quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sobre atualização e evolução...


Em Medicina muita coisa muda "de um dia pro outro" à medida que novos estudos e resultados práticos vão mostrando novos caminhos para a saúde humana. Mas também há mudanças provocadas por manipulações embasadas em "interesses-ocultos-escusos" que visam justamente o contrário: manter o indivíduo vivo mas doente e assim lucrar com seu sofrimento. 

Ou seja, todos temos que nos manter atualizados, estudando constantemente e procurando fazê-lo em fontes realmente confiáveis e isentas ou corremos o risco de insistir em condutas antiquadas e até erradas: só que o erro em Medicina pode lesar, adoecer, sequelar e até matar... 

Profissionais de saúde têm que manter-se atualizados para oferecer o melhor e adequado para os pacientes, mesmo que isso incorra em rever e mudar seus proprios conceitos, muitas vezes "de formação". E pacientes para que possam criticar as condutas que recebem/adotam já que estas vão impactar sua propria saúde (ou causar doença). 

Por tudo isso, entendam: muita coisa nova, mesmo com provas suficientes de que funcionam, ainda não é bem aceita mas nem por isso tudo o que é novo é condenável ou deve sofrer resistência absoluta e perpétua OU a humanidade simplesmente não evoluiria fazendo sempre o velho, do mesmo jeito! 

Se voce discorda, pense: muitos anos atrás falar que a Terra é redonda era absurdo mas hoje em dia é verdade absoluta; e muitos anos atrás o principal tratamento para febre era sangria, hoje algo condenável e praticamente proscrito. 

Assim sendo, seja LÓGICO com a sua SAÚDE: se ela é um dos seus bens mais preciosos, para que você possa viver, não se atenha a preconceitos antiquados ou você pode perder o que de melhor a evolução do conhecimento poderia trazer para você, simplesmente porque o que é mais adequado para seu caso (com respaldo científico e/ou de boa prática) pode ainda não ser "oficial" ou aceito pela maioria por aí. 

Afinal, você acha mesmo que a maioria por aí realmente mantem-se atualizada e em fontes isentas e confiáveis? Reflita sobre isso e leve sempre em consideraçao já que é a sua SAÚDE em jogo! 

Abraço e fiquemos com Deus 
www.icaro.med.br