sábado, 25 de junho de 2011

NUTRIÇÃO CELULAR X ALIMENTOS FUNCIONAIS



Para começar a falar do assunto, darei o seguinte exemplo: todo tecido adiposo que precisa se eliminado, (não falaremos de perdas, pois quem perde algo um dia encontra...) deve ocorrer, de corpo e alma (irei explicar)... Sim de alma também, pois de nada adianta emagrecer à base de remédios ditos como “milagrosos” e em seguida recuperar tudo e mais um pouco, com uma diferença mais do que significante: sua estima e emoções lá no chão, fraqueza, desânimo, mal estar, e de quebra alguns outros grandes problemas de saúde...
Emagrecer com saúde é tudo de bom! E para isso, temos que incluir alimentos que proporcionem bem estar, e que forneçam para nossas células nutrientes importantes para funcionar adequadamente ou seja Nutrição Celular. Temos aproximadamente 300 trilhões de células e 50 bilhões delas precisam ser renovadas todos os dias. Para se ter idéia, a deficiência de um ou mais nutrientes ou ainda a presença de metais tóxicos e ou toxinas ambientais serão suficientes para impedir a quebra de gordura, por exemplo. Sem isso, emagrecer ou qualquer outro objetivo acaba sendo uma grande ilusão. Nada de passar horas sem comer ou ainda procurar maneiras extraordinárias ou rápidas demais para solucionar o problema! Nossas células precisam de uma infinidade de nutrientes para trabalhar corretamente!
Os alimentos conhecidos como funcionais, são todos que realizam uma determinada função no nosso organismo para proporcionar a manutenção geral da saúde e do bem estar auxiliando assim na prevenção de doenças. Não possuem poder curativo, mas possuem benefícios fisiológicos cientificamente comprovados para nosso organismo. Hoje citaremos alguns deles.
Começaremos então com o Chá Verde / Chá branco. Ótimo para perca de peso, diminuição do colesterol e aumento do  metabolismo. Temos um post completo falando sobre o assunto na Liga da Saúde http://ligadasaude.blogspot.com/2011/06/cha-verde-e-seus-beneficios.html
Tomate : fonte de Licopeno, um antioxidante com ação benéfica no combate aos radicais livres. A ingestão de tomate e produtos de tomate (molho, polpa) pode promover uma redução de 30% no risco de câncer de próstata, atém de melhora do sistema imune. As maiores quantidades de licopeno são encontrados em molhos de tomate.
Vegetais crucíferos (ou brássicas): brócolis, couve flor, couve-de-bruxelas, couve e repolho): Contém substâncias chamados de SULFAROFANOS, capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas e  crescimento de tumores
Peixes, óleos de peixe e linhaça: No salmão, atum e sardinha encontramos uma gordura insaturada, o ÔMEGA 3. Um detalhe importante, é que não há produção dessa gordura importantantíssima pelo nosso organismo, fazendo-se necessária sua ingestão. Muitos estudos comprovam sua eficácia para prevenção de doenças cardiovasculares, síndrome do olho seco, efeito vasodilatador suave, controle da agregação plaquetária,  inibição da oxidação do LDL colesterol, prevenção do mal de Alzheimer, controle de desordens inflamatórias, auto imunes e proteção contra câncer.
       A LINHAÇA além de rica em ômega 3 é rica em LIGNANA, um fito-estrogênio de ação relacionada à prevenção do câncer de mama e próstata.
Uvas vermelhas, sucos de uva e vinho tinto:  As uvas escuras, assim como o suco de uva orgânica e o vinho tinto têm altas concentrações de ANTIOXIDANTES FENÓLICOS (catequina, epicatequina, resveratol), Estudos mostram a relação inversa com seu consumo e riscos de doenças cardiovasculares, além de possuir ação antioxidante potente inibir a oxidação das gorduras, agregação plaquetária e também ação preventiva contra diversos tipos de cânceres
Alho: As substâncias encontradas no alho (Aliina e Alicina), possui papel antioxidantes, além de ajudar na redução das taxas de colesterol e pressão arterial. Seu consumo regular impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos e aumentando sua elasticidade, favorecendo a circulação. Fortalece também o sistema imune e previne contra diversas infecções. Inibe a formação das nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo. Funciona também como antibiótico natural, ajudando a combater a Helicobacter pylori.
A recomendação é o uso de 1 dente de alho ao dia (cru, ralado em saladas, por exemplo), ou cápsulas de óleo de alho.
 Cereais integrais:  Os grãos apresentam nutrientes como vitaminas do complexo B, minerais e fibras que são essenciais para o funcionamento do intestino, além de ajudar no controle da glicemia e taxas de colesterol. Ajudam também a aumentar a saciedade,
Chocolate amargo (pelo menos 70% de Cacau): O cacau é fonte de catequinas de efeito antioxidante que ajudam a reduzir a agregação plaquetária e auxiliar no controle do colesterol.
Prebióticos e probióticos: PROBIÓTICOS são microorganismos vivos, que quando ingeridos em determinado número apresentam ação benéfica a saúde, equilibrando a Flora Intestinal, além de reduzir  o colesterol sangüíneo e controle de diarréias. Estudos também comprovam a sua eficácia no risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Os ALIMENTOS PREBIÓTICOS (cebola; alho; tomate; aspargos; alcachofra; banana; cevada; centeio; aveia; trigo e mel), promovem o crescimento dos PROBIÓTICOS, fortalecendo a flora intestinal.
Para finalizar, não podemos deixar de falar da nossa velha e conhecida amiga ÁGUA. Beba muita, muita, muuiiiita, mmmmuiiiiitttttaaaa água! Pelo menos 2 litros por dia. Intestino, cabelo, pele, e todo seu organismo agradecem.
Aos praticantes e não praticantes de atividades físicas: temos um vilão que convivemos 24 horas por dia. São os temíveis radicais livres (conheça um pouco mais também na Liga da Saúde http://ligadasaude.blogspot.com/2011/06/quer-envelher-com-saude-aposte-nos.html.Essas substâncias quando produzidas em excesso: (fumo, atividade física em excesso, frituras, alto consumo de bebidas alcoólicas, medicamentos em excesso, estresse, exposição excessiva de metais tóxicos, agrotóxicos, etc.) são responsáveis pelo envelhecimento precoce e desencadeamento de diversas doenças. Mas como a natureza e Deus são sábios, possuímos um sistema que chamamos de antioxidantes (mais um motivo para ingerir alimentos funcionais!), responsáveis por “expulsar” as tais espécies. Porém, para esse mecanismo estar sempre a todo vapor nos protegendo, precisamos ingerir alimentos que possuam nutrientes com compostos antioxidantes, para que os radicais livres sejam combatidos com eficácia. Não deixe também de fora do seu cardápio: açaí (sem adição de guaraná, suco de uva orgânico, morango, melancia, beterraba, couve, cenoura, abóbora, tomate, ovos (de preferência, caipira), sardinha, brócolis, couve-flor, laranja, acerola, abacate, caju, goiaba, além de todos os alimentos citados acima...
Bom, podemos concluir que contar calorias acaba sendo muito pequeno para nosso complexo – e maravilhoso corpo humano. Após o conhecimento de alguns alimentos funcionais, imprescindíveis para nutrir corretamente suas células, qualquer argumento não será suficiente para privação do nosso organismo, caso contrário em algum momento ele também nos privará de algo.  Faça a escolha certa e economize na farmácia!  Sim, você pode escolher... Comprovadamente, tudo mudará para melhor! 
Abaixo 4 receitinhas para ajudá-los a por em prática um pouco sobre o que abordei.

