quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ansiedade pode gerar obesidade...


O desequilíbrio alimentar é um dos sintomas que podem levar ao excesso de peso
A ansiedade é hoje um dos principais problemas gerados pela vida agitada e estressante nas grandes cidades. Entretanto, mesmo que esse seja um sintoma comum entre as pessoas, muitas vezes pode se agravar, acarretando situações mais graves que podem levar, por exemplo, a desequilíbrios alimentares.
Tentando encontrar uma saída para o sentimento de ansiedade, muitas pessoas acabam cometendo excessos alimentares como busca inconsciente para amenizar sensações desagradáveis – como stress, solidão, cansaço, tristeza, raiva – gerando um quadro de sobrepeso e até obesidade. Além das doenças relacionadas ao sobrepeso, como pressão alta, diabetes, doenças do coração e infarto, os efeitos emocionais também são preocupantes.
Mas mudar a forma de se alimentar não é tarefa fácil, pois todo o comportamento alimentar envolve questões físicas e emocionais – difíceis de modificar e o principal responsável pelo fracasso das dietas.
Hoje, existem métodos que auxiliam a lidar com o comportamento emocional e alimentar, em que o paciente recebe tratamento personalizado e aprende a criar uma relação saudável com a comida a partir do controle das emoções.
O foco principal desse programa é o lado emocional, onde o paciente se torna autor de seu próprio emagrecimento, aprendendo a se responsabilizar pelo processo e deixar de pensar que é a gordura que se apropria dele, sem que ele possa fazer nada. Com isso, a ideia é que a pessoa crie um comportamento magro, em que ela não se utilize da comida para compensar sentimentos.
A psicologia é uma aliada no processo de reeducação alimentar e contribuem de forma significativa para que as pessoas emagreçam, mantenham-se magras, livrando-se do indesejável efeito sanfona.











*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

domingo, 27 de novembro de 2011

Mousse de manga com coco – doce sem açúcar, sem leite e sem glúten...


Sabe aquela vontade de comer um doce bem quando vc esta de dieta? Ou no lanchinho da tarde? Pois é… Vem cá que tem um mousse de manga com coco que pode salvar seu lanche ou sobremesa.

E o melhor, sem lacteos, sem glúten e sem açúcar, mas sim, com muito, muito mesmo, SABOR.
Ingredientes:


- 2 mangas pequenas bem maduras
- 1 vidro pequeno de LEITE DE COCO
- 2 colheres de sopa de linhaça hidratada (deixar de molho na água de um dia para o outro)
- 1 laranja
- 1 colher de sopa de mel de abelhas

Modo de fazer: liquidifica tudo, leva na geladeira (ou congelador se quiser tipo picolé) e vai ser feliz, vai, mas vai sem culpa, porque esse docinho aqui pooooode.









*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

sábado, 26 de novembro de 2011

Chá Verde pode diminuir "mau" colesterol, segundo estudo...


Uma nova análise publicada descobriu que o chá verde seja consumido como uma bebida ou em forma de cápsula, está ligado a uma redução significativa, mas modesta no LDL ou "mau" colesterol, mas os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação com HDL ou "bom" colesterol e triglicérides.


O chá verde contém catequinas, compostos polifenólicos que são conhecidos por exercer vários efeitos protetores, particularmente no sistema cardiovascular.

Os pesquisadores analisam as evidências até agora de todos os estudos que examinaram a relação entre consumo de catequinas do chá verde e alterações nos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), lipoproteína de alta densidade (HDL), colesterol e triglicerídeos.

Eles vasculharam todos os bancos de dados conhecidos até março de 2010 e encontraram 20 ensaios clínicos randomizados, abrangendo um total de 1.415 participantes, que relataram mudanças em pelo menos um desses níveis.

Quando agrupados e analisados ​​os dados desses estudos, eles descobriram que:

- Catequinas do chá verde, em doses variando de 145 a 3.000 mg por dia (incluindo o consumo de bebidas como chá verde e extrato em cápsulas) tomadas de 3 a 24 semanas, levou a reduções estatisticamente significativas no colesterol total e LDL ("ruim") em comparação com controles que não consumiram nenhum.

Catequinas do chá verde não alteraram o HDL ("bom"), os níveis de colesterol ou triglicérides.

