quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Pílula Mágica



Como já disse em outros artigos, NÃO existe “pílula mágica”, ou seja, remedinho que tenha ação rápida, sem efeitos indesejáveis associados e que seja totalmente resolutivo supostamente sem qualquer cooperação por parte de quem o toma. Mas por um momento, suponhamos que coelho da Páscoa, Papai Noel e político (“profissional”) honesto tenham passado a existir e é claro, também nossa pílula mágica: o que aconteceria se você a ingerisse?

Como é uma pílula, assim que você a engole ela cai no esôfago, a entrada do que chamamos “tubo gastrintestinal” (que só termina no ânus) e terá que percorrer todo este tubo até chegar aos intestinos (delgado e grosso), onde será absorvida. Só que este tubo é essencialmente um conjunto de músculos que transporta o que ingerimos através de movimentos coordenados de contração chamados de peristalse. E como todo músculo, para funcionar direito, precisa de oxigênio, água e nutrientes, sua pílula já não vai chegar a lugar algum se seu organismo não tem respiração, água e nutrientes em quantidade e qualidade adequados. E lembre-se que TODO músculo precisa de “descanso” e reparo periódicos ou entra em fadiga e adivinhe quando seus músculos realmente descansam: durante boas noites de sono; Mas suponhamos que seus hábitos forneçam estes suficientemente...

Através dos movimentos do esôfago, sua pílula mágica cai no estômago e daí é levada para os intestinos, onde ela precisa ser dissolvida (em água, é claro!) para somente assim, já sob a forma de partículas menores, ser absorvida e cair no sangue. Ora: intestinos só funcionam direito na presença de água, fibras e flora intestinal adequada (+ nutrientes, já que são músculos, lembra-se?); se algum destes faltar, seu intestino NÃO vai conseguir absorver nada como deveria e você vai eliminar sua pílula mágica nas fezes. Você quer isto? É claro que não! Então suponho que você tenha adequado consumo de nutrientes, fibras, água e lactobacilos...

Agora sim: sua pílula mágica foi absorvida pelos intestinos e foi parar na sua corrente sangüínea... Ótimo! A história pára por aí, resolvida? Não: seu sangue tem que circular BEM para que sua pílula seja distribuída para os órgãos do corpo onde você espera que ela atue “magicamente” como esperado. Ocorre que uma boa circulação sangüínea depende do bom funcionamento de veias, artérias, vasos linfáticos e do seu coração que, novamente, são basicamente músculos (relembrando: músculos precisam de oxigênio, água e nutrientes); depende também de um sangue fluido, “fino”, fácil de ser movimentado, o que só pode ser conseguido na presença de muita água (já que cerca de 92% do sangue é água); e depende muito, de maneira importante, de exercício físico regular no seu cotidiano, o que otimiza a função muscular geral e assim é imprescindível para a boa circulação sangüínea.

E quando a pílula chega aos órgãos-alvo, onde deve agir, é a água quem vai transportá-la do sangue para os tecidos destes órgãos, onde finalmente seu efeito “mágico” ocorrerá.

Para terminar, é CLARO que não existe “pílula mágica” mas pense que o trajeto acima é o mesmo que seus remédios, medicamentos ou suplementos têm que percorrer para poderem surtir os efeitos esperados: entendeu então, de uma vez por todas, que sem os bons hábitos de vida já tão ressaltados eles podem ter sua eficácia reduzida ou mesmo NÃO agirem?

Boa reflexão e Saúde!

Um abraço


Dicas Para não Engordar Neste Inverno....



O frio chegou para valer... E garanto que a sua vontade de comer também... E isso acontece porque com o frio, além do apetite, nosso organismo aumenta o gasto energético e se esforça mais para aquecer nosso corpo, o frio é uma espécie de “termogênico natural”. Seja esperto e controle sua dieta nesse período, sua perda de gordura é mais favorecida do que em outras épocas do ano.

Dica: espelhe-se nos ursos que hibernam no inverno e se mantêm vivos “comendo” suas reservas (gorduras) durante meses. Seja um URSO, utilize seus depósitos de gordura nesse período ao invés de ficar acumulando mais energia (gordura) em seu corpo, dessa forma você entrará no “lucro” quando o verão chegar!  
Lembro que, não estou falando para você não ingerir nada, apenas para que faça as escolhas certas!

Outro erro grave que ocorre nessa época do ano, é que muitos se acomodam em casa e esquecem a atividade física. Resultado: valor calórico total aumentado e gasto de energético diminuído, ponto positivo para o ganho de peso e para os prejuízos a saúde.
Portanto, ao invés de ficar ai sentado no sofá, enrolado no cobertor e engordando, aproveite que seu metabolismo que está mais acelerado, para perder os quilinhos extras...

 Vamos a algumas dicas práticas que você poderá usar em seus dias gelados:

Você não precisa consumir alimentos diferentes dos que come no verão, ao contrário, você pode e deve continuar incluindo frutas, legumes crus e cozidos, alimentos integrais, chás, sopas e caldos, que são quentinhos e tem baixo valor calórico, mudando apenas a forma de preparo, por exemplo:

Legumes e hortaliças: façam ASSADOS, GRATINADOS, SALTEADOS com alho, REFOGADO ou em forma de OMELETE. Formas rápidas, nutritivas e versáteis que podem ser feitas com diversos vegetais.

