Jorge é o tipo de pessoa que consegue separar muito bem as coisas e não leva problemas de casa para o trabalho e nem do trabalho para casa. Seu Hobby é gastronomia e não é raro, de final de semana, reunir seus amigos para uma experiência culinária, é lógico regido por ele e regado á uma boa música e boas gargalhadas. Faz cinco anos que ele recebeu sua primeira promoção, hoje aos quarenta anos, diretor executivo da sua empresa ,esbanja energia , vitalidade e mesmo com pulso firme é admirado por todos .Ele nem imagina o que está para acontecer: o dono da empresa está prestes a torná-lo o mais novo sócio. Sua velhice promete ser tranqüila, sem grandes problemas de saúde ou social.
Então , qual a sua realidade? Se for a primeira não fique desiludido e faça alguma coisa para melhorar, um bom profissional vai te ajudar a por os ponteiros em dia. Se for a segunda parabéns!!! Você está no caminho certo para um envelhecimento saudável pois gerenciamento do stress é um dos passos fundamentais para se envelhecer bem.

Dra Liliane Lemesin
CRM:80189
http://www.vidavida.com.br/stress-e-suas-complicacoes/129-stress-alarme-resistencia-exaustao "


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Romã possui antioxidantes que protegem contra doenças degenerativas...



Pesquisadoras brasileiras descobriram que a romã tem grande potencial para atuar na prevenção do Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas.
Inúmeros estudos indicam que, entre pessoas que consomem frutas e verduras regularmente, é mais raro o diagnóstico de doenças degenerativas decorrentes da idade avançada.
"Isso se deve ao fato de que a quantidade de antioxidantes presentes nesses alimentos é elevada", comenta Maressa Caldeira Morzelle, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), autora da pesquisa.
Em seu trabalho, Maressa mostrou que a casca da fruta possui mais antioxidantes do que seu suco e sua polpa.
Acredita-se que os antioxidantes atuem na prevenção contra os radicais livres que matam as células do nosso corpo, o que pode resultar em doenças degenerativas em geral.
Com base nessa premissa, Maressa buscou alternativas que pudessem concentrar todo o extrato da casca de romã em um pó que possa ser diluído como suco ou adicionado a sucos de outros sabores
Composto bioativo
O principal desafio foi criar um composto bioativo que não afeta as propriedades sensoriais do produto final.
Os melhores resultados vieram na forma de um extrato, elaborado com etanol e água, e de um pó para refrescos, que não altera o sabor do suco ao qual é adicionado.
Segundo a pesquisadora, o trabalho pode se transformar em um produto comercial, eventualmente na forma de microcápsulas contendo o extrato casca de romã, que possam ser adicionadas na dieta em geral, ou mesmo tomadas na forma de um suplemento tradicional.
Fonte: Diário da Saúde

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Enzima pode reduzir e até reverter a obesidade...



Cientistas conseguiram reverter a obesidade em animais de laboratório por meio da manipulação de uma única enzima.
A obesidade foi revertida manipulando a produção da enzima tirosina quinase 2, ou Tyk2 na sigla em inglês (tyrosine protein kinase-2).
Os cientistas descobriram que a Tyk2 ajuda a regular a obesidade por meio da diferenciação de um tipo de tecido gorduroso descoberto há poucos anos, chamado tecido adiposo marrom.
Reversão da obesidade
A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias para conter, e eventualmente reverter, a obesidade.
A nova informação é particularmente promissora porque o estudo mostrou que os níveis da enzima podem ser controlados por meio da alimentação.
"Nós descobrimos que os níveis de Tyk2 nos camundongos são regulados pela dieta. Nós então testamos amostras de tecidos humanos e descobrimos que os níveis de Tyk2 são até 50% inferiores nos humanos obesos," disse o Dr. Andrew Larner, da Universidade Commonwealth-Virgínia (EUA).
Assim, segundo Larner, o mecanismo funciona tanto em camundongos, quanto em humanos.
Tipos de gordura
O corpo humano possui vários tipos de tecidos adiposos, ou gorduras: gordura branca, gordura marrom e gordura bege.
A gordura branca é o depósito primário de energia - se você come mais do que despende em energia, o excesso de calorias se acumula em seu corpo na forma de gordura branca.
Já a gordura marrom ajuda a manter a temperatura corporal.
Durante muito tempo os cientistas acreditaram que ela só era ativa nas crianças.
Só muito recentemente eles descobriram que a gordura marrom ajuda a controlar o gasto energético - o que fez com que ela passasse a ser conhecida como "gordura boa".
Fonte: Diário da Saúde

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE MUSCULAÇÃO (PARTE I – HIPERTROFIA E EMAGRECIMENTO)



1-    Quantas vezes por semana devo praticar musculação?
RE:  3 a 6x por semana. 1 dia deverá ser de descanso, independente do objetivo, para a manutenção da integridade das articulações e músculos .