Referência:

Green Tea Catechins Decrease Total and Low-Density Lipoprotein Cholesterol: A Systematic Review and Meta- Analysis"; Amie Kim, Andrew Chiu, Meredith K. Barone, Diane Avino, Fei Wang, Craig I. Coleman, Olivia J. Phung; Journal of the American Dietetic Association November 2011; Vol. 111, Issue 11, Pages 1720-1729; DOI: 10.1016/j.jada.2011.08.009; Link to Abstract.



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Congelamento de Alimentos...


Você que não tem tempo de cozinhar, e sempre acaba comprando produtos prontos industrializados para consumo, (ricos em conservantes, corantes, sódio, gorduras etc...) saiba que pode fazer suas refeições congeladas em sua casa. Basta se organizar e “botar” a mão na massa! Dessa forma você terá alimentos com sabor e muito mais nutritivos.

Os alimentos congelados conseguem manter o sabor, a cor, o aroma e a consistência do produto fresco. Além disso, os congelados representam uma verdadeira economia de tempo e de dinheiro, pois você pode diminuir as idas à feira, planejar os dias que vai se dedicar à cozinha e fazer estoques dos produtos da época, que são sempre mais baratos e de melhor qualidade.


Quanto mais rápido o alimento for congelado, e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.

REGRAS BÁSICAS PARA CONGELAR ALIMENTOS

*    Escolher alimentos de ótima qualidade.
*    Acondicionar com muito cuidado os alimentos a serem congelados e retirar todo o ar de dentro das embalagens (o ar prejudica o processo de congelamento).
*    Congelar o alimento após o acondicionamento.
*    Congelar em porções que sejam utilizadas de uma só vez.
*    Conservar os alimentos congelados a uma temperatura de -18ºC, ou menos.
*    Observar constantemente o prazo de validade dos alimentos.
*    Manter uma lista dos alimentos estocados, evitando, assim, que o freezer seja aberto desnecessariamente.
*    Descongelar os alimentos com cuidado.

VOCÊ SABIA?


Os vegetais, incluindo os talos e as folhas, podem ser congelados por um processo chamado branqueamento, que consiste em:

*    Mergulhar os vegetais em água fervente;
*    Esperar que a água volte a ferver;
*    Retirar os vegetais da água fervente e proceder imediatamente ao resfriamento, mergulhando-os em uma vasilha com água gelada;
*    Não confunda branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para uma longa estocagem

ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER CONGELADOS

*    Vegetais crus
*    Ovo cozido
*    Gema crua
*    Clara cozida ou em neve
*    Maionese
*    Gelatina pura
*    Preparações à base de amido de milho
*    Pudins ou cremes que tenham leite e ovos como ingredientes principais, pois eles se separam durante o descongelamento.

COMO ORGANIZAR UM FREEZER

Um congelador bem organizado poupa tempo e evita aborrecimentos. Para localizar os diferentes alimentos, divida o interior do freezer em áreas para cada tipo de alimento: hortaliças, frutas, carnes, peixes e frutos do mar, pratos prontos, massas, sobremesas.

EMBALAGENS

O tipo certo de embalagem é fundamental no congelamento, tanto quanto a escolha dos alimentos em perfeitas condições e o cuidado no preparo dos pratos. Do acondicionamento adequado dependem a apresentação e o sabor dos alimentos.

DESCONGELAMENTO


O descongelamento é o processo que faz um alimento congelado retornar à sua condição natural. É extremamente importante para que se tenha um produto de boa qualidade.

CUIDADOS NO DESCONGELAMENTO

*    As carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas devem ser descongelados na geladeira.
*    Para descongelar adequadamente os alimentos, retire-os do freezer com 24 horas de antecedência e coloque-os no refrigerador.
*    Não descongele os alimentos diretamente em água corrente, para não prejudicar a sua qualidade.
*    Pratos prontos e vegetais podem ser descongelados diretamente no fogo ou no forno.
*    Alimentos congelados que serão fritos podem ir direto à fritadeira.
*    Os vegetais congelados branqueados podem ser refogados ou cozidos de imediato.
*    Os molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.








