Eu sempre amei e indiquei batata doce. Por muito tempo ela foi considerada um pouco vilãzinha por se achar que ela era, sei lá, meio prima-irmã da batata inglesa (a branca mais tradicional). E, por isso, carboidrato simples (aquele que vira rapidinho açúcar no sangue). A verdade é que as duas batatas têm em comum apenas o fato de serem raízes e fontes de carboidrato.
A batata doce, diferente da inglesa, possui uma carga glicêmica mais baixa, devido a presença de fibras. Ela começa a chamar a atenção por ter se tornado a queridinha dos marombeiros. E não é por acaso: ela libera a glicose devagar, favorecendo a queima de gordura e o ganho de massa magra (Quem não quer?). Esse último efeito ocorre também por seu potencial alcalinizante sanguíneo. A situação é fundamental para o ganho de massa e para asreações bioquímicas acontecerem direitinho. É ou não é uma doçura do bem essa batata, minha gente?
Eu estava aqui de bobeira e umas batatas doces ali na geladeira. E começou o processo do famoso: “O que temos para hoje?”. Piquei em quadradinho nem sei porque. No meio do caminho vi que estavam parecendo croutons e pensei: “E se coloco azeite, sal e alecrim e forno, será que funciona?”. Funcionou tanto que fui beliscando, quase comi tudo e não sobrou para a salada. Joguei sobre uma salada de alface, tomatinho e salmão (que tinha sobrado do almoço rs).
Crouton de batata doce
Ingredientes
1 batata doce média picada em cubinhos
1 colher de sobremesa de azeite
sal e alecrim a gosto
Modo de fazer:
Coloque os cubinhos de batata em uma forma antiaderente, jogue por cima o azeite mexendo para que ele envolva todos os cubinhos, o sal e o alecrim. Leve ao forno alto (aqui coloquei 300 graus. Mas meu forno é daqueles mais baratinhos e elétricos, então é bom que você conheça o potencial do seu forno). Mexa sempre para não queimar e fique de olho. A idéia é formar crostinhas por fora e ficar cozidinho por dentro. Vai lá e ahaza fia!
Beijinhos. Carol!
*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.