terça-feira, 24 de julho de 2012

A importância de uma eficiente função mastigatória ...




Considerando que uma das principais funções dos dentes é a mastigação, a atenção à saúde bucal é de extrema importância para a alimentação. Não há boa alimentação sem boa mastigação.

O aumento da qualidade de vida e da saúde geral está intimamente relacionado com a ingestão de bons nutrientes, o que geralmente exige a presença de dentes naturais sadios ou de próteses dentárias bem adaptadas. Quando os dentes não estão em boas condições, a função mastigatória torna-se ineficiente e o indivíduo acaba por mudar seus hábitos alimentares.

Estudos mostram uma maior longevidade entre indivíduos com mais de 20 elementos dentários naturais, seguidos pelos que tinham próteses bem adaptadas na boca. Para os edentulos ou com poucos dentes naturais remanescentes a expectativa de vida diminui significativamente, bem como seu estado geral de saúde.

Para termos uma mastigação adequada devemos em primeiro lugar estarmos em dia com nosso dentista. O cuidado com os dentes deve ser constante, assim como com a boca e as gengivas. Qualquer transtorno que afete a mastigação (ausência dentária, inflamação gengival, cáries, tártaros etc) pode interferir, indiretamente, no processo da digestão, uma vez que a trituração adequada dos alimentos fica comprometida.

Nos últimos anos os implantes dentários assumiram grande importância na reabilitação oral, conseguindo devolver função mastigatória, estética e melhorando o convívio social do paciente. O implante pode repor de um até a falta total de dentes do paciente. Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o dente. Esse dente pode ser colocado imediatamente após a cirurgia (carga imediata) ou após algumas semanas (depende da força de travamento do implante no osso). Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregam nem mudam de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala, conferindo ao paciente mais segurança e eficiência em todas as funções bucais. 




















*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.