*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Desintoxicação - Resposta a dúvida



PERGUNTA:
Olá Dr. Icaro Alves Alcântara ! Tenho acompanhado suas dicas e ñ encontrei nada q falasse sobre desintoxicação, desculpe se ñ procurei direito rsrs. Desde cça tenho problemas com constipação, e de repente algo q fizesse uma limpeza no meu organismo seria bacana. Acredito q seria um bom tema a ser abordado pq ouço muitas reclamações, principalmente de mulheres com o mesmo problema q o meu ! Reforço: desculpe se já existe alguma matéria sobre o assunto...mas eu ñ encontrei..Obrigada e um bom dia !
RESPOSTA:
Bom dia
Desintoxicação é uma das propriedades inerentes a todo ser vivo, ou seja, todo organismo humano (vivo) conta com vários sistemas mais ou menos especializados em diminuir a toxicidade de substâncias (produzidas, transformadas ou incorporadas pelo organismo) e eliminá-las, a exemplo dos intestinos (via fezes), rins (via urina), pele (via transpiração), pulmões (via ar expirado) e circulação linfática (onde a linfa serve como grande meio de condução de água, gordura e toxinas). Ocorre que a eficácia destes sistemas depende basicamente de 2 fatores:
1 – Gravidade da intoxicação
Se o contato com a toxina é muito severo, seja em quantidade e/ou em tempo de exposição, os sistemas de desintoxicação podem não conseguir lidar eficazmente com a demanda, o que resulta em intoxicação do organismo;
2 – Condições gerais de Saúde do organismo
Hábitos de vida ruins (leia mais em http://www.icaro.med.br/category/habitos-saudaveis-de-vida/), uso equivocado/abusivo de substâncias (medicamentos, remédios, suplementos, etc), intoxicações freqüentes, doenças e exposição crônica a agressões ambientais são exemplos de fatores que sobrecarregam e acabam por debilitar os sistemas desintoxicantes do organismo.
Assim sendo, sem a pretensão de esgotar o assunto mas, basicamente, acredito que a principal medida necessária para um processo de desintoxicação é melhorar ao máximo possível a maior parte dos hábitos de vida, como forma de permitir o ótimo funcionamento das suas vias de desintoxicação. Adicionalmente, são mais que desejáveis:
-       Reduzir ou mesmo remover as formas de intoxicação primárias e concomitantes, pois todas sobrecarregam o organismo e, conseqüentemente, suas estratégias habituais de eliminação de toxinas e “excessos” em geral – afinal, como esvaziar uma pia que, apesar do ralo aberto, permanece com sua torneira aberta e jorrando água?
o   Neste âmbito, a alimentação desempenha papel crucial e há protocolos de “desintoxicação” através de dietas: para mais esclarecimentos e sugestões no assunto, sugiro o excelente post da Dra. Silvia Coelho para a Liga da Saúde: http://ligadasaude.blogspot.com/2011/07/detox-e-seus-beneficios.html?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

-       De acordo com a gravidade do caso ou não-resposta à mera adequação dos 2 fatores citados em epígrafe: submeter-se a anamnese médica e exames completos, não só periódicos mas aqueles mais específicos para o quadro clínico em questão, tanto para a identificação das intoxicações quanto instituição de tratamento específico, quando necessário (também para doenças/desequilíbrios coexistentes, que também sobrecarregam o organismo e seu potencial de restabelecimento da saúde).
No seu caso, especificamente, há desequilíbrio da função intestinal* e isto decerto sobrecarrega de maneira importante as demais vias de eliminação do organismo, tornando bastante provável haver intoxicação no contexto do seu quadro clínico.
*Intestinos NÃO têm como atribuição a “produção de fezes”: as funções dos intestinos são absorver nutrientes dos alimentos e excretar toxinas/excessos; ou seja, fezes são produzidas essencialmente às custas de água + fibras, associadas ao “resto” do funcionamento intestinal. Por isso defecar diariamente é bom sinal mas não é garantia de adequado funcionamento intestinal! Constipação ou diarréia, fezes amolecidas ou duras demais, excesso de gases e mal cheiro excessivo das fezes são, portanto, sintomas comuns de desequilíbrio intestinal.


Um abraço e SAÚDE para todos!
Ícaro Alves Alcântara
Twitter: @qualidade_vida
Facebook: dr.icaroalves  e  icaro.aa



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Consumo de castanhas e Síndrome Metabólica...