Frutas: experimente ASSA-LAS, ficam deliciosas. Aproveite e polvilhe com canela que exerce efeito sobre o controle glicêmico e na sensibilidade a insulina, além de aumentar o metabolismo basal ajudando no emagrecimento e, esqueça o açúcar refinado que possui 40kcal em 1 colher de sopa, rouba o cálcio do organismo, e tem alto índice glicêmico, o que pode aumentar a incidência de diabetes, envelhecimento da pele e outros.  
As frutas secas encontradas em lojas de produtos naturais possuem menos água e são ricas em fibras, “bacana” para levar em sua bolsa ou deixar na gaveta do escritório.
Já que estamos falando de frutas, que tal um purê de maçã ou de pêra? (ideal para acompanhar algumas carnes, também).

PURÊ DE MAÇÃ
Ingredientes:
1 Kg de maçã
2 colheres de sopa de água
Modo de preparo: Cozinhe as maçãs no micro-ondas até que fiquem quase desmanchadas. 
Depois de cozidas, passe-as na peneira e em uma panela acrescente dois cravos da índia, uma pitada de canela, e meio limão espremido.  Cozinhe por 10 minutos no máximo.
Você substituir e/ou misturar pêra a esta preparação.

Nas horas de maior compulsão alimentar utilize a linhaça, ela retarda o apetite. Prefira à dourada, adicione em sua salada, legumes, fruta ou sopa. Muito prático. #fica a #dica.

SOPAS são ótimas opções com baixas calorias para saciar a fome no frio. Não se esqueça de variar os legumes, verduras e especiarias utilizados.
Dicas:
Repolho, brócolis, couve, couve-flor, e nabo são capazes de ajudar na imunização contra o câncer de mama.
Prefira sempre os alimentos orgânicos frescos que tem aproximadamente 20%menos água em sua composição e assim mais ricos em nutrientes que os convencionais.
Não adicione creme de leite, queijos amarelos, linguiça e outras gorduras.
No lugar de queijo ralado, coloque tofu e acrescente gergelim torrado.
Quer engrossar sua sopa? Utilize um pouco de aveia em flocos. Fonte de fibras que favorece o bom funcionamento intestinal, a absorção de gordura e promove saciedade.
Evite: o acompanhado de torradinhas ou bolachinhas, elas sim lhe fornecem ganho de peso.
Alho, cebola e agrião possuem atividades anti-infecciosas, tradicionalmente usadas para problemas respiratórios. Não deixe de usá-los em suas preparações.
Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno protegem os olhos do envelhecimento precoce e mantém a visão saudável. Então que tal uma sopa de abóbora.

SOPA CREME DE ABÓBORA COM QUINOA
Ingredientes:
700ml de água filtrada
500g de abóbora
1 cebola média
2 dentes de alho
6 colheres (sopa) de quinua em flocos
5 colheres (sopa) de creme de soja (substituto do creme de leite)
2 colheres (sopa) de óleo de coco
VER PROPRIEDADES (clique aqui)
sal marinho a gosto
salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo: Em uma panela aquecer 500ml de água com uma pitada de sal até atingir fervura. Adicionar a abóbora cortada em cubos. Deixar cozinhar até que fique macia e desligar o fogo. Em uma panela aquecer o óleo de coco e refogar o alho e a cebola, adicionar a abóbora e corrigir o sal, se necessário. Transferir a abóbora para um liquidificador e bater com o creme de soja, a quinua em flocos e o restante da água. Servir e decorar com a salsinha e cebolinha picadas.
           
Mas... se estiver gripado, a canja de galinha bem quente é uma excelente opção. Nela tem cisteína, que ajuda a diluir o muco dos pulmões e limpar as vias aéreas.

As bebidas alcoólicas são comuns nessa época do ano “para esquentr o corpo”, mas lembre-se: elas são fontes de calorias vazias para o organismo, ou seja, fornecem apenas calorias e nenhum nutriente. ALERTA: Toda caloria consumida poderá ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso não seja gasta de alguma forma.

PORÉM, o vinho realmente é “legal” para aqueles que gostam de “bebericar” de vez enquando! Isso por que, trabalhos recentes comprovaram que o resveratrol além de ser antioxidante e inibir a agregação plaquetária ele pode aumentar o metabolismo e auxiliar no tratamento da obesidade, garantido saúde neurológica e cardiológica do paciente. Desde que na quantidade certa, 365ml por semana, 1 de vinho tinto seco conta com 72Kcal.

Se a sua causa da dificuldade de emagrecimento é a compulsão por doces, turbine a ingestão de alimentos com CROMO: levedo de cerveja, pão integral, pimenta malagueta, ostra, batata, gérmen de trigo, frango, maçã e carne vermelha. Mas...se a vontade por chocolate for incontrolável, escolha o AMARGO, que traz mais vantagens à saúde. E no chocolate quente, opte pelo leite desnatado e chocolate meio amargo.

No Fondue, substitua o pão por legumes, use queijos magros e leite desnatado.

