terça-feira, 2 de julho de 2013

Seu Filho Range os Dentes à Noite?


Seu filho range os dentes à noite? Você não está sozinho, muitos pais procuram ajuda sobre  esse assunto. O termo técnico para isso é bruxismo, que é o hábito de apertar ou ranger os dentes inconscientemente, tanto durante o dia  quanto a noite. As causas do bruxismo podem ser as mais diversas, desde estresse até herança genética. O que espanta é que  pode acometer até crianças. Há pesquisas que registram crianças que rangem os dentes desde os três anos. Normalmente, a mãe ou a pessoa que fica a maior parte do tempo com os pequenos relata que ouve barulho de atrito entre os dentes durante o sono.

Não existe  consenso sobre a causa do bruxismo, apesar de ter sido ligado à dor, ansiedade, mordida desalinhada. Em crianças pequenas, ele pode simplesmente ser uma maneira de se acostumar com novos dentes à medida que estes aparecem na boca. Dentes mal posicionados ou uma diferença de tempo na erupção dos dentes de leite podem causar uma desarmonia entre os arcos dentários da criança e ela tenta encontrar uma posição mais confortável, o que a faz ranger ou apertar os dentes.
Caso a mãe esteja desconfiada do problema, o diagnóstico deve ser complementado pelo exame clinico, para o dentista investigar se há sinais de desgaste nos dentes e o grau de severidade. O bruxismo pode ocasionar  também sensibilidade dentária, problemas na gengiva e na articulação da mandíbula, dores de cabeça, de ouvido e até mesmo dores no pescoço.
Para  uma investigação mais detalhada   do ranger de dentes  é preciso marcar consultas com outras especialidades da area de saúde  além do dentista. Isso porque existem fortes evidências que os fatores que desencadeiam o bruxismo estão relacionados com alterações no sistema nervoso central e não nos dentes. Há relatos que muitas crianças com bruxismo podem apresentar sinais de estresse,  apnéia, ansiedade entre outras alterações, necessitando assim de uma avaliação multidisciplinar.
A parte boa é que nem sempre a criança que tem bruxismo levará o problema para a vida adulta. Mas caso o problema continue, há meios para controlar seus danos através  do uso de placas inter oclusais durante a noite. Essas placas são utilizadas  com o objetivo de preservar a estrutura dentária. Existem outros  tratamentos possíveis, como restaurações dos dentes, uso de aparelho dentário, acompanhamento por um médico otorrinolaringologista (evidências científicas mostram que criança que respira pela boca tem maior probabilidade de desenvolver bruxismo) e indicação de técnicas relaxantes. Para crianças, é indicado realizar atividades divertidas, menos competitivas e ao ar livre, assim como diminuir a pressão sobre as mesmas.

Dicas para  prevenir bruxismo:
- Converse com seu filho sobre os fatores que podem estar causando ansiedade.
- Evite a cafeína e açúcar, especialmente antes de dormir.
- Desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.
- Banho relaxante antes de dormir.

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.