segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mitos mais comuns da Musculação (parte X)...

Vejam aqui na Liga da saúde os 9 mitos mais comuns da musculação postados anteriormente:

MITO 1-
http://ligadasaude.blogspot.com/2013/05/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-i.html
MITO  2-
http://ligadasaude.blogspot.com/2013/06/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-ii.html
MITO 3-
http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/06/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte.html
MITO 4-
http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/06/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-iv.html
MITO 5-
http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/06/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-v.html
MITO 6-
http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/07/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-vi.html
MITO 7-
http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/07/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte.html
MITO 8-                                                                            
http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/07/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte_15.html
MITO 9-
http://ligadasaude.blogspot.com.br/2013/07/mitos-mais-comuns-da-musculacao-parte-ix.html

MITO 10- CARDIOPATAS DEVEM EVITAR "PEGAR PESOS"



Cardiopatas são portadores de doença(s) no coração normalmente provocadas por uma obstrução nos vasos que irrigam este órgão, gerada por fatores de risco como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, fatores estes gerados por hábitos de vida ruins, principalmente sedentarismo e má alimentação. Quando esta obstrução não é tratada, pode interromper a passagem de sangue, levando a falta de oxigênio e nutrientes (isquemia), provocando enfarto do miocárdio (necrose ou morte deste músculo cardíaco).

Quando se fala em cardiopatas, logo é associado por muitos que os mesmos devem evitar qualquer tipo de  esforço, e por isto, vamos esclarecer até aonde procede ou não esta afirmativa.

O coração possui um músculo, o miocárdio, que deverá estar preparado para bombear sangue para todo o corpo, tanto em repouso, como em ação ou quando sofremos fortes emoções, que muitas vezes, ocorrem repentinamente. Quanto mais forte estiver o miocárdio, com mais força o sangue será jorrado para o corpo e portanto necessitará bater menos vezes. É justamente esta a vantagem das pessoas ativas: possuírem o coração mais preparado que de pessoas sedentárias para suprir as necessidades de sangue do corpo em qualquer ocasião.

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA O CORAÇÃO

Durante qualquer exercício o corpo se movimenta, gerando maior necessidade de sangue nos músculos em ação, para levar oxigênio e nutrientes, e por isso, a frequência cardíaca (número de batimentos cardíacos a cada 60 segundos) aumenta.

Por exemplo: ao treinar membros inferiores, as coxas necessitam de oxigênio. Ao treinar bíceps, o braço precisa de oxigênio. No 1o exemplo, o sangue se dirigirá para as coxas, no 2o, para os braços. Por isso os músculos incham durante maiores esforços e o coração bate mais rápido.

Além do fortalecimento do coração, músculos e ossos, a musculação provoca uma vasodilatação (aumento do calibre dos vasos sanguíneos) facilitando a passagem do sangue para todo o corpo, o que a longo prazo, leva a diminuição da pressão arterial e prepara o indivíduo para exercícios aeróbios.

PROGRAMAS DE MUSCULAÇÃO PARA CARDIOPATAS:

Deverão ser compostos por 8 a 10 exercícios, 3 séries de 10 a 12 repetições, com até 70 % da carga máxima (70% da força) e descanso de 1 a 2 minutos entre as séries, conforme a necessidade de cada um, pois este volume não provoca grandes alterações na frequência cardíaca. O ideal é praticar no mínimo 3x por semana para adquirir e manter os benefícios.



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.