E não esqueça que, a melhor opção para aquecer o corpo ainda é o uso dos CHÁS, além de aquecer o corpo, podem atuar como calmantes naturais, auxiliar na perda de peso e fortificar a imunidade. Sugestões: casca de maçã ou laranja, erva-doce, hibisco, maracujá, cravo antimicrobiano, antifúngico, antiviral, antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico e GENGIBRE “muitos já sabem que é o meu preferido, não falta nunca em nossa clínica”... (por ele justamente exercer ação sobre a imunidade, reduz as dores musculares sentidas após a prática de atividade física e é considerado termogênico, aumentando em 25% sua queima de gorduras se utilizado todos os dias, use também o pó nas saladas, carnes, sucos e é claro em chás),

É possível ainda prevenir problemas como gripes, resfriados e doenças respiratórias através de uma alimentação equilibrada. Alimentos protéicos como a carne e os ricos em vitamina C, como a laranja, o limão, a acerola e o caju, auxiliam na formação de células de defesa os chamados anticorpos.

E uma dica importantíssima, não deixe de hidratar-se mesmo que sua transpiração diminua nesta época, água é fundamental para o correto funcionamento do organismo e a hidratação favorece ainda, o trabalho do sistema imunológico e o trabalho de remoção dos agentes agressores inalados.

Frio ou calor, não se esqueça de prestar atenção na quantidade daquilo que come, exageros sempre são prejudiciais. Comer moderadamente deve ser um hábito em sua vida.

Não dê mais desculpas e pare de exagerar no chocolate quente, fondues doces e salgados, feijoadas, bolos, molhos a base de cremes, bebida alcoólica, massas com queijos, que tem um alto valor calórico e abandonar as saladas. Seja esperto, e drible a preguiça e aproveite que seu corpo esta gastando mais energia e exercite-se, além de queimar calorias a atividade física eleva sua temperatura corporal. Mantenha ou perca peso neste inverno!


quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Asma e sua Alimentação


Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por diminuição do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento. Cada vez mais se faz associação da asma e da bronquite com os hábitos alimentares.

Pensem comigo! Se a asma e a bronquite são doenças inflamatórias e se esta inflamação é causada pelo sistema imunológico, provocando a constrição dos brônquios e a conseqüente falta de ar e outros sintomas; o uso de broncodilatador é útil somente nas crises agudas. Porém a prevenção está na alimentação e, eventualmente, suplementação.

Está ocorrendo um aumento dos erros alimentares, com maior consumo de alimentos altamente calóricos, ricos em sal e gorduras e, pobres em vitaminas, minerais e fibras. A associação da dieta com o aumento das alergias respiratórias está relacionada a essas mudanças de hábitos alimentares, com baixas quantidades de antioxidantes e consumo inadequado de gorduras anti-inflamatórias.

A ingestão desequilibrada desses nutrientes está relacionada a baixa da imunidade e das defesas do organismo. Portanto, lembre-se que um sistema imunológico precisa de nutrientes adequados para que ele funcione adequadamente.

A insuficiente ingestão dietética de antioxidantes pode reduzir as defesas pulmonares, com aumento na susceptibilidade respiratória a danos oxidativos, resultando em inflamação respiratória e asma.

O mecanismo pelo qual se desenvolve a sensibilização e a inflamação nas vias aéreas pode ser promovido pelo aumento da ingestão de ácidos graxos ômega-6(formador de ácido aracdônico), derivados de margarinas hidrogenadas e óleos vegetais, a diminuição da ingestão de ômega-3 derivados de óleos de peixe, e diminuição na ingestão de antioxidantes (frutas e vegetais), o que contribui para a o desenvolvimento dos processos inflamatórios. É importante citar que o leite de vaca aumenta a formação de muco em pessoas com problemas alérgicos respiratórios, piorando os sintomas durante as crises.

Diversos estudos demonstram risco reduzido de asma quando há alta ingestão de frutas e vegetais. Um estudo sobre dieta e suplementação com vitaminas e minerais antioxidantes entre mulheres com asma francesas, mostrou que a maior ingestão de tomates, cenouras, e vegetais folhosos leva a menor prevalência de asma. Os resultados sugerem que a ingestão de alguns vegetais pode diminuir a prevalência de asma. Admite-se que o alto consumo de maçãs possa proteger contra asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, efeito atribuído ao conteúdo flavonóide. Nos casos mais sérios e/ou em pessoas que não melhoram seus hábitos alimentares, a suplementação com antioxidantes é bastante útil.

O primeiro passo é avaliar como está a sua dieta. Uma dieta saudável não traz benefícios somente para as doenças respiratórias, como para a saúde geral do organismo. Portanto,você que é asmático ou conhece alguém com doenças respiratórias, a melhora dos hábitos alimentares é essencial como parte do tratamento e prevenção das crises. Não fique só com a “bombinha”. Como eu disse, ela ajuda nas crises, mas não faz o papel primordial de uma dieta rica em ANTIOXIDANTES, que vai combater a inflamação nos brônquios.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Seu Cabelo está Caindo, a Unha Quebradiça? Saiba o que está Faltando no seu Prato...


