quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vitaminas ou medicamentos, sinergia impossível?



Mais um daqueles textos que se colocam como "técnicos-e-fundamentados-na-Medicina-Baseada-em-Evidências" colocando em dúvida a segurança e adequação do uso de vitaminas e minerais por parte de pacientes em uso de medicamentos para tratamento de problemas com pressão, coração ou colesterol.

Mas sabe que dúvidas me ocorreram ao ler este material?

1 - A idéia parece nobre mas porque o interesse justamente neste tema?
2 - O abuso de medicamentos, seja por parte do paciente ou por excesso (ou precocidade) de prescrições tem sido cada vez mais questionado mas o que deve ser primeiramente questionado, para o texto, são os suplementos de nutrientes e não os remédios em si?
3 - Seria o interesse dos autores, legitimamente, no bem-estar dos leitores, evitando eventuais interações negativas entre os medicamentos e suplementos? Pergunto isto porque é fato comprovado que o uso bem orientado de vitaminas, minerais (nutrientes em geral) e fitoterápicos pode não só tratar doenças (de forma mais natural mas efetiva) mas também preveni-las (fortalecendo o organismo): ou seja, o indivíduo com bons hábitos de vida (sempre, a Base de Tudo, como está bem explicado nowww.icaro.med.br), sobretudo boa alimentação e bem suplementado adoece menos e/ou recupera-se mais rápido e assim potencialmente gera menos lucro para toda uma "Indústria da Doença"; seria ela, portanto, em uma "distante realidade alternativa" uma das eventualmente interessadas em um texto como este, que desacredite o que é mais barato mas efetivo em fazer adoecer menos?
4 - Milhares de estudos já disponíveis apontando benefícios de vários dos suplementos citados, inclusive para pacientes com os quadros clínicos em questão no texto e a conclusão geral sobre todos eles é que "não existem estudos/pesquisas suficientes" para abonar ou mesmo recomendar seu uso, em qualquer situação que seja? Estranho, não?
5 - Pareceu algo escassa e mesmo vaga a bibliografia de suporte à recomendação "de dúvida" quanto aos suplementos, não?

Ou estou sendo radical demais? Ou mesmo incorreto?

Enfim, leiam e formem suas próprias opiniões...

http://effectivehealthcare.ahrq.gov/ehc/products/223/1455/dietary-supplements-130410.pdf