Com a chegada do inverno é comum o aparecimento de gripes e resfriados. Selecionei alguns alimentos e nutrientes que são capazes de melhorar as defesas do organismo durante a estação mais fria do ano. Saibam quais são os benefícios e não esqueçam de incluí-los na alimentação.
Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre) - são fontes de ácido fólico, nutriente que auxilia na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
Cogumelos – as betaglucanas, um tipo de fibra solúvel, possui efeito imunomodulador. A presença do nutriente lentinan também faz a fama dos cogumelos, pois aumenta a imunidade, estimula células de defesa do organismo e ainda eleva a produção de interleucina 1, substância que combate tumores. Além disso, esses componentes têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam na prevenção do câncer e de outras doenças.
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) - ricos em zinco, nutriente que combate gripes, resfriados, além de outras doenças do sistema imunológico.
Laticínios, abacate, beterraba, manga, pera, maçã, pêssego, frango, peixe e tomate - ricos em lisina, que suprime a multiplicação viral. Esses alimentos não só ajudam a prevenir gripes mas também amenizam seus sintomas.
Cenoura, abóbora, brócolis - são fonte de betacaroteno, essencial para a saúde das mucosas do trato respiratório. Sua deficiência reduz do número de células de defesa e aumenta a suscetibilidade de infecções bacterianas ou virais.
Ah, e não se esqueça de caprichar na hidratação no inverno!
*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.