Se tem uma coisa  que toda mulher cuida além do corpo, são os cabelos e unhas. Com certeza muitas vão semanalmente ao salão de beleza pintar suas unhas, hidratar os cabelos ou fazem isso em casa mesmo. Se pequenos dramas de beleza como unhas quebradiças ou com manchas brancas e cabelos sem vida e em queda livre fazem parte da sua vida, está na hora de você rever seu cardápio. 

Mas e o que eu isso tem a ver com a alimentação? Ah, tudo minha amiga! Amiga e amigo, porque isso é muito comum em homens também, a não ser aqueles que já tem tendência genética à calvície. Se faltam nutrientes no seu prato como eles irão fortalecer seu cabelo e unhas? Quantas pessoas eu atendo que já foram ao médico tomaram suplementos para queda de cabelo por 3 meses, após a suplementação tudo melhora, MASSSS, um tempo depois o problema retorna. Por que? Porque você não continuou fornecendo os nutrientes adequados através da alimentação. Desta forma, é preciso sempre associar os dois para que o resultado seja definitivo.


Os cabelos, unhas assim como nossa pele e todo o organismo é composto por proteínas, vitaminas e minerais e qualquer desequilíbrio pode provocar enfraquecimento dos mesmos. De nada adianta, correr para o supermercado e comprar shampoos para queda de cabelo ou fortaledores para as unhas, lembre-se, a saúde vem de dentro para fora, já falei sobre isso aqui 


Elaborei esta tabela onde você encontra os alimentos que irão fortalecer seus cabelos e suas unhas.

(Clique para ampliar)
Se você não consome alguns destes alimentos trate de incluí-los na sua dieta. Como você pôde observar alguns nutrientes são importantes tanto para saúde dos cabelos quanto para as unhas. Uma alimentação variada irá lhe fornecer todos os ingredientes necessários para manter sua saúde toda em dia.

Sabemos que o stress é um fator importante para queda de cabelos, então....NO STRESS! Procure ter qualidade de vida, desta forma não apenas seus cabelos, unhas serão beneficiadas, mas seu organismo por inteiro. Pratique atividades físicas regularmente, tenha uma alimentação balanceada e durma bem, muito bem!

Mas, fica o alerta, qualquer alteração anormal quanto aos cabelos, unhas é imprescindível que você passe por uma avaliação médica para que sejam indicadas as suplementações necessárias e claro um Nutricionista para te auxiliar na inclusão dos nutrientes que estão deficientes na sua dieta através de alimentos saudáveis.

domingo, 26 de junho de 2011

Suco detoxificante para quem chamou a jaca de pantufa nesse feriado...


Os ingredientes desse suco possuem alguns compostos que chamamos bioativos, capazes de auxiliar na biotransformação* e eliminação de um pouco das impurezas (toxinas) que tanto consumimos atualmente. 
Para uma detoxificação adequada é preciso garantir nutrientes para que o fígado possa realizar adequadamente a *transformação das moléculas lipossolúveis em hidrossolúveis (biotransformação), e também que essas moléculas sejam eliminadas, através da urina, suor e respiração.
Mas esse papo pode ir longe... Quem sabe em outra oportunidade aprofundamos mais o assunto...
Então segue abaixo a receitinha pra você começar a experimentar

Ingredientes:

1 colha de couve ORGÂNICA sem o talo

½ maçã grande com casca
1 laranja
Suco de ½ limão
1 pedaço de gengibre do tamanho de uma moeda
1 colher de sobremesa de linhaça (deixada de molho 24horas em água)
Opcional: folhas de hortelã

Modo de preparo:
.

Bater tudo no liquidificador com um pouco de água e apreciar os benefícios diários de um pouquinho de saúde e vitalidade pra começar bem o dia.

Essa receita pode ser adaptada, e melhorada de acordo com o seu paladar e conveniência. Por exemplo: na combinação das frutas, preferindo sempre as da estação e orgânicas; utilizando outros vegetais como cenoura, beterraba, brócolis, etc.; utilizando outras sementes e cereais como gergelim, quinoa, amaranto... Ou seja, é só abrir a mente e o coração para os milhões de possibilidades que a natureza nos oferece e viver as experiências de energia e vitalidade ao começar o dia... Vem?





