quinta-feira, 7 de julho de 2011

RESVERATROL, VINHO E SAÚDE



Vinho é sempre uma boa pedida, ideal para celebrar bons momentos, para jantares românticos e para esquentar o friozinho. Além de ser uma bebida deliciosa, nem todo mundo sabe dos benefícios que ele pode trazer a nossa saúde.

Seu consumo MODERADO pode prevenir diversas doenças, e não pense que é de hoje que ele vem sendo usado na medicina.

Os primeiros praticantes da arte da cura, na maioria das vezes curandeiros ou religiosos, já empregavam o vinho como remédio, na antiguidade.

Hipócrates “o pai da medicina”, recomendava o vinho como desinfetante, medicamento, um veículo para outras drogas e parte de uma dieta saudável. Para ele, cada tipo de vinho teria uma diferente função medicinal.

Até o século XVIII, muitos consideravam mais seguro beber vinho do que água, pois esta era freqüentemente contaminada.

Porém, foi a partir do século XIX que a visão do vinho como medicamento começou a mudar. Com a definição do alcoolismo e os seus malefícios a saúde, foram feitas várias campanhas públicas contra o abuso do álcool. Concomitantemente, surgiram várias pesquisas demonstrando os benefícios desta deliciosa bebida, e estes não param...

RESVERATROL  encontrado no vinho, 
é o produto natural produzido pelas plantas e que faz parte de um sistema de defesa contra as agregações externas sofridas por elas, “fatores estressantes ambientais, ozônio, fungos entre outros, quanto mais fatores estressantes mais resveratrol e antioxidantes te proporcionará”. Ele é considerado também fonte de JUVENTUDE e do prazer.

Mas não é só no vinho que encontramos essa substância, saiba que existe mais de 70 plantas catalogadas que a contêm algumas delas:
·         Uvas (cascas – sementes),
·         Vinho,
·         Blueberries,
·         Açaí,
·         Amendoins - cacau
·         Suco de uva,
·         Cranberries etc.

Dentre os vinhos concluímos então que o melhor é vinho tinto, que possui cerca de 20-50 vezes mais resveratrol do que o vinho branco, devido à inclusão das cascas das uvas na produção, onde são encontrados os polifenóis e outras substâncias que tornam o vinho um importante antioxidante e anti-inflamatório, tornado está requintada e saborosa bebida num poderoso alimento funcional.

CURIOSIDADE: Dentre as uvas, a uva natural dos Estados Unidos chamada  muscadine (Vitis rotundifolia Scupperno) que tem coloração bronze/roxa negra é a que mais contém resveratrol quando falamos de uva.

Quantidade de resveratrol POR LITRO
Suco de uva 50 a 100 (mcg/l) de resveratrol
Vinho “ como um todo que foi fermentado” contém 1.5 a 3 (mg/l)
Vinho Branco no máximo  0.05 a 1.80 (mg/l)
Vinho espanhol vermelho 1.98 a 7,13 (mg/l)
Vinho com a uva muscadine 14.1 a 40mg (mg/l) de resveratrol.

Benefícios do RESVERATROL:
1.     Atividade antitumoral;
2.     Quimioprevenção;
3.     Inibe ativação do NF-kB;
4.     Induz apoptose;
5.     Induz células leucemia mielóide;
6.     Previne câncer de próstata, gástrico e tireóide;
7.     Reduz adesão plaquetária dos monócitos (resposta anti-inflamatória);
8.     Previne a oxidação LDL;
9.     Cardio proteção;
10.  Protege da injúria da radiação UV;
11.  Protege isquemia cerebral (neuroproteção);
12.  Proteção do DNA pulmonar e apoptose;
13.  Inibe crescimento H.Pylori;
14.  Evita reinfecções Herpes simples;
15.  Promove saúde cardiovascular (na atividade plaquetária, relaxamento vascular, proteção á oxidação do LDL)
16.  Reduz insulina
17.  Reduz glicose
18.  Reduz glicação
19.  Aumenta vitamina C e vitamina E
20.  Melhora função hepática
21.  Ajuda no combate a obesidade e diabetes.
22.  Anti-aginging – antioxidante;

No caso de falta de apetite, uma taça de vinho é um aperitivo natural para aumentar a salivação e a atividade estomacal.

Para os IDOSOS, o vinho tomado ao deitar torna o sono mais repousante e reduz a quantidade de tranqüilizantes e pílulas para dormir.

“Alguns” CULTURISTAS também utilizavam por ser um poderoso VASODILATADOR devido à presença de etanol que estimula a produção de óxido nítrico. Estes ingeriam um cálice de vinho tinto logo antes de subir ao palco”.

Aos que querem emagrecer. Um estudo recente feito com o primata chamado Mouse Lemur” da Ilha de Madagascar, mostrou que o resveratrol aumenta o metabolismo basal em 29% e diminui o aporte energético em 13%. “ Resveratrol aumenta o metabolismo, promove perda de peso em primatas” “ Eita notícia boa”!

Mas quanto eu devo tomar?
Estudo de (Napoli 2005) mostra que 1 taça de vinho 360ml de 2 vezes por semana melhora a sensibilidade da insulina em 43%, outros autores recomendam 1 taça de vinho ao dia para as mulheres e homens, já seria o suficiente para obtermos todos os benefícios citados acima.

Se você NÃO tem o hábito de ingerir bebida alcoólica, não precisa iniciar essa prática para obter os benefícios do resveratrol. Existem outras formas de atingirmos todos os benefícios desse produto. Consulte um médico ou nutricionista para te ajudar.

CUIDADO: Deve-se ressaltar que nem todos podem se beneficiar dessas vantagens, como mulheres grávidas e pessoas com certas doenças como hipertensão, diabetes e alcoolismo. Convém sempre consultar um médico ou nutricionista antes de adotar este hábito.

LEMBRE-SE: sempre que o CONSUMO EM EXCESSO de bebidas alcoólicas pode trazer SÉRIOS RISCOS Á SAÚDE como, dependência, aumento dos triglicerídeos, hipoglicemias e cirrose hepática. Portanto, RESTRINJA O CONSUMO AO QUE FOI INDICADO.

OBSERVAÇÃO: A diferença entre a droga e o remédio está na dose ingerida!!!