2-    Quantas repetições devo realizar visando hipertrofia muscular?
RE: 6 a 12 repetições com carga máxima. Porém, também sou a favor de utilizar exercícios com altas repetições (15 a 40 por exemplo) e baixas (6 a 12) num mesmo treino, para estimular os músculos de formas variadas.

3-    Quantas repetições devo realizar visando definição muscular e emagrecimento?
RE: Vai depender da composição corporal do indivíduo, ou seja, caso o % de massa muscular seja baixo, será necessário aumentá-lo através de exercícios com baixas repetições (6 a 12) para evitar flacidez, acelerar o metabolismo (quanto mais massa muscular, mais calorias gasta-se em repouso) e tornar os músculos mais aparentes. Além disso, exercícios aeróbios deverão ser incluídos para acelerar a queima de gordura. Caso o % de massa muscular seja alto, recomendo priorizar exercícios aeróbios, treino de musculação em circuito com 12 a 20 repetições.

4-    Qual o intervalo de descanso entre as séries eu devo utilizar?
RE: De 30 a 60 segundos. Porém em treinos muito intensos, o intervalo pode chegar a 2 minutos. Outra opção é utilizar o intervalo curto (20 a 40 segundos) como uma forma de aumentar a intensidade do treino.

5-    Como devo realizar aquecimento?
RE: Em dias mais frios, 10 minutos de qualquer exercício aeróbio para elevar a temperatura corporal e estimular a circulação sanguínea nos membros inferiores e superiores. Em dias quentes, não há necessidade de aquecer com exercícios aeróbios e recomendo realizar 1 série de 20 repetições com carga moderada, de algum exercício que estimule os músculos a serem trabalhados, por exemplo: 1x20 no supino reto em dias de peitoral. Um breve alongamento também pode ser utilizado antes do treino para “desenferrujar” as articulações.

6-    Por qto tempo devo manter a mesma série?
RE: De 1 a 3 meses. Após 3 meses, para quem treina mais de 3x por semana, os músculos já estarão adaptados e os resultados já não serão significativos, havendo manutenção dos mesmos.

7-    Por que o peso corporal aumenta quando se faz musculação?
RE: Devido aumento da massa muscular notado principalmente em pessoas sedentárias quando iniciam esta atividade. Para emagrecimento, o ideal é se basear nas roupas, medidas e composição corporal (o % de gordura deverá diminuir), e não no peso corporal total registrado pela balança.

8-    Exercícios aeróbios devem ser feitos antes ou depois do treino de musculação?
RE: Há 2 explicações: 1- Antes do treino poderá ser melhor para quem deseja emagrecer, pois após o treino a disposição não será mais a mesma.
2- Após o treino também poderá ser benéfico por gerar um maior gasto de gordura, já que durante a musculação já houve esgotamento dos carboidratos. Sendo assim, recomendo alternar as 2 formas.
Já para quem tem como prioridade a hipertrofia muscular, recomendo o treino aeróbio após a musculação.

9-    Fazer alongamento prejudica a hipertrofia muscular?
RE: Que fique claro que alongamento pode ser tanto para aumentar a flexibilidade, como apenas para manter as articulações num nível de flexibilidade saudável. Treinar flexibilidade (levar o músculo na sua amplitude máxima) antes ou imediatamente após o treino de hipertrofia, poderá gerar estiramentos, mas alongar de forma suave por 10 a 15 segundos não, inclusive poderá ajudar na sua recuperação e evitar dores musculares tardias.

10-Abdominal ajuda a perder barriga?
RE: Os exercícios abdominais vão fortalecer o abdômen, melhorar o aspecto físico evitando a flacidez, além de proteger a coluna vertebral. Para perder barriga, a dieta é o principal responsável e os exercícios aeróbios vão acelerar esta perda.

11-Musculação deixa a mulher com corpo de homem?
RE: Um programa de musculação deverá ser feito visando a proporcionalidade corporal, e não somente trabalhar os músculos de forma isolada como muito se vê em diversas  academias. Portanto, se treinar corretamente, visando proporcionalidade, a mulher não ficará com o corpo masculino.