Um estudo científico recente mostrou a relação entre o consumo de castanhas e um elevado nível de metabólitos da serotonina (um importante neurotransmissor) em pacientes com síndrome metabólica, que estão em risco elevado de doença cardiovascular.

O artigo foi publicado no Journal of Proteome Research e relatado pela American Chemical Society News Service.

O estudo relata a primeira aplicação de técnicas de metabolômica para analisar os efeitos da dieta em pacientes com síndrome metabólica. A doença, que segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde afeta 20% da população adulta, está relacionada à inflamação e estresse oxidativo e aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Na Catalunha, como nos Estados Unidos, a prevalência de síndrome metabólica está perto de 25% em adultos. Na Espanha como um todo, em crianças com obesidade moderada a prevalência é de 17% (em comparação com 33% para o mesmo grupo populacional no Reino Unido).

Pacientes que receberam a dieta rica em castanhas produziram um nível mais elevado de metabólitos derivados do metabolismo do triptofano e serotonina, ácidos graxos e polifenóis, dando mais peso à hipótese de que essas moléculas poderiam estar na raiz de determinados benefícios à saúde observados em outros estudos. O que os pesquisadores ainda não sabem é o percentual do nível de metabólito detectado na urina, que é estimulada endogenamente ou exógenamente pelo metabolismo dos pacientes, e se estes metabólitos têm um papel direto ou indireto nos benefícios de saúde do consumo de castanhas. 

O novo artigo trouxe os primeiros resultados descrevendo os benefícios de saúde do consumo de castanhas, através da redução de substâncias associadas a processos inflamatórios e outros fatores de risco cardiovascular em pacientes com síndrome metabólica.

Quer saber qual os outros benefícios das castanhas e suas diferenças? Então, clique aqui

Referência Bibliográfica:

Universidad de Barcelona. "A Scientific Study Describes New Benefits Of Nut Consumption." Medical News Today. MediLexicon, Intl., 15 Nov. 2011. Web.










*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os ciclos que regem a vida...


Todos os fenômenos da natureza são regidos por ciclos e possuem um ritmo próprio. Temos ciclos nas marés, os ciclos dos dias e noites, os ciclos das estações, os ciclos da respiração, circulação, digestão, sono, etc. A compreensão e o respeito a tais ciclos naturais podem contribuir grandemente para uma vida mais saudável e harmoniosa.

As mais antigas culturas da raça humana sempre observaram que a mulher é regida pelo ciclo lunar: a gestação dura 9 luas (9ciclos lunares), o número de partos normais aumenta nas mudanças de suas fases, o ciclo menstrual regular dura 1 ciclo lunar,(28 dias) e observações em comunidades primitivas mostraram a tendência das suas mulheres a sincronizarem os ciclos e menstruarem durante a lua cheia.

Procurar observar o nosso ritmo e ajustá-lo aos necessários ciclos vitais é essencial para se viver melhor. Se a pessoa é ansiosa, agitada -ou seja- se ela tem um ritmo mais acelerado, terá uma tendência a encurtar os seus ciclos de atividade, trazendo um desnecessário desgaste energético e aumento do stress.

Por outro lado, se ela é vagarosa e contida se imporá um ritmo mais lento e irá alongar os seus ciclos e render aquém do que é necessário, gerando tensão e, da mesma forma, aumento do stress.

A tomada de consciência do nosso ritmo nos permite direcionar nossos esforços no sentido de exercer um maior controle sobre ele, adequando-o às necessidades do momento e obtendo melhores resultados para nossa vida.

 Para alguém de ritmo mais rápido e impaciente, o simples exercício de passar a comer devagar e mastigar bem os alimentos, contribui muito para uma tranqüilização interior e maior serenidade. Já uma pessoa mais lenta e vagarosa pode buscar uma arte marcial como o karatê ou Tae Kwon Do, como uma forma de exercitar a sua cinésica e se tornar mais ativo e com maior e melhor capacidade reativa.

