terça-feira, 17 de setembro de 2013

Diabetes e Doença Gengival...

 
O Diabetes Mellitus (DM) representa um grave problema pessoal e grande problema de saúde pública, apesar dos avanços no campo da investigação científica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030, 300 milhões de pessoas terão este ditúrbio metabólico.
 
Pesquisas sugerem que há uma prevalência aumentada de doenças gengivais (gengivite e periodontite) dentre aqueles com diabetes. Segundo a OMS, a doença periodontal é considerada a sexta complicação crônica da DM; encontra-se presente em cerca de 75% dos casos e pode ser considerada como uma complicação microvascular do diabetes.
 
Além da doença periodontal, as principais manifestações bucais dos pacientes diabéticos não controlados são a xerostomia (boca seca), glossodinia (ardência bucal), distúrbios de gustação.
 
Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla. Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes. A presença de infecções como a doença periodontal leva a estimulação da resposta inflamatória resultando em situação de estresse, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, piorando o controle do diabetes. Pessoas com diabetes tem um risco aumentado para doenças gengivais avançadas porque os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e tem uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.
 
Dessa forma é fundamental que o cirurgião-dentista participe da equipe multiprofissional que cuida destes pacientes. Uma boa saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Para evitar problemas dentários associados ao diabetes, o mais importante é controlar o nível de glicose no sangue através de um acompanhamento médico especializado, cuidar bem dos seus dentes e gengiva e fazer exames minuciosos regularmente no dentista.
 
Referências:
 
American Diabetes Association. Total Prevalence of Diabetes and Pre-Diabetes. Available at http://www.diabetes.org/diabetes-statistics/ prevalence.jsp. Accessed February 29, 2008;
 
American Diabetes Association. Complications of Diabetes in the United States. Available at http://www.diabetes.org/diabetes-statistics/complications.jsp. Accessed February 20, 2008.
 
American Diabetes Association. Type 2 Diabetes Complications. Available at http:www.diabetes.org/type-2-diabetes/complications.jsp. Accessed August 29, 2007.
 
Mealey, BL. Periodontal disease and diabetes: A two-way street. Journal of the American Dental Association. October 2006.
 
American Academy of Periodontology: Periodontal (Gum) Diseases Available at http://www.perio.org/consumer/2a.html. Accessed January 10, 2008.
 
Garcia RI, Henshaw MM, and Krall EA. Relationship between periodontal disease and systemic health. Periodontology 2000. 2001;25:21-36.
 
National Institutes of Health. Oral Health in America: A Report of the Surgeon General. Available at: http://www2.nidcr.nih.gov/sgr/sgrohweb/welcome.htm. Accessed March 12, 2008.
 
American Dental Association. Cleaning Your Teeth and Gums. Available at http://ada.org/public/topics/cleaning.asp. Accessed December 12, 2007.
 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.