12-Musculação provoca varizes?
RE: Varizes são provocadas principalmente por fatores genéticos e problemas de circulação. Quem tem esta tendência, deverá evitar grandes sobrecargas. Porem, caso não haja histórico familiar, a musculação não será responsável pelas mesmas.

13-Musculação provoca estrias?
RE: Estrias são provocadas quando há um grande estiramento da pele, num período curto de tempo, ou seja, pode ser causado pelo ganho excessivo de peso ou crescimento (estatura na adolescência), ou por praticantes de musculacao que fazem o uso de anabolizantes e sofrem um crescimento muscular rapido e excesivo.

14-Musculação melhora as celulites?
RE: Sim. Principalmente exercícios para quadris: abdutores (“culotes” ) e glúteos com caneleiras, agachamentos e adutores (parte interna da coxa). Além disso, muita água e alimentacao balanceada vão fazer toda a diferenca para melhorar e evitar este processo inflamatório das células adiposas.

15-Musculação é seguro?
RE: Quando bem orientada, sim. Pois além da melhora estética, evita e melhora uma série de doenças, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade, doenças e lesões músculo-articulares, osteoporose, desvios na coluna vertebral e hérnias de disco, entre outras...

16-Suplemento alimentar e bomba são a mesma coisa?
RE: Não. Bomba é o nome vulgar de anabolizantes, que são esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids). São uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes, o que pode gerar consequências graves no futuro como tumores e doenças hormonais, já que na maioria das vezes não há um acompanhamento médico.
Os suplementos Alimentares destinam-se a complementar e ou suplementar o regime alimentar normal, sendo constituído por fontes concentradas de determinadas substâncias nutrientes ou outras com efeito nutricional ou fisiológico, destinados a ser tomados em unidades medidas de quantidade reduzida. Somente um profissional (nutricionista, médico nutrólogo ou médico ortomolecular) deverá avaliar a necessidade ou não de suplementos alimentares.

OBS. Na próxima semana (2a feira), a 2ª parte deste artigo será publicada, esclarecendo dúvidas sobre musculação para grupos especiais (idosos, crianças, gestantes, diabéticos, hipertensos e indivíduos com articulações lesionadas).


 *** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vegetarianos têm coração mais saudável, diz estudo...



Pessoas que seguem uma dieta vegetariana têm um coração mais saudável do que aquelas que comem carne e peixe. Segundo uma pesquisa britânica, esses indivíduos apresentam um risco menor de sofrer doenças cardíacas e também de serem hospitalizados ou morrerem em decorrência de um evento cardiovascular. O estudo, que estará presente na edição de março do periódico The American Journal of Clinical Nutrition, reforça trabalhos recentes que associaram o consumo de carne vermelha a uma maior taxa de mortalidade.
Para a autora desse estudo, Francesca Crowe, epidemiologista da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, grande parte dessa diferença se deve aos efeitos do colesterol e da pressão sanguínea, que geralmente são mais altos entre os consumidores de carne. “Nossas conclusões ressaltam a importância dos hábitos alimentares para a saúde do coração”, diz.
A pesquisa de Crowe comparou a saúde cardiovascular de vegetarianos e não vegetarianos — ao todo, o estudo avaliou quase 45.000 pessoas entre 50 e 70 anos de idade durante 12 anos. Ao longo desse tempo, os participantes responderam a questionários detalhados sobre sua saúde e seu estilo de vida. 
Melhor saúde — Segundo os resultados, os vegetarianos, de maneira geral, têm pressão arterial e níveis de colesterol no sangue mais baixos do que as pessoas que comem carne. Eles também tendem a apresentar um índice de massa corporal (IMC) menor e um menor risco de diabetes. Além disso, após levarem em consideração fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool e prática de atividade física, os pesquisadores concluíram que os vegetarianos têm uma chance 28% menor de desenvolver alguma doença cardiovascular e 32% mais baixa de hospitalização ou de morrer por condições do tipo. O risco de câncer, no entanto, é semelhante entre vegetarianos e não vegetarianos.
Fonte: Revista Veja

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ÁGUA - Por que é impossível ter SAÚDE sem ela

ÁGUA - Por que é impossível ter SAÚDE sem ela
(meu mais novo vídeo em saúde)
http://youtu.be/jeqeDIghRwg

Para recuperar, ter e manter SAÚDE, todos nós precisamos de ÁGUA. Em outras palavras, a falta de água causa, agrava ou mantém quase todos os sintomas que você possa imaginar (e até engorda): da dor de cabeça à pressão alta, da tontura/cansaço às inflamações...