Uma das grandes causas de enfermidades é o desrespeito aos ritmos orgânicos. Existem momentos em que o corpo acentua o desejo de evacuar e se a pessoa, por qualquer motivo, resistir e não atender tal necessidade fisiológica, irá inibir o reflexo da defecação e poderá passar a ter prisão de ventre, caso isso seja freqüente.

Uma pessoa que, por necessidade ou vontade, passe muito tempo dormindo pouco, terá dificuldade em voltar a dormir bem. Temos visto notícias de garotas anoréxicas que, por medo de engordar, passam a reduzir a quantidade de alimento e a partir de um certo ponto, mesmo que queiram, não conseguem mais se alimentar.

Em um livro intitulado Blueprint for immortality o autor, Dr. H.S. Burr, diz “o homem é parte integral do cosmos, submetido à suas inflexíveis leis e um participante no destino e nos objetivos do universo”.

Quanto mais nos harmonizamos com essas leis cósmicas, quanto mais respeito temos pelos ritmos e ciclos da natureza, quanto mais consciência ecológica adquirimos, mais facilidade teremos para conseguir uma harmonia interior que resulta em paz e tranqüilidade, virtudes necessárias ao bem viver. Citamos a consciência ecológica, não dentro do modismo dos movimentos preservacionistas, mas dentro da raiz etmológica “Oikos”, que significa “casa”.

A grande casa terrestre em que vivemos e também a casa orgânica que nos foi dada por empréstimo como morada espiritual e instrumento de evolução e do qual temos a obrigação de zelar, manter, aprimorar – o nosso próprio corpo.

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reflexões sobre hábitos de vida e dieta

Abaixo, algumas considerações que mostram o porquê que dietas não funcionam e que a chave é a mudança nos hábitos de vida.

1 - A biblioteca do Congresso norte americano já catalogou mais de 20 mil dietas made in USA. Os "cowboys" continuam em escalada galopante no primeiro lugar como o povo mais gordinho do planeta. A projeção é que daqui há 20 anos 70% da população made in USA seja OBESA.

2 - No Brasil 40 milhões já estão em pré ou já em obesidade. Dietas não funcionam. Mude cultura.

3 - A média mundial de consumo de sacarose em 1900 era de 30 Kgs/ano/cabeça. Atualmente é de 70 kgs. Há 500 anos nosso consumo era quase nada. Poucos na época comendo cana e beterraba. Ninguém comendo açucar branco ou mascavo. É novidade pra espécie.

4 - Em 2001 nos USA circulavam 1.214 livros sobre dietas. Dietas não adiantam. Mude cultura.

5 - Se a termogênese celular cair 0,2% ao dia em relação ao basal, o indivíduo em 10 anos vai estar obeso. Dito de outra maneria. Se comermos 180 mil calorias a mais em 10 anos vamos aumentar 9 kgs. Isto é um nada comparando com as 100 milhões de calorias que TEMOS que ingerir neste mesmo período, para fazermos o trivial.

6 - Desde as experiencias de Kekwick na década de 50 e de Kinsell na de 60 sabemos que se você diminuir qualquer macronutriente (proteina, carbohidrato ou gordura) você emagrece. E engorda logo a seguir. Mude cultura.

7 - Uma pessoa típica tem quase 100 mil calorias armazenadas na forma de gordura corporal. Quantas panquecas são necessárias você comer pra te dar o mesmo nível de calorias? Resposta: 7 mil. Isto é, se você tá no peso certo tens 7 mil panquecas armazenadas. Imagine um obeso. Fácil fácil tem 20 mil. E quer mais 20. Mude cultura.

Dica de livro: Saudável aos 100 anos.

domingo, 20 de novembro de 2011

Peixe com pistache...

Ingredientes: 

- 600 g de badejo 
- 1 caixinha de Creme de leite
- 1 colher (sopa) de suco de limão 
- 1 dente de alho amassado 
- 1 pitada de pimenta síria 
- 1 colher (chá) de sal 
- 4 colheres (sopa) de pistache picado 
- 1 colher (sopa) de azeite 
- azeite para untar 

Modo de preparo: 

Em uma tigela, tempere o badejo com o Creme de leite, o suco de limão, o alho, a pimenta Síria e o sal. Coloque em uma assadeira pequena untada. Coloque todo o creme do tempero sobre o peixe. Polvilhe o pistache, regue com o azeite e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.











*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.