sábado, 12 de novembro de 2011

Alho, isso faz bem pra quê?....


Qualquer cozinheira distraída sabe que é bom usar alho na comida. Só o fato de ser um poderoso germicida já o glorifica, 72 diferentes infecções podem ser evitadas. Na Rússia é o remédio mais comum contra gripes, refriados, tosse e desordens intestinais.
Na Polônia é usado contra gastroenterites, dispepsia, pneumonia, nefrose e septicemia. Na China, doses altas de alho tem sido empregadas no tratamento da meningite criptocóccica. Mas ele vai além e neutraliza , estimula a secreção de bile, é digestivo, diurético, tonificante, expectorante, baixa febre.
Mais detalhes? Usado constantemente na alimentação, cru e cozido, equilibra as taxas de colesterol e triglicérides, reduz a hipertensão, previne contra tumores malignos e relaxa os vasos sanguíneos, evitando aterosclerose. Neutraliza e elimina toxinas, pois contém muito enxofre.
A melhor forma de tirar proveito do alho é comê-lo cru, na salada, porque o poder germicida se perde no cozimento. Para atenuar o bafo, mastigar depois um raminho de salsa com gotas de limão por cima.
A única coisa proibida é dourar o alho. Quando chegar neste ponto, tão usado em restaurante e em casa, ele já perdeu seu valor. Portanto, deve ser consumido cru ou cozido ou até mesmo assado.
Texto extraído do livro Paixão Emagrece, Amor Engorda de Sonia Hirsch.

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.