quinta-feira, 4 de julho de 2013

As dimensões do adoecimento



NUNCA exija de um profissional de saúde ou tratamento isoladamente, por melhor que ele seja ou "prometa" ser, o que nem você está colaborando para obter: quando um paciente não está fazendo a sua parte o que ele quer é um milagre e não um resultado; e seres humanos, por melhores que sejam, "não fazemos" milagres. Ou seja, faça sua parte e obtenha resultados; não faça e lamente em boa parte seu próprio insucesso, consequência natural da sua falta de cuidado adequado com você mesmo.

E isso não é duro mas sim honesto em afirmar. Concordam?

Ademais, todo adoecimento (sinais, sintomas ou mesmo doenças) tem vários fatores possíveis que causam, mantém ou agravam-no e para "melhorar" você precisa, objetivamente, quer queira quer não, resolver eventuais problemas envolvendo estes fatores em todas as esferas:
- Física
- Mental
- Emocional
- Espiritual

Em outras palavras, um desequilíbrio físico pode causar problemas emocionais; um problema espiritual pode agravar distúrbios mentais e assim por diante...

Por tudo isso, "responda-se" estas simples perguntas, pelo seu próprio bem:
- Você está fazendo sua parte em identificar pontos de melhoria nestas esferas da sua vida, abordando-os e assim buscando de verdade resolvê-los?
- Os profissionais de saúde que estão te ajudando neste processo estão contemplando todas estas esferas, integrativamente ou pelo menos orientando outros que possam ajudar nelas?

Se as respostas são afirmativas, Ótimo! Bons resultados para você! Se são negativas, espero mesmo que você tenha Fé, já que está "À Espera de um MILAGRE"!

Boa reflexão

www.icaro.med.br