terça-feira, 13 de agosto de 2013

Quer parecer mais jovem? Procure um dentista!


Todos sabem que dentes bonitos e saudáveis são um cartão de visita e tanto. Além de chamarem a atenção positivamente, em certos casos podem até auxiliar a vida profissional. Embora as manchas dentárias comecem a se formar cedo, ainda na infância, os efeitos ficam mais evidentes a partir dos 30 anos. Assim, o escurecimento dental tem sido uma preocupação, haja vista, entre outras consequências, o fato de ocasionar à pessoa uma expressão mais envelhecida.

Tipos e causas de alterações de cor nos dentes

Há dois tipos de alterações de cor nos dentes: manchas extrínsicas e manchas intrínsicas. Aquelas são provocadas, entre outras coisas, pelo consumo de bebidas que contenham corantes - chá preto, café, refrigerantes - e por produtos como cigarro. O acúmulo de placa bacteriana e de bactérias cromogênicas na superfície dental também é causa de manchas extrínsicas. Já as manchas intrínsicas podem originar-se de má formação do esmalte e/ou dentina do dente, do uso de antibióticos, consumo excessivo de flúor, traumatismos, idade, cáries, tratamento de canal etc.


Tratamentos existentes para corrigir as alterações de cor nos dentes


Dentro da odontologia moderna, existem inúmeros tratamentos para problemas relacionados a alterações de cor dos dentes, dos quais pode-se citar:
           
     Profilaxia com jato de bicarbonato de sódio: Utilizado em casos de manchas
     provocadas por chá, café, cigarro, corantes, placa bacteriana, bactérias
     cromogênicas etc.
      
     Microabrasão: Utilizado em casos de manchas brancas (fluorose).
      
Clareamento dental: Utilizado em casos de dentes amarelados, em alguns casos de escurecimento dental causado por antibiótico e flúor, assim como em dentes tratados endodonticamente (tratamento de canal) que apresentam alteração de cor. O Clareamento dental é a técnica na qual se utilizam substâncias químicas visando remover manchas e pigmentações dos dentes dando-lhes uma cor mais clara e natural. Existe o clareamento caseiro e o clareamento em consultório.

·    Clareamento caseiro: O dentista confecciona uma placa de acetato para o paciente que serve para reter o produto clareador em contato direto com os dentes. O paciente usa a placa fora do consultório durante 2 a 3 semanas sob supervisão do profissional.

·   Clareamento em consultório: O paciente é submetido a, em média, duas sessões de aproximadamente 1 hora, onde o produto clareador (mais concentrado) é aplicado sob controle, com os dentes isolados, para evitar que entre em contato com gengivas e mucosas. O produto pode ser auto-reagente ou ativado por laser. O resultado do clareamento dental  será melhor observado após 15 dias da realização do procedimento. Durante este período o produto continuará liberando oxigênio. Portanto é recomendado que se evite a ingestão de alimentos ou uso de qualquer produto que contenha corante, tais como: suco de uva, acerola, vinho tinto, beterraba, cenoura, café, piqui, chocolate, refrigerante etc. Evite, também, cigarro e batom de cores fortes.
      
 Lentes de contato dos dentes (Laminados de Porcelana): Os laminados de porcelana são restaurações que envolvem apenas a face frontal do dentes. Esses laminados ultimamente são tão finos que são chamados até de lentes de contato dos dentes. O fato de estarem cada vez mais finas é excelente porque se desgasta cada vez menos estrutura dental para fixá-las. Através da colocação dos laminados, pode-se mudar a cor, a forma e até mesmo a posição dos dentes.
Ainda que você tenha dentes branquinhos, se eles estiverem tortos e desalinhados todos seus esforços para ter uma aparência agradável vão por água abaixo. Então, nesse caso um tratamento ortodôntico é muito bem vindo. A Ortodontia tem a capacidade de ao alinhar os dentes, devolvendo uma oclusão normal, também melhorar a posição dos músculos e tecidos que circundam os dentes e a boca.
Portanto, existem vários procedimentos antienvelhecimento realizados no consultório odontológico de um dentista atualizado nos avanços da Odontologia Estética. Se você tem um sorriso saudável, brilhante e clarinho, você vai parecer muito mais jovem e vibrante.


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.