quinta-feira, 9 de junho de 2011

11 Dicas para Evitar a Obesidade Infantil...



Você já prestou atenção em sua alimentação?

E na de seu filho? (??????????????????????)

As crianças geralmente fazem aquilo que seus pais fazem. Portanto dê o exemplo, ENSINE. Maus hábitos alimentares podem trazer sérias conseqüências à criança. Pare de achar lindo aquele filho gordinho, fofinho que você tem, ele é um futuro obeso que irá sofrer de vários males como: problemas na coluna, articulações, diabetes, hipertensão arterial, altos níveis de colesterol, triglicerídeos e muito mais, além de poder ferir sua auto-estima e levá-los à rejeição social.

1 – DÊ O EXEMPLO:

“Como é que você quer que seu filho coma salada se o pai ou a mãe ou o irmão mais velho não come?
“Como que seu filho não tomará líquido durante a refeição se você se “entope” de coca-cola?
“Como que ele vai optar por comidas saudáveis se as únicas opções que você dá a ele são: salgadinhos, batatas fritas, bolachas recheadas, bolos e tantos outros maus exemplos?
E isso muitas vezes acontece por que você, mãe ou pai tem preguiça ou falta de tempo de preparar alimentos mais saudáveis. E quem paga o preço? Quem AINDA DEPENDE de você!
 Se você não trabalha, aproveite e faça preparações saudáveis com legumes e carne grelhada, sopa de legumes, por exemplo, mas, se você é como a maioria das mulheres da “face da terra” em que trabalha fora e tem um dia muito corrido... Deixe vegetais e legumes prontos e congelados,faça isso naqueles momentos em que tiver um tempinho. Desta forma, na hora de comer é só esquentar.

2 – REEDUQUE SEU FILHO: 

Este talvez seja o primeiro e o melhor passo para combater a obesidade entre as crianças. As crianças estão cada vez mais obesas de tantos farináceos e doces que consomem. É necessário uma diminuição destes alimentos (como salgadinhos, refrigerantes, bolachas recheadas) e uma introdução de sucos, frutas, verduras, sem dispensar é claro, os alimentos construtores como: carnes, leite, ovos etc..
Fique ligado, pesquisas mostram que as crianças comem aquilo que lhes é ofertado e o que outras pessoas comem!
  
3 – CONTROLE DA DESPENSA: 

Esta é a grande dica para quem quer modificar os hábitos alimentares de seus filhos. As guloseimas devem ser excluídas das despensas e deve-se limitar as saídas às lanchonetes e fast food e evitar principalmente de pedir alimentos por telefone, com essa facilidade, a maioria das pessoas acabam comendo “porcarias”.
 Comece pelo supermercado, saiba fazer suas compras e ensinar seus filhos a comprar. A educação nutricional começa já na “escolha” dos alimentos... Se você comprar “porcarias” o que você acha que ele vai comer?
Não sei se você já viu crianças que dão "show" e “choram” no mercado querendo algum alimento “porcaria”? Já viu? E o que a maioria das mães fazem? Ah?...Compram a porcaria para que a criança pare de chorar.... Lógico, é mais fácil não é?
Pois bem... Meu pai sabiamente sempre me dizia quando eu fazia “birra”: Prefiro te dizer NÃO e te ver CHORANDO AGORA, do que fazer suas vontades e “EU”  ter que chorar depois .... FICA A DICA!
4 – NÃO “OBRIGUE” OU FAÇA CHANTAGEM:

Estas são as piores atitudes que você pode ter, pois, isto resultará em repulsa ainda maior da criança pela comida. Ao contrário disso, ofereça várias vezes o alimento a criança (ela deve experimentar em torno de 10 vezes o alimento até dizer com certeza se gosta ou não dele), faça pratos coloridos, mude o modo de preparo, ofereça o alimento, crú, cozido, raspado, papinha, entre outras formas e principalmente coma para dar o exemplo.