sábado, 25 de junho de 2011

NUTRIÇÃO CELULAR X ALIMENTOS FUNCIONAIS



Para começar a falar do assunto, darei o seguinte exemplo: todo tecido adiposo que precisa se eliminado, (não falaremos de perdas, pois quem perde algo um dia encontra...) deve ocorrer, de corpo e alma (irei explicar)... Sim de alma também, pois de nada adianta emagrecer à base de remédios ditos como “milagrosos” e em seguida recuperar tudo e mais um pouco, com uma diferença mais do que significante: sua estima e emoções lá no chão, fraqueza, desânimo, mal estar, e de quebra alguns outros grandes problemas de saúde...
Emagrecer com saúde é tudo de bom! E para isso, temos que incluir alimentos que proporcionem bem estar, e que forneçam para nossas células nutrientes importantes para funcionar adequadamente ou seja Nutrição Celular. Temos aproximadamente 300 trilhões de células e 50 bilhões delas precisam ser renovadas todos os dias. Para se ter idéia, a deficiência de um ou mais nutrientes ou ainda a presença de metais tóxicos e ou toxinas ambientais serão suficientes para impedir a quebra de gordura, por exemplo. Sem isso, emagrecer ou qualquer outro objetivo acaba sendo uma grande ilusão. Nada de passar horas sem comer ou ainda procurar maneiras extraordinárias ou rápidas demais para solucionar o problema! Nossas células precisam de uma infinidade de nutrientes para trabalhar corretamente!
Os alimentos conhecidos como funcionais, são todos que realizam uma determinada função no nosso organismo para proporcionar a manutenção geral da saúde e do bem estar auxiliando assim na prevenção de doenças. Não possuem poder curativo, mas possuem benefícios fisiológicos cientificamente comprovados para nosso organismo. Hoje citaremos alguns deles.
Começaremos então com o Chá Verde / Chá branco. Ótimo para perca de peso, diminuição do colesterol e aumento do  metabolismo. Temos um post completo falando sobre o assunto na Liga da Saúde http://ligadasaude.blogspot.com/2011/06/cha-verde-e-seus-beneficios.html
Tomate : fonte de Licopeno, um antioxidante com ação benéfica no combate aos radicais livres. A ingestão de tomate e produtos de tomate (molho, polpa) pode promover uma redução de 30% no risco de câncer de próstata, atém de melhora do sistema imune. As maiores quantidades de licopeno são encontrados em molhos de tomate.
Vegetais crucíferos (ou brássicas): brócolis, couve flor, couve-de-bruxelas, couve e repolho): Contém substâncias chamados de SULFAROFANOS, capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas e  crescimento de tumores
Peixes, óleos de peixe e linhaça: No salmão, atum e sardinha encontramos uma gordura insaturada, o ÔMEGA 3. Um detalhe importante, é que não há produção dessa gordura importantantíssima pelo nosso organismo, fazendo-se necessária sua ingestão. Muitos estudos comprovam sua eficácia para prevenção de doenças cardiovasculares, síndrome do olho seco, efeito vasodilatador suave, controle da agregação plaquetária,  inibição da oxidação do LDL colesterol, prevenção do mal de Alzheimer, controle de desordens inflamatórias, auto imunes e proteção contra câncer.
       A LINHAÇA além de rica em ômega 3 é rica em LIGNANA, um fito-estrogênio de ação relacionada à prevenção do câncer de mama e próstata.
Uvas vermelhas, sucos de uva e vinho tinto:  As uvas escuras, assim como o suco de uva orgânica e o vinho tinto têm altas concentrações de ANTIOXIDANTES FENÓLICOS (catequina, epicatequina, resveratol), Estudos mostram a relação inversa com seu consumo e riscos de doenças cardiovasculares, além de possuir ação antioxidante potente inibir a oxidação das gorduras, agregação plaquetária e também ação preventiva contra diversos tipos de cânceres
Alho: As substâncias encontradas no alho (Aliina e Alicina), possui papel antioxidantes, além de ajudar na redução das taxas de colesterol e pressão arterial. Seu consumo regular impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos e aumentando sua elasticidade, favorecendo a circulação. Fortalece também o sistema imune e previne contra diversas infecções. Inibe a formação das nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo. Funciona também como antibiótico natural, ajudando a combater a Helicobacter pylori.
A recomendação é o uso de 1 dente de alho ao dia (cru, ralado em saladas, por exemplo), ou cápsulas de óleo de alho.
 Cereais integrais:  Os grãos apresentam nutrientes como vitaminas do complexo B, minerais e fibras que são essenciais para o funcionamento do intestino, além de ajudar no controle da glicemia e taxas de colesterol. Ajudam também a aumentar a saciedade,
Chocolate amargo (pelo menos 70% de Cacau): O cacau é fonte de catequinas de efeito antioxidante que ajudam a reduzir a agregação plaquetária e auxiliar no controle do colesterol.
Prebióticos e probióticos: PROBIÓTICOS são microorganismos vivos, que quando ingeridos em determinado número apresentam ação benéfica a saúde, equilibrando a Flora Intestinal, além de reduzir  o colesterol sangüíneo e controle de diarréias. Estudos também comprovam a sua eficácia no risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Os ALIMENTOS PREBIÓTICOS (cebola; alho; tomate; aspargos; alcachofra; banana; cevada; centeio; aveia; trigo e mel), promovem o crescimento dos PROBIÓTICOS, fortalecendo a flora intestinal.
Para finalizar, não podemos deixar de falar da nossa velha e conhecida amiga ÁGUA. Beba muita, muita, muuiiiita, mmmmuiiiiitttttaaaa água! Pelo menos 2 litros por dia. Intestino, cabelo, pele, e todo seu organismo agradecem.
Aos praticantes e não praticantes de atividades físicas: temos um vilão que convivemos 24 horas por dia. São os temíveis radicais livres (conheça um pouco mais também na Liga da Saúde http://ligadasaude.blogspot.com/2011/06/quer-envelher-com-saude-aposte-nos.html.Essas substâncias quando produzidas em excesso: (fumo, atividade física em excesso, frituras, alto consumo de bebidas alcoólicas, medicamentos em excesso, estresse, exposição excessiva de metais tóxicos, agrotóxicos, etc.) são responsáveis pelo envelhecimento precoce e desencadeamento de diversas doenças. Mas como a natureza e Deus são sábios, possuímos um sistema que chamamos de antioxidantes (mais um motivo para ingerir alimentos funcionais!), responsáveis por “expulsar” as tais espécies. Porém, para esse mecanismo estar sempre a todo vapor nos protegendo, precisamos ingerir alimentos que possuam nutrientes com compostos antioxidantes, para que os radicais livres sejam combatidos com eficácia. Não deixe também de fora do seu cardápio: açaí (sem adição de guaraná, suco de uva orgânico, morango, melancia, beterraba, couve, cenoura, abóbora, tomate, ovos (de preferência, caipira), sardinha, brócolis, couve-flor, laranja, acerola, abacate, caju, goiaba, além de todos os alimentos citados acima...
Bom, podemos concluir que contar calorias acaba sendo muito pequeno para nosso complexo – e maravilhoso corpo humano. Após o conhecimento de alguns alimentos funcionais, imprescindíveis para nutrir corretamente suas células, qualquer argumento não será suficiente para privação do nosso organismo, caso contrário em algum momento ele também nos privará de algo.  Faça a escolha certa e economize na farmácia!  Sim, você pode escolher... Comprovadamente, tudo mudará para melhor! 
Abaixo 4 receitinhas para ajudá-los a por em prática um pouco sobre o que abordei.

