terça-feira, 23 de julho de 2013

Antibiótico faz mal para os dentes ?


Criou-se a idéia que antibiótico enfraquece os dentes. Falta de conhecimento ou desculpa para o descuido com a higiene bucal, mas o fato é que antibióticos não enfraquecem os dentes.  É  preciso sim entender que podem contribuir para o aparecimento  de cáries e de manchas nas superfícies dentárias.

Os dentes ficam cariados pela falta de higiene adequada e eficiente. Quem causa cárie é o açúcar presente nos xaropes e que fica impregnado nos dentes após a ingestão. Antibióticos em cápsulas ou comprimidos não causam cárie.
A maioria dos medicamentos infantis, inclusive os antibióticos, são administrados na forma de xaropes ou soluções. As crianças tem aversão a remédio de gosto ruim e para amenizar o sabor, os laborátorios farmacêuticos colocam muito açúcar nos xaropes. Frequentemente, os  pais acabam dando o remédio na hora em que a criança vai dormir e esquecem que tem que escovar os dentes do filho. Desta forma, durante a noite  temos o ambiente favorável para o inicio dos lesões cariosas:  diminuição da produção de saliva e açúcar  em contato com a superfície dentária durante toda a noite. 
Uma dica útil para os momentos em que não seja possível escovar os dentes da criança logo após a ingestão da medicação, é ofereçer um copo de agua para diluir o excesso do  açúcar do remédio.

Em relaçao as manchas, somente os antibióticos do grupo das tetraciclinas podem  causas manchas  nos dentes em um tom amarelo ou marrom. Porém o grau das alterações depende da época da administração, da dose e da duração do uso do medicamento. Este medicamento deve ser evitado durante a gravidez e em crianças durante a fase de formação dos dentes, a fim de evitar o aparecimento de manchas, principalmente nos dentes permanentes. No caso dos dentes decíduos (dentes de leite), para que este antibiótico pudesse causar algum dano, ele precisaria agir durante o período em que esses dentes são formados, ou seja: durante a gestação.

Além disso, após muitos estudos, percebeu-se que a tetraciclina tinha um efeito teratogênico, isto é, ela tinha o poder de causar  má formação no feto. A partir de então, seu uso ficou proibido durante a gravidez.
Sendo assim, antibiótico não faz mal para os dentes.  É necessário sim redobrar os cuidados quando a criança está doente. Uma medida simples e eficiente  para prevenir cáries é escovar  os dentes após cada administração de xaropes açucarados sejam eles antibióticos ou antiinflamatórios. Além de escovar após as refeições e antes de dormir.



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.