quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dúvidas em Emagrecimento



Recebi, via email, o seguinte:

PERGUNTA:
“Bom dia!
Gostaria de saber se o Sr. faz tratamento p/ obesidade, luto a 13 anos contra meu peso e confesso que não agüento mais.... Já pensei em fazer uma cirurgia bariátrica mas tenho medo pois sei que existe riscos e também acho que o meu caso não é p/ isso..... sempre ouvi falar da medicina ortomolecular mas não tenho a mínima idéia de como funciona....
Gostaria também de saber se além dos 300,00 da consulta (vi o valor na sua página e já vi que o Sr. não atende por plano de saúde) se há algum outro custo no consultório (tipo algum exame que o Sr. realiza aí mesmo)? O Sr. pede p/ o paciente voltar depois de quanto tempo? O retorno é pago?
Desculpes tantas perguntas... e desde já agradeço a atenção e a resposta”...
XXX

RESPOSTAS:
Vamos por partes, OK?

Antes de mais nada, fundamental ressaltar que aqui no blog da Liga da Saúde já há MUITO material de qualidade disponível sobre o EMAGRECIMENTO e temas afins, bastando para isso fazer a busca por palavras-chave no menu lateral direito. Costumo até brincar com meus pacientes que quem ler e seguir BEM o orientado em todo este material, produzido por médicos, nutricionistas, preparadores físicos, farmacêuticos, psicólogos e cia, pode até nem precisar consultar-se para conseguir bom peso, com saúde (rrs)...

1 – Já há mais de 10 anos atendo centenas de pacientes cujo objetivo principal (ou secundário) é perder peso com saúde. Um pouco mais sobre minha filosofia de trabalho e como costumo atuar em consultório nestes links:

2 – Sobre como tratar obesidade e sobrepeso de forma eficaz mas mais natural, sugiro que leia primeiramente:
http://ligadasaude.blogspot.com/search/label/Emagrecimento


4 – Não realizo exames no consultório e a consulta inclui retorno em até 30 dias, sem qualquer nova cobrança neste período; os exames que habitualmente solicito são de sangue, urina, fezes e saliva, a serem realizados em laboratórios convencionais, externos – o mesmo ocorre para o mineralograma, quando necessário (saiba mais sobre ele em http://www.ecologiamedica.net/2010/09/mineralograma-capilar.html)

Em síntese:
- Emagrecer com saúde = perder gordura + ganhar massa muscular + bem-estar
- O que mais adianta para emagrecer com saúde e manter o peso obtido é melhorar seus Hábitos de Vida
- Hábitos de Vida ruins levam a problemas hormonais e distúrbios nos neurotransmissores, fatores que podem dificultar ainda mais a perda saudável de peso
- Remédios para emagrecer raramente combatem a "causa do problema": ou seja, quando você parar de tomá-los, deve engordar de novo (e até mais, ficando cada vez mais díficil perder peso)... E quão produtivo é sofrer para perder peso e mais ainda para manter resultados?
- Exames são bem menos importantes que consultas bem detalhadas, completas e atentas
- Seja acompanhado por profissionais que saibam te ouvir e dar valor à totalidade das suas queixas, ou seja, que realmente tenham interesse pelo seu caso; afinal, se o profissional "finge" que te consulta direito, você possivelmente terá que "fingir" que teve resultado...
- Acompanhamento nutricional de qualidade (sugiro funcional) é muito importante no processo de emagrecimento saudável (diria eu, fundamental)

Se após ler tudo isto ainda persistirem dúvidas, por favor especifique-as por email, Facebook ou Twitter, ok? Terei prazer em respondê-las.

Um abraço!

Ícaro Alves Alcântara
Twitter @qualidade_vida
Facebook   icaro.aa  e  dr.icaroalves
www.icaro.med.br