Muita Saúde a todos e bom apetite!

Almôndegas de Aveia
- 1 xícara de aveia integral em flocos
- 1 xícara de salsinha picada
- 1 xícara de cenoura ralada
- ½ xícara de cebolinha picada
- ½ xícara de manjericão fresco picado
- ½ xícara de farinha sem glúten ou farinha de trigo integral
- ½ xícara de farinha rosca
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- 2 ovos caipiras batidos
- sal marinho à gosto
Preparo:  Cozinhar a aveia até os grãos ficarem macios. Cozinhe por 5 minutos e coe em uma peneira. Misture a aveia coada com os demais ingredientes, mexendo bem. Em seguida, unte a assadeira e com o auxílio de uma colher, faça bolinhos. Leve ao forno médio por 25 minutos.

Shake de Banana, Maçã e Pêra
- 2 bananas congeladas
- 1maçã sem casca
- suco de 1 laranja
-  ½ xícara de pêra cortada em pedaços
Preparo:  Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter a consistência desejada.

Legumes gratinados
- 4 xícaras de verduras variadas (couve-flor, brócolis, rodelas de cenoura, abobrinha, tirinhas de pimentão, etc)
- ¼ de xícara de queijo cottage
- 1 colher de sopa de nozes
Preparo: Corte as verduras e cozinhe no vapor até ficarem al dente. Coloque em uma travessa, polvilhe o queijo cottage e leve ao forno para gratinar. Após 10 minutos, retire do forno, salpique com as nozes e sirva. Para dar o toque final, acrescente salsinha e cebolinha.

Sardinha na Pressão
- 10 filés de sardinha limpos,
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- 2 tomates grandes cortados em rodelas
- 1 pimentão verde cortado em rodelas
-  2 dentes de alho amassados
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 colher sopa de azeite extravirgem
- suco de 1 limão
 - pimenta vermelha  e sal marinho a gosto.

Tempere as sardinhas com o suco de limão, o alho e a pimenta. Misture em uma tigela, as cebolas, os tomates, o pimentão e a salsinha. Separe em duas partes iguais e reserve. Arrume em uma panela de pressão, uma das partes da mistura, a sardinha, a outra metade da mistura e por fim, regue com o azeite. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo para o mínimo e marque 10 minutos. Desligue o fogo, espere sair a pressão, abra a panela, leve a uma travessa.



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os 3 “combustíveis” do organismo humano




Você conhece alguma máquina que opere SEM algum combustível? Por exemplo, algum carro que rode sem gasolina, álcool ou similares (só se for “ladeira abaixo” mas, até neste caso, impulsionado pela força da gravidade)? Não existe, não é? Pois com o organismo humano não é diferente: ele precisa de “combustíveis” para funcionar ou adoece; e de fato: a maioria dos distúrbios e doenças é causada ou mantida por falta ou alguma perturbação no fornecimento destes “combustíveis” para as nossas células.

Mas afinal, quais são estes 3 combustíveis, essenciais para a vida humana com equilíbrio e qualidade de vida? São o ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que ingerimos; quando eles faltam ou são providos de forma inadequada, adoecemos ou permanecemos doentes. Simples assim.

O ar fornece o OXIGÊNIO para os pulmões, que passam este para o sangue que, por sua vez, transporta-o para todas as partes do organismo; dentro das nossas células, na presença fundamental de água e nutrientes provenientes dos alimentos, é produzida a ENERGIA que mantêm nossas funções orgânicas e assim, nossa vida. Por isso, é importante que o sangue circule direito mas, acima de tudo, que nossos pulmões possam adequadamente receber ar e extrair deste o oxigênio necessário, fazendo-o chegar ao sangue em quantidade e qualidade suficientes. Fica claro, portanto, que é vital que nós respiremos direito. A pergunta é: você respira direito?