E quem acha que 2 litros de água bastam por dia, talvez precise rever seus conceitos porque quanto mais pesado você está, de mais água precisa, regularmente.

Mais em:
http://www.icaro.med.br/category/categorias-home/textos-basicos/agua-2/

Link para o vídeo
http://youtu.be/jeqeDIghRwg
 
Divulguem, se acharem válido! Muitos podem beneficiar-se deste breve conteúdo...


* É claro que toda e qualquer dica em saúde somente deve ser seguida após avaliação e orientação do seu profissional de saúde responsável *
 
 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Desintoxicação pós-carnaval...



A folia acabou! Não dizem por aí que o ano começa após o carnaval? Pois é, se 2013 para você começa agora após os excessos do carnaval, nada melhor que começar o ano com o pé direito e com o corpo limpinho, desintoxicado de tanta bebida alcoólica e alimentos e hábitos nada saudáveis.

Vamos às dicas para você desintoxicar seu organismo:

- Beba muita, muita, MUITA ÁGUA, principalmente se extrapolou a dose no álcool. Lembre-se a maior parte do seu organismo é constituída de água, se faltar, nada funciona como deveria.

- Tome chá verde, um excelente diurético e desintoxicante vai te auxiliar a eliminar aquele inchaço indesejado. Não gosta do sabor? Adicione fatias de limão, laranja, hortelã, capim cidreira para saborizá-lo. Outros chás com poder diurético são: alecrim, salsaparrilha e hortelã, mas o chá verde possui muitas propriedades benéficas além da desintoxicação, então seu consumo é importante.

- Nesta semana procure fazer refeições leves com ingredientes naturais para colocar seu metabolismo em dia. Aposte em sopas bem coloridas e que não sejam industrializadas. Faça saladas com uma boa variedade de legumes e verduras para repor vitaminas e minerais ao seu organismo. Carnes magras e grelhadas são uma boa pedida e nada de frituras e carnes gordurosas.

- Aposte no arroz integral, se não tem hábito de consumir os alimentos integrais é uma boa hora para iniciar seu consumo. Além de proporcionar mais saciedade por seu índice glicêmico ser menor, sendo um grande aliado no processo de emagrecimento, de brinde você leva mais nutrientes.

- Abuse das frutas! Com certeza você deve ser daqueles que come 1 fruta ao dia ou 1 por semana. Nada disso! Tente criar o hábito de consumir no mínimo 3 frutas ao dia. A dica que sempre dou ao meus clientes é fazer uma super salada de frutas, mas não aquela tradicional que só vai banana, maçã e mamão. Coloque laranja, kiwi, melão, pêra, maçã, manga, mamão, pique tudo e coloque na geladeira e vá servindo as porções nos lanches, café-da-manhã e leve com você uma porção para o trabalho, além de ser muito mais gostoso que uma fruta só você acaba ingerindo diversas vitaminas de uma vez só.

- Determine horários para as suas refeições. Eu sei que muitas vezes é difícil pela rotina de trabalho, etc, mas procure estabelecer horários para as refeições. Nosso corpo gosta de disciplina e estabelecer esta rotina alimentar evita que você fique beliscando, exagere nas refeições ou coma alimentos que não deve, como por exemplo alimentos fritos ou fast food.

- Se não consegue sozinho, procure ajuda! Tem pessoas que são bem organizadas e conseguem se disciplinar nas refeições, o que não é garantia de estar se alimentando corretamente, mas já é um começo. Acredito que é sempre interessante procurar um profissional para trocar uma ideia sobre seus hábitos alimentares. Muitas vezes as mudanças não são grandes, mas fazem toda diferença. E muitas vezes as mudanças precisam ser drásticas e por isso o suporte técnico de um profissional é importante para que você não desista no meio do caminho já que conseguimos buscar alternativas aos obstáculos.

- E por fim, mas não menos importante, é preciso enraizar o hábito do exercício físico, que além de melhorar a circulação, evitando retenção de líquidos, tem zilhões de benefícios, incluindo o emagrecimento e melhora da qualidade de vida.

Estas dicas são um incentivo para que você comece a colocar em prática suas resoluções de ano novo, e tenho certeza que melhorar seus hábitos alimentares, faz parte desta lista.

Leitura Complementar:

Aqui você encontra todos os posts da Liga da Saúde relacionados a desintoxicação.
Especial da Veja sobre desintoxicação, para acessar clique aqui 


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.