sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ADOÇANTES PODEM GERAR COMPULSÃO ALIMENTAR




Você sabia que os adoçantes podem tentar enganar seu paladar, mas não conseguem enganar seu corpo?
Muita gente acha que vai emagrecer ao consumir alimentos zero, light e diet por consumir menos calorias, e isto é até um raciocínio bem lógico. Mas pena que a lógica que percebemos nem sempre é a realidade que realmente funciona! Veja bem, um estudo muito interessante, o "Sweet taste signaling in the gut" do Brooklyn College of the City University of New York", mostra que o processo natural da alimentação é quando:

1) Seu centro da fome é ativado através do paladar (gustação);

2) A absorção de glicose é aumentada,

3) A liberação de insulina e leptina são aumentadas e assim o centro da SACIEDADE é ativado. 

Ou seja, você come e seu corpo entende que você comeu. O problema é que os adoçantes ativam as vias gustativas, ativam o centro da fome, mas não liberam insulina e outros elementos necessários para ativar o centro da saciedade. Quando você come algo zero, seu corpo ativa seu centro da fome mas não ativa seu centro de saciedade Você come algo "vazio" e obviamente seu corpo ainda fica com fome. Este é um do principais gatilhos da compulsão alimentar, aquela vontade estranha de se comer algo sem parar - o famoso "saco sem fundo" no estômago!

Claro, não há problemas em consumir alimentos com adoçantes vez ou outra, o problema está no seu uso exagerado e contínuo. Vale lembrar que o melhor adoçante é o stévia, mas dentre os que agradam mais o sabor, o que traz menos malefícios é a sucralose. Os outros podem trazer grandes malefícios já comprovados para a saúde, que vão desde enxaquecas, ansiedade até o aumento da inflamação no corpo.

Sendo assim, evite alimentos diet e light, e se for usar adoçantes, use-os com moderação. O ideal mesmo é acostumar-se com o sabor natural dos alimentos.



Autora: Nutricionista Isis Moreira - www.isismoreira.com

Referências:

SCLAFANI, A., 2007. Sweet taste signaling in the gut. PNAS, 104 (38): 14887–14888.