Inúmeros estudos mostram que a maior parte da humanidade não respira direito, por diversas causas, entre elas doenças e má qualidade do ar mas a mais importante é uma causa bem mais simples mas muito negligenciada: respiramos mal e superficialmente; em outras palavras, passamos a grande parte do dia sem utilizar sequer 40% da capacidade dos nossos pulmões e desta forma não renovamos adequadamente o ar dentro deles; resultado disto: não “oxigenamos” direito nosso sangue, que faz circular menos oxigênio que o necessário a uma vida tão produtiva quanto possível. E a principal causa desta respiração superficial é o “mal do século” (deste e do anterior): STRESS. São raros os seres humanos que não têm algum grau de stress psicológico “crônico” e este stress restringe a movimentação da musculatura mais importante para a inspiração e expiração, o diafragma, que com menos mobilidade que o desejável impossibilita cada respiração tão profunda como deveria ser.

Yoga, Tai chi chuan, técnicas fisioterápicas (RPG, por exemplo), meditação e similares são exemplos de estratégias que ajudam a respirar melhor e são mais que recomendadas para quem possa aprendê-las e usá-las no cotidiano. Mas para quem não tem possibilidade imediata de colocá-las em prática, uma dica simples: várias vezes por dia, procure soltar o máximo de ar dos seus pulmões e depois inspire profundamente; você gastará apenas alguns segundos em cada vez que fizer isso e estará renovando BEM maior quantidade de ar nos seus pulmões que sua respiração habitual. Crie o hábito de praticar inspirações e expirações mais profundas várias vezes por dia e sinta os bons resultados.

Sobre a água, leia mais em http://www.icaro.med.br/agua/ : todas as reações químicas no corpo e mente ocorrem nela ou precisam dela para ocorrer, o que torna incompatível com a vida ingeri-la em quantidade insuficiente; pena que muitas pessoas descubram isto da PIOR forma possível...

Quanto aos alimentos, sua importância já foi e é exaustivamente ressaltada no blog da Liga da Saúde (ligadasaude.blogspot.com) e estes links reforçam: http://www.icaro.med.br/category/1-alimentacao-saudavel/  e http://www.youtube.com/watch?v=hEXLQ22_d1w : sem alimentação em quantidade e qualidade adequadas, o organismo é incapaz de produzir o que precisa, não só energia mas também qualquer estrutura de que necessite, por mais básica que seja.

Entenda, portanto, que se Confúcio está correto (e está) em sua assertiva (“Toda caminhada começa por um simples passo”) as bases para a sua SAÚDE, bem-estar e qualidade de vida de verdade não residem em tratamentos ou medicamentos “mirabolantes” ou “milagrosos”, mas em hábitos saudáveis de vida e, acima de tudo, no provimento adequado para o seu organismo dos 3 “combustíveis” que ele precisa para mais que sobreviver: mas VIVER. Reflita e lembre-se disso, para o seu bem, daqui pra frente.

Um abraço

Ícaro Alves Alcântara
Twitter: @qualidade_vida



quinta-feira, 23 de junho de 2011

ÉPOCA DE FESTA JUNINA, O QUE COMER?....



Época de festa junina com muita fogueira, bandeirinhas e brincadeiras. Que tal subir no pau de sebo, pular a fogueira ou dançar a quadrilha? NÃO???
“Mas tenho certeza que quando você ouve falar em festa junina já se lembra das guloseimas, que vai encontrar por lá, e que não são poucas!”.

Infelizmente perdemos um pouco da TRADIÇÃO de nossas festas e elas tem se resumido á venda de comidas típicas, onde antes gastávamos calorias, agora só fazemos adquiri-las. E o problema não se resume á isso, você hipertenso ou diabético, por exemplo, já parou para pensar nos riscos que essas “comidinhas” podem lhe trazer?

“Abra o olho” e fique atento, faça as escolhas certas!!

Você pode aproveitar dessas delícias sem sair da dieta, e o melhor, sem causar danos a sua saúde! Afinal, a boca se enche d’água quando falamos em pipoca, cachorro quente, pé de moleque, maçã do amor, paçoca, pamonha, canjica, arroz doce e quentão... Não degustar essas delícias nas festinhas, não tem graça. Não é mesmo?

Prefira alimentos menos calóricos e/ou que tenham propriedades benéficas. “ Saiba que sua ingestão de calórica pode chegar a 2000 calorias em apenas uma noite”. Pode acreditar!!!

Vou lhe dar umas dicas:

Antes de tudo, nem pense em sair de casa com o estômago vazio. Faça uma refeição leve antes, assim reduzirá a fome na festa e consequentemente a ingestão de guloseimas será menor. Cuidado com o OLHO GORDO! Você já se alimentou antes de sair de casa lembra-se?
Não exagere nas quantidades, PROVE um pedaço PEQUENO de cada guloseima e NÃO REPITA. Opte por pratos in natura, como milho verde ou pinhão cozido, que podem ser mais nutritivos. Aproveite para consumir os alimentos que são encontrados nessa época do ano.

O MILHO VERDE COZIDO, por exemplo, é rico em carotenóides, ou seja,  ajuda a manter a visão saudável e tem poucas calorias, em torno de 100 em 100g. Mas se for consumido com manteiga ou margarina esse número mais que dobra. Evite também o sal que ajuda a reter líquido no organismo.

