terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que fazer quando uma criança quebra o dente?

 
Criança gosta mesmo é de brincar, pular, correr e isso envolve também as quedas e traumatismos dentários. As maiores complicações devido a traumas, tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e de acompanhamento clínico e radiográfico das complicações no consultório, pelo período de no mínimo 1 ano e 6 meses para os dentes de leite e de 5 anos para os dentes permanentes.
O trauma pode provocar desde uma pequena mobilidade ou amolecimento do dente até o deslocamento da posição original, fraturas de diversos tipos   ou perda do dente. Os pais devem manter a calma e podem oferecer os primeiros socorros pressionando uma gaze ou um pano limpo no local ou pedindo para a própria criança pressionar ou mordê-lo, pois ela sabe o limite de pressão que pode ser feita.  
Depois de estancar a hemorragia, se possível, os pais devem procurar por ferimentos nos lábios, gengivas e língua. O próximo passo é procurar um especialista o mais rápido possível, para que o atendimento seja feito na primeira hora após o trauma, aumentando a chance de sucesso do procedimento.  
Passo a passo: 
1- Ache o dente e pegue pela coroa (evite tocar na raiz);
3-  Para limpar, em hipótese alguma esfregue o dente. Somente o lave em água corrente;
4- Se conseguir, guarde o dente em um frasco limpo com soro fisiológico ou leite ou na própria saliva do paciente (se for criança evite pois pode engolir)  ou da mãe;
5- Procure imediatamente um cirurgião-dentista.
Quando o dente sai parcialmente da posição, quanto mais rápido for reposicionado maiores são as chances de ser recuperado. Quando o dente permanente sai totalmente, quanto mais rápido for reimplantado, maiores serão as chances de sucesso. Se isso acontecer com o dente de leite, o reimplante não está recomendado, mas é muito importante que o profissional examine a criança o mais rápido possível.
No caso de quebrar uma parte do dente e esta parte for encontrada, coloque-a na água filtrada e procure o dentista imediatamente, pois dependendo do tamanho do fragmento, é possível fazer sua colagem no dente, recuperando-o esteticamente. Outro ponto importante é que nestes casos de fratura, a polpa dentária pode estar exposta e precisa ser protegida o mais rápido possível.
Referências:
·  Percinoto C, Côrtes MIS, Bastos JV, Tovo MF. Abordagem do Traumatísmo Dentário. In: Associação Brasileira de Odontopediatria. Manual de Referências para Procedimentos Clínicos em Odontopediatra, 2009. p. 344-376. www.abodontopediatria.org.br

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.