Muita Saúde a todos e bom apetite!

Almôndegas de Aveia
- 1 xícara de aveia integral em flocos
- 1 xícara de salsinha picada
- 1 xícara de cenoura ralada
- ½ xícara de cebolinha picada
- ½ xícara de manjericão fresco picado
- ½ xícara de farinha sem glúten ou farinha de trigo integral
- ½ xícara de farinha rosca
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- 2 ovos caipiras batidos
- sal marinho à gosto
Preparo:  Cozinhar a aveia até os grãos ficarem macios. Cozinhe por 5 minutos e coe em uma peneira. Misture a aveia coada com os demais ingredientes, mexendo bem. Em seguida, unte a assadeira e com o auxílio de uma colher, faça bolinhos. Leve ao forno médio por 25 minutos.

Shake de Banana, Maçã e Pêra
- 2 bananas congeladas
- 1maçã sem casca
- suco de 1 laranja
-  ½ xícara de pêra cortada em pedaços
Preparo:  Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter a consistência desejada.

Legumes gratinados
- 4 xícaras de verduras variadas (couve-flor, brócolis, rodelas de cenoura, abobrinha, tirinhas de pimentão, etc)
- ¼ de xícara de queijo cottage
- 1 colher de sopa de nozes
Preparo: Corte as verduras e cozinhe no vapor até ficarem al dente. Coloque em uma travessa, polvilhe o queijo cottage e leve ao forno para gratinar. Após 10 minutos, retire do forno, salpique com as nozes e sirva. Para dar o toque final, acrescente salsinha e cebolinha.

Sardinha na Pressão
- 10 filés de sardinha limpos,
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- 2 tomates grandes cortados em rodelas
- 1 pimentão verde cortado em rodelas
-  2 dentes de alho amassados
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 colher sopa de azeite extravirgem
- suco de 1 limão
 - pimenta vermelha  e sal marinho a gosto.

Tempere as sardinhas com o suco de limão, o alho e a pimenta. Misture em uma tigela, as cebolas, os tomates, o pimentão e a salsinha. Separe em duas partes iguais e reserve. Arrume em uma panela de pressão, uma das partes da mistura, a sardinha, a outra metade da mistura e por fim, regue com o azeite. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo para o mínimo e marque 10 minutos. Desligue o fogo, espere sair a pressão, abra a panela, leve a uma travessa.