segunda-feira, 8 de abril de 2013

Exercício físico aos 50 anos é garantia de saúde...



Um estudo publicado na Inglaterra mostra que homens que começam a fazer exercícios físicos a partir dessa idade aumentam a expectativa de vida mesmo que nunca tenham se exercitado.

Quarenta minutos na esteira não são suficientes. Aos setenta e três anos seu Moysés pegou gosto pelas atividades físicas. “A minha auto-estima melhorou, o meu rigor de saúde melhorou. Se é para brincar com o meu neto, eu sinto mais facilidade”, afirma Moysés Matta, aposentado. 

A rotina diária na academia começou há cinco anos e inclui uma hora de musculação. “Nunca é tarde para começar. Eu aconselho a todos fazerem exercício físico, porque isso é muito importante para nós”, acredita ele. 

Os benefícios da atividade física para homens com mais de 50 anos de idade foram comprovados num estudo feito na Inglaterra divulgado agora. Dois mil e duzentos pacientes foram examinados durantes três décadas. 

Quanto mais, melhor. A pesquisa revela que os homens que praticavam exercícios intensos e diariamente viveram mais. Entre eles, a taxa de mortalidade caiu 32% em relação ao grupo que não se exercitava. Para quem fazia atividades medianas, sem muito esforço e não todos os dias, a redução foi de 22%. 

Após dez anos de exercícios contínuos os pacientes ganharam as mesmas possibilidades de uma vida saudável de quem fez atividade física desde cedo. 

Um especialista afirma que os exercícios só trazem ganhos, desde que bem orientados, respeitando o limite de cada pessoa. Para ele a longevidade é apenas um dos benefícios de quem se exercita. 

“O exercício físico vai trazer muitos benefícios na vida daquela pessoa, de socialização, de qualidade de vida, de ânimo, melhora da depressão, diminuição de risco de queda”, declara Luiz Eduardo Sampaio, geriatra. 

Bem indicada, a prática da musculação fortalece os ossos, dá equilíbrio e pode evitar as quedas. Nas academias os alunos mais velhos ganham espaço, e comemoram a vida em forma. 

“Parece que você prolonga a sua vida, então eu me sinto bem”, diz uma senhora. 

“A gente tem mais disposição para fazer tudo”, comenta um senhor.



 *** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.