quarta-feira, 15 de junho de 2011

E. Coli: A Super-bactéria que assusta a Europa


E. Coli: A Super-bactéria que assusta a Europa
A Escherich coli velha conhecida nossa, vulgo “E. Coli” , foi descoberta pelo médico Theodor Escherich (1857-1911), nascido na Baviera. A descoberta ocorreu em 1885 e o seu nome foi dado à bactéria em 1919.

A E. coli assume a forma de um bacilo e seu habitat natural é a flora intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Cada pessoa evacua, em média, um trilhão de bactérias E.coli todos os dias( é mole?).
Existem várias tipos de bactérias Escherichia Coli:
• Escherichia coli enteroinvasiva ( EIEC );
• Escherichia coli enteropatogênica ( EPEC );
• Escherichia coli enterotoxigénica ( ETEC );

• Escherichia coli enterohemorrágica ( EHEC ).

O tipo a que se tem atribuído a origem da infeção na Europa é a E. Coli Enterohemorrágica O157:H7. Estudos demonstram que o correu é uma “mutação” no seu DNA, que produz uma toxina que, até a presente data, não tem medicamento e tratamento específicos para ela.
Basicamente os sintomas são: náuseas, vômitos, diarréia com sangue, dores abdominais intensas e falência dos rins; culminando com a morte da pessoa.
O que se tenta em termos terapêuticos é o uso de antibióticos, antiinflamatórios hormonais (corticóides), hidratação, correção dos distúrbios metabólicos e hemodiálise. Claro, que uma boa dose de Fé, e aguardar no que vai dar.
O que me estimulou a fazer este texto é chamar a atenção das pessoas para o fato de que, se aparece uma bactéria resistente e mortal como essa e não temos como combatê-la, temos de PENSAR em como AUMENTAR A RESISTÊNCIA DESTES PACIENTES. Parece lógico? Mas, infelizmente, não é o que ocorre no nosso cotidiano.

Quando estou frente a um paciente com diarréia, além de condutas tradicionais citadas acima e dependendo de cada caso, PENSO nas formas de melhorar a condição da pessoa. Melhorar seu sistema imunológico. A citar:
- Glutamina e taurina: aminoácidos que promovem e protegem as celulas do intestino
- Reposição da flora intestinal, com probioticos e prebioticos. Vão repovoar a microbiota do intestino, competir com a E. coli, reduzindo sua população e crescimento; favorecer maior produção de IgA, aumentando a imunidade da pessoa. Mais informações:
- Aumentar a imunidade da pessoa para que seu organismo possa ajudar a combater a infecção, por exemplo, usando substâncias que naturalmente irão estimular o sistema imunológico, como: zinco;vitamina C e E; cobre; vitamina D; selênio; quercetina, etc.

Finalizando. Em situações de diarréias infecciosas, não necessariamente por essa E. coli, mas em casos vários que vemos no nosso dia-a-dia, podemos e devemos lançar mão de terapêuticas que naturalmente melhoram a nossa resistência. Nosso organismo é nosso maior aliado contra as infecções. Vamos fortalecê-lo.

Em Tempo: Caso os componentes da Liga queiram acrescentar mais alguma informação, fiquem à vontade.