Prefira CACHORRO QUENTE SIMPLES, somente com o pão e a salsicha que tem 260 calorias. Um completo com milho, ervilha, maionese, ketchup, mostarda, batata palha e queijo sobe para 575.

O PINHÃO é fonte de proteína, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, fibras e MUUUITO CARBOIDRATO, por isso cuidado – 5 unidades tem cerca de 100Kcal.

A ABÓBORA COZIDA também pode fazer parte do seu cardápio. Ela possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. No entanto, EVITE combinações com leite de coco, coco e leite condensado.

O BOLO DE AIPIM quando consumido com MODERAÇÃO fornece nutrientes importantes para o nosso bem estar, como a colina, que mantém a nossa saúde mental.

A BATATA DOCE é fonte de betacaroteno e fibras, apesar de ter sabor adocicado, ela não libera tanto açúcar no organismo quanto a batata inglesa, assim o acúmulo de gordura localizada é menor. Quando consumida SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR (assada inteira ou cortada em formato de tiras), apresenta cerca de 100 calorias em 1 unidade;

O AMENDOIM é rico em gorduras boas e vitaminas. Sozinho, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Porém as versões pé-de-moleque e paçoca, são tão perigosas quanto saborosos. Por exemplo, 1 paçoca fornece 10% da recomendação diária de gordura.  Devemos tomar cuidado também, com a aflatoxina, resultado da reprodução do fungo Aspegillus flavus, que é uma substância tóxica e teratogênica (por isso devemos desaconselhar grávidas de  consumirem esse alimento), que podem ser prejudiciais também, àquelas mulheres que possuem candidíase vaginal ou outro tipo de fungo.

Substitua a paçoca pela pamonha, ou a canjica pelo pé-de-moleque, o doce de leite pelo de abóbora ou pelo de batata-doce. São opções menos calóricas, mas que não deixam de ser saborosas.

A TAPIOCA é rica em carboidratos, porém, o valor calórico varia de acordo com o TIPO de RECHEIO. Deste modo, opte por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado.

Vai comer ESPETINHO? Prefira o de frango ou de carne magra sem bacon! “Esse eu adoro, além de ser uma proteína de “ótima qualidade”.

Lembre que a adição de leite condensado e outros complementos aos alimentos comprometem sua qualidade nutricional tornando -o mais calórico e menos nutritivo.

Fique longe das bebidas alcoólicas: Um copo de quentão é o ideal. Afinal as bebidas alcoólicas, além de calóricas, estimulam o apetite e isso certamente levará ao consumo de alimentos muito calóricos e não saudáveis.

O consumo destes alimentos somados ao consumo de bebidas alcoólicas esta relacionado a problemas cardíacos. Em pessoas saudáveis, os riscos são menores, mas não devem ser desprezados.

Já diabéticos cardíacos e hipertensos, DEVEM APROVEITAR A FESTA PARA PULAR FOGUEIRA E DANÇAR QUADRILHA! (risos).  Brincadeirinha... Os pratos in natura para vocês estão liberados: milho cozido, batata doce e pinhão estão na lista sem contra-indicação (controle sempre as quantidades!). Se não resistir aos doces, limite-se a apenas 1 unidade. O quentão e o vinho quente não devem ser consumidos por pessoas deste grupo de risco.

Em casa, que tal fazer Á FESTA com um tipo de quentão diferente? Sugiro o quentão de Hibisco é leve e sem álcool, além disso, o hibisco é diurético e auxilia no emagrecimento. Sou viciada nessa receita, uso e recomendo muito, faça o teste, te garanto que você irá se surpreender com o sabor... #show!

Quentão de Hibisco

Ingredientes:



- 1 xícara de chá de hibisco desidratado 
- 2 colheres (de sopa) de gengibre ralado 
- 2 colheres (de sopa) de maçã desidratada 
- meia casca de laranja 
- cravos da índia 
- canela em pau 



Modo de fazer:  Basta colocar os ingredientes em dois litros de água fervente, adicionar açúcar (1 colher sopa aprox. ) ou adoçante e deixar ferver por quinze minutos. Após ferver está pronto para beber, pode ser colocado em garrafa térmica.


Valorize mais as BRINCADEIRAS do que os alimentos disponíveis. Jogue bola na lata, suba no pau de sebo, pesque peixinhos de papel, dance quadrilha e forró. São maneiras divertidas de gastar energia e queimar as calorias extras.

CASO NÃO SIGA OS CONSELHOS E EXAGERE
1.     Não pense em fazer jejum ou seguir dietas restritivas só porque exagerou na festa junina, lembre que elas são prejudiciais a saúde.
2.     Faça pelo menos 4 refeições no dia de pequenas porções.
3.     Prefira carnes magras, peixes e frango, cozido, assado ou grelhado e esqueça as frituras.
4.     Coma muitas frutas, verduras e alimentos integrais e naturais no lugar de refinados e industrializados para desintoxicar.
5.     Esqueças as bebidas alcoólicas.
6.     Tome bastante água e chás e pratique exercícios físicos, para queimar as calorias a mais consumida na festa.