quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Consultas regulares




“Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e necessários ao seu quadro clínico, seguindo suas orientações:
As consultas regulares permitem identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, bem como receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Afinal, mesmo quem se cuida, por vezes ainda assim adoece. Fundamental, também, é seguir os tratamentos exatamente como os profissionais prescreveram, para que tenham maior chance de alcançar os efeitos desejados”.

Mas quais consultas e exatamente por que (detalhando)?

Consultas regulares com :
– Médico (minimamente os seguintes):
• Crianças: Pediatra
• Mulheres: Ginecologista
• Homens: Urologista (a partir dos 40)
• Idosos: Geriatra (se possível) e Procto a partir dos 40
– Nutricionista
– Odontólogo
– Demais profissionais necessários (psicólogos, fisioterapeutas, etc)

Ø  Se você apresenta sintomas, é claro que deve ser consultado; mas se não apresenta qualquer distúrbio, não parece lógico que ainda assim deva consultar-se periodicamente para manter-se assim, saudável? Afinal, não é a prevenção muito melhor que ter que ser “remediado”? Em outras palavras, uma paciente me relatou que o Pediatra do seu filho disse-lhe que só deveria trazê-lo novamente para avaliação “quando apresentasse algum sintoma”: só que isto está errado já que se a criança está realmente BEM, deve ser avaliada e tratada (se necessário) periodicamente para continuar bem! E não sou eu quem afirma isto “do nada”: a própria Organização Mundial de Saúde (em documento oficial algo recente) orienta que todas as nações do mundo devam preocupar-se e investir cada vez mais em PREVENÇÃO à medida que os sistemas de saúde de todo o mundo ficam cada vez mais insuficientes ante a grande massa de pessoas vivendo cada vez mais tempo mas doentes, o que em breve deve impossibilitar atenção curativa suficiente para todos, em âmbito mundial.
Ø  Nossa alimentação pode adoecer-nos ou fortalecer-nos e mesmo curar distúrbios, o que faz do acompanhamento nutricional periódico peça-chave na atenção à saúde realmente adequada e completa.
Ø  A saúde bucal tem sido cada vez mais relacionada à saúde do organismo como um todo e estudos recentes deixam claro que se não “vai bem” pode afetar de maneira importante até órgãos nobres como coração e cérebro; por isso, as orientações e tratamento odontológico periódicos são indispensáveis.
Ø  Cada caso é único e, como tal, pode necessitar das avaliações e condutas de vários outros profissionais de saúde, já que o atendimento multidisciplinar é a melhor forma de prover atenção realmente holística e integrativa à saúde, contemplando “o todo” de cada organismo. Afinal, se cada parte do corpo e mente afeta uma à outra e o conhecimento em saúde é cada vez mais vasto (a ponto de termos cada vez mais especialistas em partes específicas), nada mais lógico que cada profissional atenda à parte que mais estudou e entende, quando necessário. Como dizem, “cada macaco no seu galho”: quem entende mais de terapia é o psicólogo, de reabilitação geral o fisioterapeuta, etc.

O que esperar de cada profissional de saúde?
Consultas regulares, com os profissionais corretos, devem possibilitar:
– Orientações para PREVENÇÃO (incluindo promoção de hábitos saudáveis de vida, fundamentais)
– Exames complementares (bem indicados)
– Detecção precoce de doenças
– Tratamento
– Acompanhamento
– Orientações gerais, sobretudo de terapêutica adequada
– Sanar dúvidas
– Segurança

Acredito que se cada um de nós tiver em mente estes aspectos sempre que procurar por atendimento, devamos começar a obter cada vez melhores resultados, em benefício próprio e daqueles que amamos; portanto, COBRE um BOM ATENDIMENTO, o mais completo possível para suas necessidades, sempre!

Um abraço

Dr. Ícaro
www.icaro.med.br


*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.