5- NÃO PROMETA RECOMPENSAS: 

Esqueça aquela idéia de dar a criança uma sobremesa em troca do prato vazio, isso transmitirá à criança a idéia de que comer a comida não é bom e a sobremesa sim. Utilize outras artimanhas como, desenhar e pintar alimentos, contar histórias (como a do Popeye, que come espinafre para ficar forte), conte-lhes a real importância de comer de maneira correta (crescer forte, saudável, para evitar o uso de remédios, etc.).

6 – ATIVIDADE FÍSICA: 

Estimule a criança a praticar alguma atividade física, ou estimule as brincadeiras de “antigamente” como jogar peteca, bola, esconde-esconde entre outros, dessa forma as crianças poderão queimar as calorias e reduzir seu excesso de gordura.

7 - COMECE CEDO: 

Os hábitos alimentares da criança começam junto com a introdução dos alimentos, aos 6 meses de vida. Se você oferece doce, quando a criança crescer ela terá preferência por doces. Se você oferece frutas, ela provavelmente gostará de frutas. O consumo de doces, alimentos refinados que contenham amido, como pão ou biscoitos, podem ainda acarretar em cáries dentárias.

8 – ESTIMULE: 

Assim que a criança conseguir segurar os alimentos com as mãos, deixe que ela coma sozinha, que faça “bagunçinha” com a comida no “bom sentido” oferte legumes e frutas para estimular sua alimentação.

9 – TELEVISÃO: 

Não deixe seu filho comer em frente da televisão, computador, videogame, ou qualquer outra distração, isso fará com que ele COMA MAIS sem perceber, e pode ter certeza... ele vai querer repetir o prato por justamente não sentir o que comeu há minutos atrás. É preciso que ele preste atenção no que está comendo para que tenha saciedade.

10 – NÃO SUBSTITUA: 

Se a criança não está com fome no almoço, por exemplo, não ofereça alimentos de fácil ingestão como sucos ou bebidas lácteas e achocolatados. A hora que ele estiver como fome, ele vai querer comer a “COMIDA” (arroz, feijão, carne e verduras).Faça o teste...
Não pressione se sobrar no prato. “Erro grave das maiorias das mães”...(Essa foi para a minha mãe...que me “entuchava” de comida quando eu era mais nova! Risos – Não póódii)

11 – ENCONTRE ALTERNATIVAS: 

Se a criança não gosta de frutas e verduras, misture com outros alimentos. Faça bolo de carne com legumes, arroz com legumes, salada de frutas, tortas com frutas ou verduras. SE VIRA, USE A SUA IMAGINAÇÃO!

Falo de tudo isso, por que vejo em meu consultório, os olhinhos de crianças obesas me pedindo SOCORRO... Crianças que não tiram mais a camiseta na praia porque tem vergonha dos “peitinhos” que se formam devido ao excesso de gordura, crianças que não conseguem jogar bola com os colegas por se cansarem facilmente ou por terem dificuldade em respirar quando dão um pique para buscar a bola,outros que sentem desconforto para sentar e amarrar seu calçado por causa das “bóias ou pneus localizados na cintura” como eles mesmo falam.... Ou seja, que estão deixando de VIVER por vergonha de estarem gordos! (“Uma tristeza!”)


Eu sou prova viva de ter sofrido discriminação, mesmo em uma época que ser “cheinha” era sinônimo de ser saudável...... em casa era bonito, mas na escola meus colegas me diziam: Olha lá a gorda baleia, saco de areia.... a elefante...e assim por diante...
Mas quero deixar a mensagem á todos de que é possível reverter esse quadro e que a hora é AGORA!

Fácil? Não... Em nenhum momento eu disse que era FÁCIL. Mas Chega de deixar para depois, leve seu filho á um especialista para que ele possa receber ajuda de profissionais capacitados, pois dessa forma você estará fazendo um bem “danado” á você e á seu filho.
Desculpem-me a sinceridade....Mas espero de todo meu coração que este choque de realidade tenha aberto seus olhos aos riscos de saúde que seu filho corre.